O Planeta TV

Pra que mudar de novela? Pra que?

Como se sentem as pessoas diante do fim de uma novela e começo de outra.

Por: Emerson Ghaspar - Contato: [email protected]

"Eu prefiro ser, essa metamorfose ambulante. Do que ter aquela velha opinião, formada sobre tudo..."  É Raul, você estava errado. Não, não adianta contestar, você estava errado, assuma!

Desde a última coluna, não se fala em outra coisa. Com o fim de Amor á Vida e o inicio de Em Família, o beijo gay e a crítica a última novela de Manoel Carlos para o horário nobre, tem tomado conta da timelime. Começamos pela finada novela de Walcyr Carrasco, que foi o responsável por várias novelas das 6, 7 e até das 11 da Globo.

Em nenhum momento questiono o talento do autor, que é um dos melhores, mas sim sua novela. Qual era o “amor á vida” da novela? De todos os personagens, que pareciam ser complexos, mas que eram na realidade superficiais, vale como destaque os personagens de Mateus Solano e Antônio Fagundes, que debateram ,através de seus personagens, o único tema realmente relevante e aprofundado da novela: o preconceito contra homossexuais, principalmente quando se parte da própria família, que  deveria ser o apoio, o alicerce.

Suas últimas cenas, exibidas por volta das 23h deram o que falar. O tão esperado beijo entre Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) não chocou como o esperado e ninguém virou gay, como alguns representantes religiosos previam. O primeiro beijo gay, mesmo que sendo um selinho demorado, não causou estranheza. Será que a mentalidade das pessoas está mudando? A resposta mais simples e concreta viria com a última cena da novela, onde César e Félix fazem as pazes na praia, levando muito ao choro.

Mesmo assim, a novela me fez refletir e questionar sobre alguns personagens. Se alguém puder me responder nos comentários fico grato.

Na segunda seguinte fui surpreendido pelo inicio de Em Família, nova novela das 9. Vamos assistir e dar uma possibilidade para conhecer a história? Não! Estamos de luto. Sim, de luto. Vi vários comentários em redes sociais de pessoas que criticavam Amor á Vida, mas estavam de luto pelo fim da novela. Independente de a novela ter sido sucesso, fracasso, ou dos temas que debateu, Amor á Vida foi uma novela que mexeu com os sentimentos dos brasileiros, mas ficou no passado e agora é hora de acompanhar Em Família.

Desde o fim de Avenida Brasil, o comportamento do telespectador brasileiro se torna cada vez mais limitado em relação a novas novelas, foi assim com Salve Jorge, Amor á Vida e agora com Em Família, que deixaram órfãos alguns grupos, que insistem em não assistir uma nova trama. É um claro exemplo de que o brasileiro se torna cada vez mais fã de novela.

Com uma linguagem diferente de Amor á Vida, a atual novela das nove já mostrou a que veio. Que vai falar de problemas familiares, intimistas, como o autor sabe fazer tão bem. A primeira fase, que durou um capítulo e que poderia ser interpretada pelo elenco da segunda, mostrou bem a personalidade de cada personagem e apesar de alguns dizerem ser desnecessária, provou que há espaço para todo tipo de público. Já há aqueles que amam a novela e aqueles que a odeiem, como toda boa novela.

O que o público não pode esquecer é de dar uma oportunidade a novos trabalhos, de não ficar tão refém de trabalhos anteriores e esquecer-se de ver o que há de atual, sem o olhar de comparação, já menosprezando o que se vê. Alguém duvida que haverá órfãos de Em Família, ao termino da novela? Eu não. Esse período de orfandade existe, mas passa, cedo ou tarde. Cabe a nós descobrir as alegrias e tristezas de uma história nova o quanto antes.



Publicidade

Comentários (17) Postar Comentário

João Vítor Benísio Tonani comentou:

Tem muitas novelas que não deixam o público órfão, ou pelo menos a maioria, como por exemplo ''Salve Jorge'', que ninguém a suportava!

JJ comentou:

Eu comecei a ver Amor a Vida por Paola Oliveira e porque eu gostei de como tudo começou. O problema da novela foi o seu autor, que não sabia como escrever uma novela de qualidade as 9. Eu a vi, mas honestamente os diálogos, as voltas da história, que começou com foco na perda de filha de Paloma e terminam com a redenção impossível de um vilão cruel e impiedoso e sua relação com o pai, eu não gostei. Seus personagens mudou abruptamente e sem razão, Ninho, Eron, entre outros, as cenas se tornaram repetitivas e outras sem sentido, e muitos personagens não seguiram sua própria lógica, uma lógica criada pelo ator, por isso não foi um grande sucesso. Você mencionou a profundidade de Felix, e não outras situações ou personagens, bem, isso cabe ao autor também, que desenvolveu certos personagens e deixou outros clichês os como protagonistas.

JJ comentou:

Mas quando eu enganchou no início de uma novela e eu gosto da mocinha, eu vejo até o fim.
Certo Carrasco enganado nós, fez-nos acreditar, também para a maioria de seus atores, que a novela e os personagens seria uma coisa e acabou fazendo outro. Mas você queria saber que aconteceria com Paloma, e espera-se um terrível castigo para o vilão, que não aconteceu.
Agora a razão porque alguns comparam e não gostam de Em Família, é porque não há nada de original na mesma e é comum demais¡¡¡

JJ comentou:

Certo Carrasco enganado nós, fez-nos acreditar, também a seus atores, que a novela e os personagens seria uma coisa e acabou fazendo outra.
Mas a gente queria saber que aconteceria com Paloma, e espera-se um terrível castigo para o vilão, que não aconteceu.
A razão porque alguns comparar e não gostam de Em Família é porque não tem nada de original na mesma e é comum demais¡¡¡¡ e isso não é culpa do Amor à Vida.

JJ comentou:

No meu primeiro comentário, eu perdi o 'u', quero dizer que autor e não ator, é o AUTOR que cria seus personagens e dá-lhes a sua própria lógica, e Carrasco foi contra a lógica que ele lhes deu, sem nenhum argumento válido.

Yan comentou:

Creio que "Amor a vida" entrou em uma fase confusa por causa da Globo que decidiu estender a trama porque a sucessora não estava pronta ainda. Fazendo com que o autor buscasse e se enrolasse totalmente

Diego comentou:

saudade mesmo eu sinto é de senhora do destino,o clone,isso sim foram novelas,eu queria tanto assistir hj uma novela como senhora do destino,uma novela excepicional,inacreditavel e atraente,queria tanto ver de novo uma noticia q a novela das 9 esta marcado os mais altos indices de audiencia da tv,tipo senhora q marcava todos os dias mais de 50 pontos,seria legal q falso brilhante de aguinaldo fosse tipo senhora do destino,mas quando uma coisa é boa,nunca tera outra melhor ou parecida,maneco mesmo nao escreve novelas como laços,paginas,gloria nao escreve mais como o clone,america,esses autores hj ja estao desgastados,de tanta novela q ja fez eles nao tem mais ideia do q fazer,e isso é uma pena,fico triste de ter sido criança na epoca em q as novelas faziam o brasil parar pra assistir,hj q eu importo pra novelas elas nao sao la essas coisas,só cheias de charme e cordel e um pouquinho avenida q me fez sentir como se estivesse na frente da tv há 10,15 anos atras!!!

Diego comentou:

eu lembro q antigamente eu ouvi tanto as pessoas falando "nossa,vc viu a novela ontem","hj a novela vai ta imperdivel",as pessoas tudo comentando sobre as novelas,senhora do destino mesmo,no dia do cap q a maria do carmo se encontrou pela primeira vez a nazare e no dia do cap q ela deu uma surra na nazá,foram os dois dias q eu mais ouvi as pessoas comentando q nao ia perder,q hj ia ser bom a novela,tantas outras novelas q eu ouvia as pessoas comentar como o clone,america,paginas da vida,já hj eu nao vejo muito as pessoas comentar,só na ultima semana de amor a vida q eu ouvi as pessoas só falando nela,saudades daquele tempo em q todos se curvavam para assistir uma novela das 8!!!

Diego comentou:

e alem disso,pra uma novela ser extraordinaria,alem da historia imecavel,tem q ter um elenco como suzana vieira,renata sorrah,lima duarte,regina duarte,antonio fagundes,natalia thimberg,vera fisher,tarcisio meira,franciso cuoco entre outros do mais alto nivel,mas hj a globo só pensa nos ninfetos néh,e olha q eu só tenho 19,ja vi muita gente nova reclamar q nas novelas só tem gente mais velha,mas para um horario como o das 9,tem q ter atores mais velhos,pois eles sem duvida sao os melhores em cenas!!!

Juberto Moreira comentou:

Manoel Carlos e João Emanuel Carneiro são os melhores autores da Globo

Veja também

Publicidade