O Planeta TV

Os gringos vêm aí. E a TV vai fazer feio...

Qual a imagem do Brasil que a nossa televisão vai passar para os estrangeiros?

Por: Victor Rezende - Email: [email protected]

Sim, vai ter Copa. Mas não, não estamos preparados para esse evento. Digo isso em todos os sentidos: os estádios não estão inteiramente prontos e podem apresentar problemas – se não forem estruturais, serão logísticos –; em relação à infraestrutura, nem se fala... Se o transporte público tem qualidade próxima do zero comportando apenas os brasileiros, que dirá com os “gringos” aqui... Mas vamos falar do que interessa: a TV.

A nossa televisão vai fazer bonito? Muito pouco provável. De estrangeiros, a maioria será de americanos. E, olhe só, nossos telejornais são inspirações norte-americanas, principalmente o jornal “quadrado” e engessado. Além disso, vários de nossos programas têm inspirações claras no exterior e muitos são formatos comprados do exterior. A nova grade da Record, por exemplo, comprou diversos formatos a fim de tentar emplacar alguma coisa, como o Programa da Sabrina ou de fazer a audiência de Rodrigo Faro ressuscitar de alguma maneira.

Globo e Band, claro, farão uma cobertura intensiva da Copa, mas o que os outros canais estarão transmitindo? Se a TV é, de fato, o espelho de um país, o Brasil está completamente perdido. Fico imaginando qualquer americano acostumado a um Good Morning America ou a programas como os de Oprah Winfrey e Ellen DeGeneres chegando ao Brasil e se deparando com as bizarrices encontradas nas emissoras brasileiras.

Shows de reprises mexicanas; homens gritando em pé e mostrando cenas grotescas e bizarras na TV sem nenhum bom senso; produtos internacionais sendo exibidos em pleno horário nobre; futilidades e inutilidades que apelam, a toda hora, para a exposição do corpo humano e para a violência. Essas são características que definem a TV brasileira com algumas exceções, claro. E o que faremos? Absolutamente nada.

Olharemos, com um sorriso amarelo, para os estrangeiros e continuaremos vendo produtos estrangeiros adentro nos lares brasileiros, via TV paga e internet, devido à falta de qualidade que se espalha pelos produtos televisivos brasileiros. Chega a ser engraçado o fato de rir de um programa como o Tá no Ar: a TV na TV, mas, ao mesmo tempo, bate tristeza: um programa, muito bem produzido e roteirizado, pega características ruins da TV brasileira e faz críticas com elas. Muitos entendem, mas poucos compreendem.

PS: Sim. O Brasil produz, obviamente, muitos produtos de qualidade na TV, contudo passam quase despercebidos do grande público, que prefere se afugentar para outras produções apenas por estarem acostumados ao seu modo de linguagem. Perde-se a ousadia e tudo passa a ser mecânico.


Publicidade

Comentários (6) Postar Comentário

Diego comentou:

de manha tem a ana com o mais voce,tem o programa da fatima,os dois sao bons,as novelas,bem,quando passar,eu tou falando quando pq sabe deus quantos dias é q vai ter de meu pedacinho de chao e geraçao brasil,q infelizmente serao picotadas,elas duas sao otimas,agora se assistirem em familia,as 22h vao pe acabar dormindo,alem de ser parecido com as historias de nicholas sparks,vai dar mais sono ainda pq vai ser tarde d+,vou ficar com vergonha se eles ligarem no sbt e na recopia,pois vao achar uma bestajada sem tamanho esses dois canais,o sbt vao pensar q estao no mexico,os gringos tbem acho nen vao querer ligar a tv!!!

Dani Fonseca comentou:

Concordo plenamente, a TV brasileira vai deixar muito a desejar, o que é uma constatação e não é nada de agora, já vem de um longo tempo de hibernação, onde a criatividade fica longe.
Sei que não tem muito a ver, mas gostaria de parabenizar a coluna, que se tornou referencia obrigatória para quem quer saber um pouco mais sobre televisão, só fico chateada que Emerson Ghaspar não assine mais a coluna de criticas, ficava na expectativa para ler seus textos quinzenalmente. Abraços.

Rodrigo Ezequiel Bueno comentou:

Acho que todo canal ou quase todos tem algo que podemos classificar como programa bom, não vou puxar o saco de uma tv ou de outra, mas acredito que band,sbt,record e globo tem programas bons e programas péssimos, basta a nós classificar a qualidade de programas que queremos assistir.

Josimar Ramiro comentou:

concordo com você , a inda se salva a globo.

Josimar Ramiro comentou:

vai ver ,teste fidelidade e domingo com Geraldo e rodrigo fora.

Mateus comentou:

Eles vão gostar, por que toda a televisão brasileira é copia da tv americana, mas talvez eles querem ver algo genuinamente brasileiro.

Publicidade

Veja também

Publicidade