O Planeta TV

O que está rolando na Malhação? Nada!

Malhação tenta se reinventar, mas sem sucesso devido as suas tramas batidas.

Por: Emerson Ghaspar - Contato: [email protected]

Ih gente tudo que assistimos está acabando. A Copa acabou, Em Família ta acabando (ufa), Meu Pedacinho de Chão também, Malhação (epa, essa já acabou e começou de novo) e a TV brasileira continua na mesma. Agora é a hora das emissoras começarem a se estapear por alguns pontinhos de audiência e a baixaria começar.

Antes de qualquer coisa quero fazer algo que não costumo fazer em posts, explicar. Sobre o último artigo sobre o beijo gay não foi uma apologia, muito menos um preconceito velado, foi uma crítica ao artifício “beijo gay” para levantar a audiência de novelas que não estão indo bem no ibope. Somente isso. Continuando...

Durante o tempo em que o Mundial esteve no ar o assunto foi somente esse e nada me surpreenderia mais se fosse outro. Isso é televisão, a Copa das Copas com direito a humilhação história da seleção brasileira, mas tudo bem vamos focar naquilo que acreditamos fazer de melhor: novelas.

Na segunda dia 14 estreou Malhação Sonhos, vocês assistiram? Considerando os 16 pontos no ibope, acredito que não. Gente, o que está acontecendo com os jovens que assistiam a essa novelinha teen? Estão no Facebook? Instagram? Whats App (vulgo zap zap)? Onde?

A atual temporada, que é a 22°, segue mais uma velha vez a antiga cartilha do passado. Duas irmãs diferentes que disputam a atenção de um rapaz, que com certeza tem que ser atleta e bonito. Quantas vezes vocês já viram isso? Se eu contar até 3 vocês já terão me inumerado umas cinco temporadas em que esse mesmo triângulo amoroso se formou (incluindo a última temporada da novelinha). Mais velho que isso só a mocinha pobre que se apaixona pelo cara rico, que tem uma namorada patricinha que vai infernizar a relação. Maria do Bairro fez escola, mas hoje se encontra desatualizado.

Se você se perguntar a qualquer jovem qual série ou novela que ele assiste, com certeza ouvirá como resposta Gossip Girl,  Glee, Pretty Little Liars, Teen Wolf, entre outras que arrebatam corações. Por isso chegamos a seguinte questão: Porque não fazemos algo similar ou algo tão original quanto?

Muitos podem dizer que nem sempre o que se tem como referência funciona por aqui. Então o que funciona por aqui? Os mesmos conflitos de sempre? Parece que é a mesma história de sempre, mas com outros atores.  Nessa temporada temos uma protagonista sonhadora, uma irmã rebelde, um cara bonito que desperta a atenção das duas, um possível antagonista e um pai ciumento. Em quantas temporadas vocês já viu isso? Hein? Isso é ser original ou reciclar histórias batidas?

Malhação Sonhos dificilmente conquistará o publico ao qual está destinado. Duvida? Nem Janete Clair provocando um terremoto teria tanta chance. O que falta para conquistar o jovem de novo? Vamos a algumas instruções:

Não os trate como idiotas. Se você acredita que virgindade, sexualidade e drogas são temas tabus e pertinentes da idade você está por fora. Tem jovens de 12 anos que já fizeram coisas que deixariam um adulto de 90 anos corado de vergonha.

Os retrate com verdade. Com espinhas, fumando, usando aparelhos ortodônticos e sendo autênticos. Porque os jovens da Malhação usam tênis dentro de casa? Quem usa calçado em casa? Cadê o velho chinelão? Quanto mais diálogos reais, mais chances deles serem populares e chamarem a atenção do público. Ninguém chama o pai de “papai” ou outras derivações do gênero.

Eles vivem as coisas mais intensamente, portanto não retrate seus sentimentos como algo típico da idade. Jovens gostam de sentir que são valorizados e muito bem retratados. Então os coloque para trabalhar, estudar, namorar e não ficar o dia inteiro vendo TV. Jovem não vê TV, entra na internet, baixa filme, entra em site pornô (pelo menos os meninos). Isso sim é ser jovem.

Crie desafios interessantes. Nenhum jovem vai deixar de lutar pelo rapaz que ama só porque ele gosta de outra. Elas vão a luta. Abrir mão do amor em nome de outro está fora de cogitação. Elas chegam batendo e rodando a outra pelos cabelos. Duvida? Veja alguns vídeos no Youtube.

Converse com eles, veja como eles se veem e os retrate. Essa forma é infalível e a mais viável.

Malhação sofre do mesmo problema de alguns programas, a falta de criatividade para se reinventar. Video Show  é um exemplo claro disso. Acredito que a trama teen da Globo poderia ter vida longa, o público jovem precisa de uma trama feita para ele, desde que se descubra o que ele quer. O politicamente correto tem matado as tramas voltados para jovens, quando isso acontece a audiência despenca e o público vai ver o mundo real sanguinolento do Cidade Alerta.

E ai, Malhação tem solução ou é melhor desistir? Curtiu? Comenta ai em baixo.

Abraços e até a próxima.


Deixe o seu comentário