O Planeta TV

O que acontece com a Rede Record?

A emissora é uma incógnita no atual cenário da TV aberta brasileira.

Por: Victor Rezende - Email: [email protected]

Sendo destaque de diversas notícias relacionadas a televisão, a Record é uma incógnita no atual cenário da TV aberta brasileira. Disposta, antes, a brigar de igual para igual com a TV Globo pela liderança de audiência no Ibope, a emissora decaiu – tanto em qualidade quanto em audiência – chegando a perder a vice-liderança, antes consolidada, para o SBT – emissora a qual não considerava como rival.

Por que houve tal queda? É uma pergunta difícil de ser respondida, mas pode-se pensar que a Record fez diversas contratações de peso para tentar se equiparar à Globo e acabou caindo numa crise generalizada em todos os setores – crise esta que foi agravada com o atual panorama econômico vivido no Brasil.

Na segunda metade dos anos 2000, a emissora, sob o comando de Edir Macedo e da Igreja Universal do Reino de Deus, fez apenas contratações visando, primeiramente, a audiência. Sua real intenção nunca fora a atenção do mercado publicitário haja vista os grandes descontos fornecidos pela emissora.

Quando a Record atacava a Globo ou, até mesmo, o Ibope no “Domingo Espetacular” e nos outros jornalísticos da casa, sua real intenção era mostrar o seu crescimento em audiência comparado à “queda” sofrida pela Globo, a quem considerava como a principal rival e inimiga. Tempos passados.

Agora a emissora luta para tentar se organizar – uma missão difícil de ser efetuada com plena eficiência. A grade está uma bagunça e há uma plena dedicação, quase exclusiva, ao jornalismo hiperssensacionalista. A dramaturgia, setor que a emissora pretendia que fosse seu carro-chefe, foi jogada de lado e hoje vive às traças com “Dona Xepa” e sua audiência pífia.

A saída de Gugu Liberato dos domingos foi a gota d’água. A instabilidade é algo que assola toda a estrutura da Record no País. As demissões em massa apenas justificam a crise pela qual a Record vem passando. E o público se afasta.

É parar e refletir: qual a identidade da Record? Sabe-se quando algo é da Globo ou do SBT porque essas emissoras conseguiram criar e disseminar um padrão, uma identidade que se espalha por quase toda a sua grade, mas qual é o padrão da Record? Não há uma identificação. Talvez a emissora precise se organizar e decidir sua identidade, o seu interior, para, só a partir daí, procurar por uma audiência fixa e um público realmente fiel.


Publicidade

Comentários (18) Postar Comentário

Mario comentou:

Ela poderia ou tentou ser a emissora dos reality show, haja vista os belos programas: Fazenda,
Aprendiz, Troca de Família, Idolos, Idolos Kids.

E dramaturgia tem lugar em qualquer emissora.
Aliás, o Brasil carece de mais um centro de dramaturgia, que está se perdendo com o fim
do centro dramaturgico da Record.


Ciane respondeu:

Essa record e um lixo eles mentem tudo sujo



Ciane respondeu:

Como pode roubar nu reallyt pqp


caio comentou:

ninguém não tá nem aí pra record,o povo pouco se importa com esse canal.Se desparecer a maioria nem vai notar;a não ser os fiéis da IURD

Alan comentou:

Gosto dessa emissora,principalmente do jornalismo. Programas como Troca de Família e O Aprendiz deveriam voltar a sua grade de programas.

FRANCISCO GEORGE DANTAS DE ARAÚJO comentou:

JÁ ESTAVA ESCRITO QUE A RECORD NÃO EMPLACAR!!!!ALÉM DE NÃO TER UMA IDENTIDADE PRÓPRIA .ELA SÓ FAZIA ATACAR A GLOBO,EM VEZ DE SE PREOCUPAR COM SUA PROGLAMAÇÂO .SOU MUITO MAIS GLOBO E SBT

BISPO MACEDO comentou:

Depois que a Globo colocou um investigador para descobrir como a RECORD lavava o dinheiro através de empréstimos de empresas fantasmas a UNIVERSAL começou a desabar.

MestreDaTV comentou:

É o seguinte:
Televisão não é circo para colocar aberrações, a Rede Record se diz ser "do jeito que o povo gosta", mais não gosto de mutantes, o incrível "Programa da Tarde" (acho que se você tem um problema com uma empresa, ligue para o Procon ou procure um advogado, mais não procure o Russomano), ver gente se cuspindo, galo e anão para aumentar a audiência de um programa jornalístico, uma pessoa que dança ridiculamente quando duas pessoas se beijam, enfim, mais quando não tem mais o que inventar jogam no ar o pássaro de cabeleira vermelha, Todo Mundo Odeia o Chris e outras "incríveis" produções. A única coisa boa na Rede dos Bispos é a profissional postura de Cris Flores no "Hoje em Dia", procuremos ver o que é melhor, Os Bispos ou Os Marinhos


Joel respondeu:

Não é mais, é mas.


kurtt comentou:

na tv globo os bruxos e macumbeiros marinhos sacrificam animais em rituais demoniacos no sbt o diabo e feio na record e sossego e programas de primeira estou satisfeito a record ta melhor que as outras


Mah respondeu:

Quem se importa com sua satisfação?


marcos Domingos comentou:

A rede record tem q criar suas próprias programações ela viver copiando a rede globo e sbt pra mim emissora igual a globo não existe

luiz comentou:

estratégia. o crescimento começou chamar à atenção e encomodar.Acharam melhor regredir e continuar estorquindo os fiéis sem serem mais notados.

Rita Machine comentou:

É muuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiito apresentador pro programa da tarde... afffffffffffff que chatice, essa ticiane nada sabe de nada inocenteeeeeeeeeeee... kkkk, aquela fabiola ao meio dia... Jesus nunca vi nada tão sem graça... affffffffffffffffff.. vamos rever isso ai faz favorrrrrrrrrr...

Publicidade

Veja também

Publicidade