O Planeta TV

E quando só se fala de Copa?

A audiência da TV está focada no mundial e o mundo televisivo parou.

Por: Emerson Ghaspar - Contato: [email protected]

Eh, os dias de emoção chegaram. Não, não estou falando do episódio final da 4° temporada de  Games of Thrones, mas sim da Copa do Mundo. A TV brasileira está focada no mundial e como era de se esperar a audiência corresponde. Claro, não foi à toa que os brasileiros enfeitaram as ruas com sacolinhas recortadas em filetes e desenharam a bandeira do Brasil em tudo quanto é canto. A frase “Rumo ao Hexa” tá na boca da galera, apesar da maioria nem saber o significado de hexa. Mas a questão não é essa, simplesmente a programação televisiva está focada na Copa e o resto do mundo que se dane.

Você que tem assistido as seleções golearem seus adversários, souberam alguma notícia referente ao publicitário que matou o zelador em São Paulo? Souberam que o Brasil conquistou cinco medalhas na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica? Não, ninguém noticia nada. Nem mesmo os telejornais popularescos que adoram um sangue exposto na tela, estão dando ênfase aos problemas atuais. Se algum crime brutal acontecer, com certeza não teria grande importância como um gol do Neymar ou a bunda do Hulk.

Não, não estou dizendo aos aficionados por futebol que nos esqueçamos da Copa, da seleção, mas estou evidenciando a falta de empenho de se manter uma programação coerente. Alguém tem acompanhado Em Família? A novela que não andava, parece que agora resolveu parar de vez. Nada tem acontecido. E aqueles que curtem a novela, afinal a novela dá 29 pontos no ibope. Ficam a ver navios?

Nada é divulgado, as cenas são feitas sem o menor preparo. Parece que as coisas estão sendo feitas somente por fazer. Afinal, para que fazer? Ninguém está vendo mesmo. E a culpa é nossa.

Emissoras que não tem o direito de exibição do Mundial, nem se esforçam em apresentar algo interessante ou comentam a partida quase que em tempo real. Sei gente, sei que é a seleção, mas e quando a copa acabar? Será que teremos interesse no que estávamos acompanhando anteriormente? Sinceramente não sei.

Acredito que um planejamento sobre o que fazer com os programas já existentes na grade manteria a qualidade e audiência. Nos inícios dos anos 70, Irmãos Coragem deu mais audiência do que o final do mundial. Evidente que era outra geração, mas  se tivessem o mesmo empenho, não seria uma forma de reagir a pouca audiência. E quando as a copa se for? A opção é voltar à estaca zero? Garimpar os pontos de audiência que poderiam ser mantidos.

Não se preocupem, no fim de julho voltaremos com a nossa programação normal, agora se a audiência será a mesma ai não garanto. Talvez seja esse motivo de começar tudo zero, novela das 8 nova, Malhação nova, novela das 6 nova e rezar para que Geração Brasil cative o público. Caso contrário as eleições serão mais importantes e o ano se findará, sem grandes novidades, somente com futebol e horário político. 2014, o ano em que nada de bom passou na TV.



Publicidade

Comentários (3) Postar Comentário

Alex comentou:

A nova programação de novelas que vem aí é a grande chance da Globo se reerguer! Não podemos descartar tramas que estão por vir. Teremos vários produtos de qualidade a partir de Julho. Quem sabe, com todas essas estreias, a audiência dê o ar da graça. Amém!

Alex comentou:

Essa é a chance da Globo se reerguer na audiência! Teremos, a partir de Julho, ótimas novelas. Resta saber se o resultado será positivo.

Layon Maciel da Silva comentou:

O ano de 2014 acabou em 12 de junho de 2014 e 2015 começará em 23 de fevereiro. Até lá teremos: eleições, natal, férias, carnaval e ressaca.

Veja também

Publicidade