Um análise do departamento jornalístico da emissora de Silvio Santos.
Por: Lucas de Souza - Contato: [email protected]
Embora não seja uma emissora tão reconhecida no ramo, temos que destacar a vontade do SBT de cada vez mais se consolidar na área do jornalismo.
Nos últimos meses, o SBT aumentou a duração do jornal “SBT Manhã”. Não demorou muito para a direção de jornalismo entrar em consenso e decidir ampliar o jornal e tirar a sigla “SP” e transformá-lo numa segunda edição do telejornal, exibido das 06h00 às 07h00. Atualmente, o “SBT Manhã” com a apresentação ao vivo de César Filho, não só apresenta as notícias do estado de São Paulo, mas faz um giro de notícias por todas as regiões do país e agora conta com duas horas de duração, vai até às 09h00 da manhã. São 5 horas diárias de jornalismo pelas manhãs, uma verdadeira revolução para um canal que até dia desses, às 07 da manhã, já estava apresentando desenhos da Warner. Ponto para o SBT
Na última semana, o SBT Rio de Janeiro junto com o SBT de São Paulo produziu uma reportagem exclusiva mostrando a farra dos médicos no interior do Rio de Janeiro. Uma “exclusiva” que deu o que falar, rendeu demissões e repercussão ao jornalismo do SBT e principalmente, ao jornalista que assinou a reportagem, Fábio Diamante. Mais um ponto para a emissora.
Além das mudanças que tornaram o jornalismo da emissora mais objetivo e que pudemos ver atualmente, tiveram as mudanças de cenário do “SBT Manhã”, do “SBT Brasil” e “Jornal do SBT”, que ficaram mais modernos e bonitos.
Todas essas mudanças foram promovidas pelo Marcelo Parada, diretor de jornalismo da emissora e tem feito trabalhado muito bem realizado e com devida competência. O que esperamos é que este setor, tão carente de atenção, não volte a ficar desfalcado por causa dos caprichos de Sílvio Santos e sua trupe de diretores que nas últimas semanas tem promovido mudanças absurdas na grade de programação, substituindo vários programas próprios ( inclusive jornalísticos como o cancelamento do “SBT Repórter” ) para colocar reprises de novelas antigas e séries enlatadas.