O Planeta TV

E quando nem a emissora sabe o que nós queremos?

A difícil tarefa de agradar o telespectador e como as emissoras não fazem nada de diferente.

Por: Emerson Ghaspar - Contato: [email protected]

Hey, tudo bem com vocês? Espero que sim. E ai, vendo muita TV?

Como disse anteriormente, adoro ler os comentários em meus posts e até incentivo que vocês me mandem e-mails com suas criticas, opiniões e sugestões, ou até mesmo para escrever algumas bobagens avulsas.

Recebi um e-mail interessante de Adão Mota, que questionou minha opinião sobre como seria a grade televisiva durante a Copa do Mundo e isso me refletir, que o problema não é a grade de programação durante o evento esportivo, é durante o ano todo.

Essa semana a Rede Record lançou a novela Vitória da talentosa Cristiane Fridman, mas se querem saber minha opinião, acho que a novela não vai pegar. Não estou sendo do contra, nem mesmo pessimista. Mas como querer assistir a uma novela que nem mesmo é divulgada dentro da emissora? Não é uma crítica a trama, seus profissionais, mas como a emissora tem tratado a obra. Depois a emissora grita aos quatro ventos que está a caminho da liderança, quando na verdade está jogando dinheiro fora. Afinal, ninguém divulga, ninguém comenta e muitos rotulam a novela como uma cópia das obras da Rede Globo.

Mas desde quando as novelas da Globo são referências para alguém? Vale aqui ressaltar que quem talvez esteja mais próximo de produzir para um determinado público e tem acertado em cheio é o SBT, que vive de enlatados à tarde, mas que conquista como ninguém os mais jovens ao exibir Chiquititas, sanando a falta de produtos para esse público.

A Globo com sua grade estabelecida e solidificada a anos, durante muitos anos foi exemplo para as concorrentes, mas hoje a banda toca outra música. Seus telejornais não possuem a mesma credibilidade de outrora e o povo quer a amizade dos âncoras tão solidários dos telejornais sensacionalistas do começo da noite. Alcançar os 25 pontos que a própria Globo colocou como meta para as 18h hoje não é uma das tarefas mais fáceis. Pergunta: Qual foi a novela das 6 que obteve grande audiência, te cativou e fez você assistir o próximo capítulo? Olho no relógio, TIC TAC TIC.

O SBT e sua eterna linha popular e já tão batida como as piadas do velho coringa Chaves encontra uma batalha acirrada com a Record de segunda a sexta e aos domingos a batalha parece ser ainda maior que as guerras de Games of Thrones. Vale exibir anões, gigantes, casamentos, partos, tudo na hora do almoço. Com certeza deve ser legal ver algo tão emocionante enquanto come a macarronada junto com a família.

Não é de agora que reclamo, critico e penso em fazer manifestações na frente de emissoras de TV exigindo uma programação razoável. Meus dedos já estão calejados de escrever que as mesmas formulas já não nos convencem e que fazer algo para as massas não nos satisfaz. Novidade e atenção direcionada pode ser a principal alavanca para uma audiência cada vez mais morna e sem sal, assim como os capítulos de Em Família, que já passou da metade e nada aconteceu. Quando algo realmente bom acontecer na novela por favor me acordem.

Até as emissoras decidirem em como cativar o seu público e reinventar seu modo de fazer TV, vamos ver dinheiro sendo gasto em uma novela que as pessoas não vêem, em jornalísticos sanguinolentos, em programas populares que tentam usar a vida alheia para se dar bem no ibope, além daquele gosto eterno de déjà vu. Enquanto tiverem apostando no mesmo arroz e feijão para uma massa que não existe mais, a audiência não corresponderá. Se as emissoras não sabem como direcionar suas produções, por favor nos perguntem. Estamos aqui para isso.

Obrigado por lerem a critica desabafo, aguardo comentários, criticas e até um pedido de amizade no facebook. Comentem, compartilhem.



Publicidade

Comentários (12) Postar Comentário

Juan Edgardo Oliva comentou:

Muy buena tu critica, miró la tele desde el Uruguay, y debo admitir que las novelas actuales son muy malas, no te atraen , no quedas con el quiero más cuando termina. Las de la globo no hay quien mire , solo Geracao Brasil,es un suceso,me encanta,no me pierdo ni un capítulo,lastima que no agrado aún. Su blog es muy bueno, lo tengo marcado como favorito, sigan así!

FdasCarvalho comentou:

É realmente a TV está perdendo todo seu encanto á minha passa mais tempo desligada.
pois ainda não encontrei um programa ou novela que me faça ficar em frente á TV.
Tomara que as emissoras mudem isso e produzam programas mais atrativos ao público.

Ddexter Morgan comentou:

A globo só está na mira do mercado internacional, o do Brasil já foi a muito tempo. Quanto as demais..., só se engalfinham no segundo lugar, uma verdadeira briga de foice. As outras, só valem pelos horários pagos. Concluindo, tv no Brasil só vive da chapa branca, não é comercial. A única comercial mesmo só a globo, mas mesmo assim não descarta uma verba pública, aliás leva uma grande fatia.

Fox Slater comentou:

querem tv de qualidade? vão pra tv a cabo

marcos comentou:

errado, qualidade está na TV CULTURA, a segunda emissora de maior qualidade no PLANETA, atrás somente da BBC de Londres. Mas não é qualidade que atrai o brasileiro. o que é uma pena, pois se fosse a TV CULTURA, seria líder de audiência.

Chileno comentou:

Em Famila Fabulosa, una historia muy bien contada, coherente (no como la bosta de Amor a Vida) con mucha sensibilidad y con excelente interpretaciones sobre todo de Giovanna Antonelli, Reynaldo Gianechinni, Tainá Muller, Julia Lemmertz y Bruna Marquezine haciendo a la odiosa de Luiza!!! Ahora que a la gran masa brasileña popular no le guste es otra cosa, las historias de Maneco siempre fueron con la misma tecla, obviamente sus obras no tendrán los relampagos y la pirotecnia de Avenida Brasil o la vulgar "Amor a Vida". Saludos

Anderson Barros Glow comentou:

Ótimo seu comentário , o sbt é detentora sim do maior sucesso televisivo em
Teledramaturgia pois alcança a sua meta com Chiquititas , a globo parece está aceitando esta derrota, sabe aquele milionário que já tem muito dinheiro e diz : Ah já está ótimo sou milionário mesmo . Me adicione no face : Anderson Barros Glow.

Luciano comentou:

Foi-se o tempo que eu gastava meu tempo em frente a TV. Globo, SBT, Record, Band e RedeTV! eu nem sei mais os nomes das novelas e programas pois não assisto nada deles faz tempo. Eu assisto atualmente as emissoras alternativas: MIX TV, TV Cultura/SP, Canal Futura, TV Escola e algumas séries antigas na Rede Brasil: estou feliz em não ver lixo televisivo nas TVs Abertas Comercias. Qualidade na TV existe sim, basta ter boa vontade prá dar uma chance às emissoras menores.

Léo Sousa comentou:

CONCORDO. As emissoras ficam mirando nas massas e esquece de atingir o principal, que é a qualidade. Ansioso pelas próximas criticas, até que enfim alguem que entende a gente e não fica puxando saco da Globo ou Record

Alisson Cordeiro comentou:

Queria que o sbt vesse esse comentário: 7:00 Carrossel Animado, 9:00 Bom Dia e Cia (com Jackeline Patkovic e os fantoches), 12:45 Um maluco no pedaço, 13:15 Arnold, 13:45 Eu, a patroa e as Crianças, 14:15 Casos de Família, 15:15 Dupla do Barulho, 16:00 Cory na casa branca, 17:00 Sessão Desenho (com os clássicos da warner), 18:15 Chapolin, 18:45 Chaves, 19:15 Sbt Brasil, 20:00 Meu Pecado (ou novela adulta), 20:35 Chiquititas, 21:20 Rebelde (ou Feia mais Bela), 22:00 Programa do Ratinho, 23:00 Linhas de shows e 00:00 The Noite

Veja também

Publicidade