O Planeta TV

"A lei precisa ser atualizada", diz Sérgio Marone sobre direitos autorais para as reexibições de novelas no streaming

O ator está no ar em "Apocalipse" (2017), reprisada à tarde na Record.

por Redação, em 09/07/2024

Sérgio Marone. Foto: Divulgação/Record

Sergio Marone, famoso pelo papel de Ramsés em "Os Dez Mandamentos" (2015) da Record, expressou sua insatisfação com a falta de remuneração proporcional aos direitos autorais para as reexibições de suas obras no streaming da emissora. Marone, que atualmente está no ar como Ricardo Montana na reprise de "Apocalipse" (2017), destacou a importância de uma remuneração justa para os atores.

"Eu e todos os atores merecemos, proporcional ao salário que ganhávamos durante a produção. Justo, não? Dei o meu sangue pelo Ramsés, talento e carisma. Essa é a lei. Só que no streaming da Record, pela lei, eles não precisam pagar nada. Entende? A lei precisa ser atualizada", escreveu o ator.

Marone comparou a situação dos artistas brasileiros com os de produções internacionais, mencionando o exemplo dos atores de "Friends", que continuam a receber royalties pelas reexibições da série. "O pessoal de Friends ganha até hoje! Ficaram milionários com o sucesso estrondoso da série no mundo inteiro, merecido. Já que contribuíram com talento, carisma e dedicação para que a série se tornasse o sucesso que é. Justo, não?", pontuou.

Recentemente, o ator Mateus Solano também demonstrou insatisfação com o Grupo Globo. Ele questionou seus direitos conexos em relação à reprise de "Viver a Vida" no Canal VIVA, que está programada para começar no dia 22 de julho. Na novela escrita por Manoel Carlos, Solano interpretou gêmeos e usou uma publicação do canal no Instagram para reivindicar seus direitos.

O perfil do Canal VIVA compartilhou trechos dos primeiros capítulos da trama com a legenda: "Ansioso para a chegada da Luciana aqui no meu canal". Solano não hesitou em fazer uma cobrança pública à TV Globo, perguntando: "Quanto será que o Canal Viva vai faturar? E nós, os intérpretes?"

O protesto de Solano recebeu apoio de outros colegas da indústria. Tuca Andrada, veterano em produções da TV Globo, comentou: "Boa, Mateus". Sergio Marone também apoiou a reivindicação, opinando sobre o sucesso da novela e a remuneração dos atores na reexibição: "Novelão! Que também fez sucesso por causa dos atores. Quanto será que os atores vão ganhar com essa reexibição? Porque o Viva vai faturar bastante."


Deixe o seu comentário