O Planeta TV

Especial: O quem vem aí na Globo?

Emissora, que cada vez lucra mais, aposta ainda mais em inovação e em novos produtos na TV aberta.

Por: Victor Rezende

Nesta quinta-feira, 3 de abril, a Globo exibe logo após a novela das nove o especial Vem Aí, que tem a função de apresentar ao público da emissora as suas novidades na programação de 2014. Na apresentação do programa neste ano, Marcelo Adnet, Leandro Hassum e Tatá Werneck. A direção é de João Daniel Tinkhomiroff.

A Globo, que se mantém na liderança absoluta em audiência e em faturamento sem ser incomodada por "concorrentes", aposta cada vez mais em produtos que sejam inovadores na TV aberta brasileira. Tendo como lucro líquido mais do que todo o faturamento do ano passado de todos os mercados da Rede Record, a Globo se sagra, ainda, como a maior emissora brasileira, sendo a segunda maior do mundo - perde, apenas, para a americana ABC. Para comemorar os fatos e lucrar ainda mais em relação ao ano passado, o que não será difícil devido a este ser um ano com Eleições e Copa do Mundo, a emissora começa a traçar planos em todos os cenários: esportivo, jornalístico e de entretenimento.

No cenário musical, a Globo também mostra-se hegemônica ao ter convidado, para o Vem Aí, 63 músicos brasileiros de diferentes estilos e gêneros. Alguns dos convidados foram: Ivete Sangalo, Valesca Popozuda, Titãs, Daniel, Michel Teló, Herbert Vianna, Carlinhos Brown, Vanessa da Mata, Gaby Amarantos, Alcione, Simoninha, Gusttavo Lima, Rappin Hood, Fundo de Quintal, Daniela Mercury, Péricles, Munhoz e Mariano, Fernanda Abreu, Arlindo Cruz, Ana Carolina, Victor & Leo, Fábio Jr. e Luan Santana.

Confira, abaixo, as novidades da Globo para cada atração de sua grade de programação.

Vem aí: esporte

Tiago Leifert durante a Central da CopaEm 2014, o grande destaque de toda a programação será um: o esporte, através da Copa do Mundo de futebol, que acontecerá, pela segunda vez na história, no Brasil. Com transmissão oficial da Globo e da Band, na TV aberta, o canal carioca se armou com diversas reportagens especiais em seus programas esportivos e com várias novidades no setor tecnológico. Confira abaixo:

Globo Esporte

Programa apresentado por Tiago Leifert, em São Paulo, e por Alex Escobar, no Rio de Janeiro, o Globo Esporte aposta em uma série de reportagens especiais sobre o evento, além da cobertura completa da Seleção Brasileira e das principais seleções, como Argentina, Espanha, Alemanha e França, além daquelas que enfrentarão o Brasil durante a primeira fase, Croácia, México e Camarões.

A série especial Narradores será exibida no programa. Com reportagens de Leo Bianchi, a história de narradores esportivos de países como Argentina, México e Espanha foi gravada e irá ao ar antes da Copa do Mundo.

Esporte Espetacular

Com apresentação de Glenda Kozlowski e Ivan Moré, o Esporte Espetacular prepara para 2014 muitas entrevistas especiais, o forte do programa, com astros do futebol brasileiro que irão comandar a Seleção durante a Copa, além de personalidades de outros esportes. Eventos como a Superliga de Vôlei, o UFC e os demais campeonatos do futebol brasileiro serão, também, abordados no programa dominical, além de diversos eventos ao vivo.

Planeta Extremo

Após duas temporadas de sucesso sendo exibido dentro do Fantástico, o Planeta Extremo, com reportagens de Clayton Conservani e Carol Barcellos, ganha vida própria em 2014. Estando previsto para o segundo semestre, o programa terá imagens de tirar o fôlego e situações inusitadas na TV, nas quais os repórteres mostrarão paisagens lindas nos lugares mais inóspitos do mundo, enfrentando cachoeiras congeladas, rios de lava, montanhas, ultramaratonas, cânios, expedições a vulcões e mergulho em cavernas.

Fernanda Gentil e Cristiane DiasRumo à Copa

Novo programa esportivo da Globo, o Rumo à Copa tem apresentação de Cristiane Dias e Fernanda Gentil (foto). A atração vai ao ar nas madrugadas de segunda para terça-feira, após o "Jornal da Globo", sendo sempre exibido ao vivo. Com estreia em 7 de abril, a duração do programa é de dois meses e seu objetivo é o de apresentar dados estatísticos e números interessantes e curiosos sobre a história das Copas, sobre as seleções e os jogadores que estarão por aqui em junho.

Eventos pré-Copa

A cobertura da Globo antes da Copa do Mundo será intensiva. Em 7 de maio, quarta-feira, ocorrerá a Convocação da Seleção Brasileira, evento no qual o País conhecerá os 23 jogadores escolhidos pelo técnico Luís Felipe Scolari para representarem o Brasil nos campos. A transmissão ao vivo será ancorada por Galvão Bueno com Walter Casagrande e Junior nos comentários; na reportagem, Tino Marcos, Mauro Naves e Eric Faria. À noite, o técnico da Seleção será recebido na bancada do Jornal Nacional e inaugurará a série Perfis, que trará um raio-x diário de cada jogador convocado por Felipão.

Já na sexta-feira, 9, o Globo Repórter será especial sobre a Copa do Mundo. Com reportagens de Renato Ribeiro, Tino Marcos e Marcos Uchôa a atração mostrará a "intimidade" do técnico Felipão e os anônimos que preparam o palco para os craques mundiais. Os bastidores da história da Seleção Brasileira, que completa cem anos em 2014, também serão mostrados no programa de Sérgio Chapelin.

A cobertura das 32 seleções que virão ao Brasil terá cobertura intensiva do canal, que colocará à disposição do evento as cinco emissoras e 117 afiliadas, mostrando sua força no País. Serão mais de 60 equipes espalhadas pelo País, totalizando 2.500 profissionais. Exclusivamente para acompanhar os passos da Seleção Brasileira, oito equipes trabalharão 24 horas por dia se revezando. São 1.496 profissionais credenciados pela Globo, mais de 18.900 diárias de hotel e mais de 4.000 passagens de avião para a equipe. É nesta cobertura da Copa que a emissora deseja mostrar seu poder e sua influência no Brasil.

A cobertura do Mundial

Para Cléber Machado, narrador principal do futebol de São Paulo e comentarista de esportes do SPTV, o telespectador pode esperar "uma cobertura com muito suor e com muita inspiração da Copa do Mundo", que terá início oficial, na Globo, no dia 1º de junho, durante o Fantástico, num programa especial em que repórteres estarão nos pontos mais extremos do Brasil -- Acre, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Roraima -- numa forma de "abraçar" o País em diferentes formas de torcer pela Seleção. Os telejornais, a partir de então, passarão a ser ancorados do hotel da Seleção ou da cidade na qual os jogos acontecerem.

A partir de 2 de junho, segunda, o Jornal Nacional começa a saga de seguir os jogadores brasileiros com Patrícia Poeta e Galvão Bueno. Durante os 40 dias do Mundial, serão produzidas histórias diárias para os cinco programas de notícias de rede e para os dois esportivos com a missão de unir informação, análise e humor.

Todos os 64 jogos da Copa do Mundo de Futebol serão transmitidos pela Globo, totalizando 56 ao vivo e outros oito em compactos de uma hora, com delay, devido a transmissões simultâneas. No período do Mundial, alguns programas serão cancelados, como capítulos de Malhação e da novela Meu Pedacinho de Chão, enquanto outros serão exibidos somente pela internet, no Gshow.com. Inovações tecnológicas serão o principal trunfo das transmissões. Gráficos, tabelas, análises táticas e jogadores virtuais irão "enfeitar" a tela da Globo durante as partidas.

Casagrande, Escobar, Galvão, Arnaldo e Ronaldo: parte da equipe da Copa de 2014

As novidades também estão presentes no time de comentaristas e de narradores escalados para o evento. Roberto Carlos e Juninho Pernambucano se unem a Caio Ribeiro, Junior, Roger Flores e Walter Casagrande no time de comentaristas; Ronaldo continuará sendo um convidado especial; Alex Escobar passa a integrar o time de narradores ao lado de Galvão Bueno, Cléber Machado, Luís Roberto, Rogério Corrêa e Rembram Jr. Arnaldo Cézar Coelho, Renato Marsiglia e Leonardo Gaciba se unem ao time esportivo para analisar a arbitragem dos jogos. Assim como na outra Copa e na Copa das Confederações, em dias de jogos do Brasil, Tiago Leifert comanda a Central da Copa com Alex Escobar e com convidados especiais, além das análises de Caio Ribeiro.

Outros eventos

Não só de Copa vive a Globo este 2014. Outros esportes como o UFC e o Vôlei terão destaque na programação da emissora durante o ano. Além disso, a Fórmula 1 também continuará sendo exibida, assim como a Stock Car. Eventos ao vivo serão transmitidos nas manhãs de sábado e de domingo (dentro do Esporte Espetacular) e nas madrugadas de segunda a domingo.

No futebol, estão previstas as exibições de partidas de eventos como Campeonato Brasileiro 2014, Liga dos Campeões da Europa, Taça Libertadores da América, Copa do Brasil e Mundial Interclubes.

Confira, abaixo, a tabela de duração dos programas esportivos em uma semana comum. Os horários de exibição e os apresentadores titulares também estão representados.

Vem aí: jornalismo

Globo Rural

Novas vinhetas e cenários serão utilizados pelo Globo Rural, que aposta cada vez mais na tecnologia. O programa, agora, terá um telão touch screen, de 65 polegadas, que terá como função exibir links dos repórteres e cartas e e-mails recebidos pela produção do jornal, além de mostrar cartazes de eventos agropecuários espalhados pelo Brasil, cotações dos produtos agrícolas e previsões meteorológicas, sob o comando de Maria Julia Coutinho. Apresentado por Ana Paula Campos de segunda a sexta e por Helen Martins e Nelson Araújo aos domingos, o programa levará para o estúdio a chuva, que na agropecuária é sinônimo de fertilidade, através de um projeto de computação gráfica inédito.

Bom Dia Brasil

Sob o comando de Chico Pinheiro e Ana Paula Araújo, o Bom Dia Brasil aposta, neste ano, ainda mais em interatividade com as diversas praças regionais. No ano de Copa do Mundo no País, os preparativos nas diversas sedes serão acompanhados de perto na divisão de repórteres no telão, a fim de dar ao telespectador a informação sobre diversas cidades e estados, mesmo tendo um tema em comum. Miriam Leitão, Alexandre Garcia, Luís Ernesto Lacombe, Maria Julia Coutinho, Rodrigo Bocardi e Giuliana Morrone continuam na equipe do programa a fim de passar a informação mais completa na manhã dos brasileiros.

Jornal Hoje

Novos cenários acompanharão o Jornal Hoje neste ano. O telejornal apresentado por Sandra Annenberg e Evaristo Costa terá um novo ambiente que terá a função de fazer com que o telespectador se sinta mais "em casa", acompanhando, portanto, o clima de informalidade do JH.Nesta nova fase, Veruska Donato, apresentadora do quadro Sala de Emprego junta-se aos apresentadores às segundas-feiras para entrevistar especialistas ligados ao mercado de trabalho.

Patrícia Poeta acompanhará a Seleção em 2014Jornal Nacional

O carro-chefe do jornalismo da Globo vem em 2014 com novidades para três importantes movimentos que acontecerão no ano: Copa do Mundo, Eleições 2014 e protestos. Patrícia Poeta e Galvão Bueno irão, a partir de 2 de junho, acompanhar os jogadores da Seleção Brasileira onde ela estiver, longe dos estúdios da Globo. Em relação às eleições, séries de reportagens especiais serão feitas, assim como o retorno do JN no Ar. Entrevistas com os candidatos à Presidência da República serão feitas na bancada do telejornal, no Rio de Janeiro, que deve receber Dilma Rousseff, Eduardo Campos e Aécio Neves, que despontam como os possíveis presidenciáveis. Em relação aos protestos, a emissora aposta que a onda de manifestações de junho de 2013 pode se repetir neste ano, fazendo com que mais equipes do jornalismo global trabalhem durante o período da Copa do Mundo e antes das eleições.

Jornal da Globo

Mudanças no cenário também irão atingir o Jornal da Globo, que permanecerá no ar com a mesma equipe: na apresentação, William Waack e Christiane Pelajo; como comentaristas, Mara Luquet e Carlos Alberto Sardenberg, além das colunas de Nelson Motta, Renato Machado e André Trigueiro. Entrevistas na bancada do JG com os presidenciáveis também serão realizadas no segundo semestre.

Profissão Repórter

Caco Barcellos volta ao ar dia 8 de abril com o seu Profissão Repórter, que ganha o reforço de Guilherme Belarmino, ex-produtor do "Fantástico". Nesta temporada, a principal aposta do programa se dá em torno de matérias investigativas mais complexas, que abordam temas da atualidade.

Globo RepórterGlória Maria em reportagem no Globo Repórter

O programa de Sérgio Chapelin nas noites de sexta-feira também traz novidades. Ainda focando em matérias mais leves de comportamento e de novidade, o programa traz na sexta-feira, 11 de abril, uma reportagem especial com Glória Maria, que visitou Mianmar durante 25 dias. Gloria mostra as belezas naturais do lugar, a diversidade de etnias e as curiosidades da cultura local. O programa também explica como uma nação tão pequena, com 90% da população budista, é conhecida como ‘o país da tolerância religiosa’ pela mistura de todas as crenças.

Outros temas também passarão pelo Globo Repórter. O programa entrará no ritmo da Copa do Mundo e terá programas destinados ao evento, assim como edições que falarão sobre os problemas do País, antes das eleições, como educação e saúde.

Fantástico

Casa nova. Essa é a nova definição do Fantástico neste ano de 2014. A partir de 27 de abril, o programa de Renata Vasconcellos e Tadeu Schmidt passa a ter um visual mais "reality", com a intenção de fazer com que o telespectador se sinta em sua própria casa. Telões de última geração, plantas, um sofá e a exibição das redações em São Paulo e no Rio de Janeiro, além das reuniões de pauta do programa, irão nortear o Fantástico. O cenário que estará integrado à redação carioca terá, assim, uma sala de reuniões, uma sala de estar e um café para receber convidados que participarão ao vivo do programa.

A fim de evitar a queda em audiência, um aplicativo de Segunda Tela permitirá a participação do público através da enquete e de um painel de opiniões sobre o que estão assistindo; há, também, a possibilidade de o telespectador aparecer num dos telões do programa. Novos quadros também serão exibidos. Marcelo Serrado vem ao ar com a nova temporada de A Mulher da Sua Vida, com as participações de Carolina Dieckmann e Ingrid Guimarães e uma nova temporada do Medida Certa começa a ser produzida.

Entrevistas especiais também serão feitas constantemente. Renata e Tadeu farão as principais entrevistas com personalidades da mídia e do noticiário de hard news sempre que for conveniente, assim como Renata Ceribelli fará matérias especiais e entrevistas em Nova York e em outras localidades dos Estados Unidos. O programa também será o responsável por dar o "pontapé inicial" na cobertura da Globo para a Copa do Mundo, em 1º de junho.

Bem Estar

De segunda a sexta-feira, a partir das 10h, os telespectadores voltarão a ter a companhia de Mariana Ferrão ao lado de Fernando Rocha na apresentação do Bem Estar. A jornalista volta em 28 de abril da licença-maternidade e, com o auxílio de Fernando e de médicos especialistas que fazem parte da equipe do programa, irá exemplificar e dar informações ao público sobre saúde.

Eleições 2014

William Bonner entrevista a presidente Dilma em 2010

Com a ida de mais de 140 milhões de brasileiros às urnas em outubro para decidir o futuro do País, a Globo preparou uma cobetura especial para as Eleições 2014. Entrevistas especiais com os candidatos a governador de estado serão feitas nos jornais locais, assim como entrevistas com os presidenciáveis serão realizadas nos jornais de rede. O jornalismo da Globo pretende estar presente em todos os momentos e disponibilizará 885 equipes de reportagem em todo o País.

Os telejornais leverão aos espectadores séries especiais sobre o perfil do eleitor brasileiro, além de pesquisas de intenção de voto antes das eleições. Os debates com os candidatos já foram agendados: os candidatos a governador irão debater suas ideias nos dias 30 de setembro (1º Turno) e 21 de outubro (2º Turno); já os presidenciáveis se enfrentarão nos dias 2 de outubro (1º Turno) e 23 de outubro (2º Turno).

Nos dias das eleições (5 e 26 de outubro), a emissora terá equipes a postos a todo momento em todo o País. Carlos Tramontina abre os trabalhos em São Paulo e Edmílson Ávila, no Rio de Janeiro. Flashes serão trabalhados na programação durante todo o dia de diversas partes do Brasil. No começo da noite, com o fim das votações, a equipe passa a ser comandada por William Bonner e Alexandre Garcia. À noite, o resultado oficial será dado no Fantástico com Heraldo Pereira e Alexandre Garcia. A repercussão dos resultados será realizada em todos os telejornais da emissora, assim como a repercussão internacional, que será dada pela equipe da Globo em Londres e em Nova York nos telejornais de rede.

Vem aí: novelas

Meu Pedacinho de Chão

Cenografia de Meu Pedacinho de ChãoPróxima novela das seis da Globo, que estreia na segunda-feira, 7, Meu Pedacinho de Chão repetirá uma parceria de sucesso: a do autor Benedito Ruy Barbosa com o diretor Luiz Fernando Carvalho. A nova história das seis se passa na vila de Santa Fé, mundo da infância de duas crianças: Serelepe (Tomás Sampaio) e Pituca (Geytsa Garcia), os protagonistas da trama.

Sendo uma trama rural contada a partir do universo dessas duas crianças, a história terá tons de fábula. Com uma cenografia increvelmente inspirada e fixa, sem locações, trabalhada por Carvalho, Meu Pedacinho de Chão faz com que os pequenos detalhes tenham de ser percebidos pelo telespectador. O vilão, coronel Epaminondas (Osmar Prado), por exemplo, será o único que usará roupas pretas. O casting, desta vez, é reduzido e tem pouco mais de vinte atores; já a novela também será reduzida e terá apenas 105 episódios, com algumas pequenas interrupções durante a Copa do Mundo.

No elenco, Osmar Prado, Juliana Paes, Bruna Linzmeyer e Johnny Massaro são os protagonistas. A trama conta, ainda, com Antonio Fagundes, Bruno Fagundes, Rodrigo Lombardi, Cintia Decker, Emiliano Queiroz, Flávio Bauraqui, Irandhir Santos, Dani Ornellas, Paula Barbosa, Inês Peixoto, Teuda Barra, Rodrigo Sater e Ricardo Blat.

Para mais informações sobre Meu Pedacinho de Chão, clique aqui.

Geração Brasil

Cláudia Abreu durante gravações de Geração BrasilCom estreia prevista para 5 de maio, Geração Brasil tem a missão de levantar a audiência do horário e, para isso, aposta na dupla de autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, responsáveis pelo sucesso Cheias de Charme, exibido em 2011. Sob o núcleo de Denise Saraceni, a tecnologia será o combustível da trama das sete que tem um elenco estelar, digno de novela das nove.

O amor, as inovações tecnológicas e as celebridades não ficarão de fora da novela. Apostando em um casting jovem, mas com atores de primeiro porte que darão suporte, Geração Brasil tem características que se assemelham tanto a Cheias de Charme quanto a Sangue Bom, novela antecessora de Além do Horizonte na faixa das sete.

A trama terá locações no Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, e também trará o Nordeste brasileiro às telinhas. Como protagonistas, foram escalados Humberto Carrão, Chandelly Braz, Isabelle Drummond, Claudia Abreu, Taís Araújo, Murilo Benício e Lázaro Ramos. O elenco ainda conta com Renata Sorrah, Ricardo Tozzi, Luís Miranda, Miguel Roncato, Aracy Balabanian, Jonatas Faro, Felipe Abib, Gisele Fróes, Luiz Henrique Nogueira, Titina Medeiros, Joaquim Lopes, Fiuk, Nando Cunha, Luiz Carlos Vasconcelos, Mônica Torres, Leandro Hassum, Marcelo Airoldi, Miele, Ellen Roche, Susana Ribeiro, Débora Lamm, Débora Nascimento, Rodrigo Pandolfo, Thiago de los Reyes, Max Lima, Arlindo Lopes Jr., Samuel Vieira, Bernardo Marinho, Theodoro Cochrane, Julia Rabello, Antonio Fragoso, Julia Konrad, Johnny Hooker, Marília Martins, Laura Prado, Ana Terra, Jessica Ellen, Flávio Pardal, Elisa Pinheiro, Andreia Dantas, Danilo Santos Ferreira, Fagundes Emanuel, Valentina Bandeira, Claudio Mendes, Fábio Nepo, Nando Grimberg, Sergio Maciel, Larissa Murai, Gustavo Henzel, Alexandre Davi, Mitsu Kuzume e David Junior.

Para saber mais sobre Geração Brasil, clique aqui.

O Rebu

Sophie Charlotte e Marco Pigossi, que serão par em O RebuCriada para exibir novelas com a mesma duração que as antigas minisséries, a faixa das onze da noite da Globo traz, neste ano, uma novela ainda mais curta do que as anteriores. Com a autoria de George Moura e o núcleo de José Luiz Villamarim, recém-empossado nessa função, vem aí o remake de O Rebu.

A missão da trama é simples: repetir o sucesso de O Astro (2011) e de Gabriela (2012), ao ser mantida num horário coerente, ao contrário do que aconteceu com Saramandaia (2013), que passou por muitas mudanças ao longo de sua exibição. Moura relatou que irá usar e abusar do que foi visto pelo espectador em O Canto da Sereia e Amores Roubados: boas atuações, suspense e mistérios, além de cenas 'calientes', permitidas para seu horário de exibição.

Uma morte misteriosa acontece durante uma festa elegante, na mansão de uma das mais ricas empresárias do país. Um corpo aparece boiando no meio da piscina. Acidente? Suicídio? Assassinato? Quem morreu? Quem matou? Tudo isso será descoberto em julho. No elenco, Tony Ramos, Patrícia Pillar, Jesuíta Barbosa, Dira Paes, Marcos Palmeira, Cássia Kiss Magro, José de Abreu, Camila Morgado, Daniel de Oliveira, Julio Andrade, Marco Pigossi e Sophie Charlotte.

Para saber mais sobre O Rebu, clique aqui.

Falso Brilhante

Aguinaldo Silva vem aí! Novamente no horário das nove, o autor substituirá Manoel Carlos com uma novela que, segundo ele, será "um novelão clássico". Lília Cabral, uma das atrizes do elenco, disse que Falso Brilhante (título provisório) tem algumas das características que remetem a Senhora do Destino, grande sucesso do autor. Algumas cenas serão gravadas na Chapada Diamantina e a novela terá mais de uma fase. Sua estreia está prevista para 28 de julho.

Sob a direção de Rogério Gomes, o Papinha, o elenco vem forte: Leandra Leal, Lília Cabral, Alexandre Nero, Bruno Gagliasso e Andreia Horta estão nos papéis principais. A trama conta ainda com Caio Blat, Cris Vianna, Viviane Araújo, Letícia Birkheuer, Adriana Birolli, Paulo Betti, Maria Ribeiro, Fafy Siqueira, Joel Ribeiro, Marina Ruy Barbosa, Klebber Toledo, Drica Moraes, Letícia Colin, Joana Santos, Elizângela, Tato Gabus Mendes, Dudu Azevedo, Zezé Polessa, Maria Padilha, Carolina Dieckmann e José Mayer.

Boogie Oogie

Ambientada nos anos 1970, a novela escrita por Rui Vilhena mostra que tem personalidade logo em seus bastidores. Com título provisório Saber Viver, a novela mudou de nome e foi confirmada com um nome... peculiar: Boogie Oogie. A novela das seis que substitui Meu Pedacinho de Chão promete ser colorida, dançante, alegre e estar pronta para enfrentar um período um tanto quanto ingrato com o horário eleitoral e o horário de verão.

A história ainda não foi muito revelada, mas se sabe que a trama principal girará em torno de uma troca de bebês. Sob a direção de Ricardo Waddington, Boogie Oogie começou a ter seu elenco escalado. Isis Valverde, Lima Duarte, Deborah Secco, Caio Castro, Bianca Bin, Fabrício Boliveira, Igor Rickli, Fabíula Nascimento, Emanuelle Araújo, Giulia Gam e Alessandra Negrini já foram confirmados na novela. Regina Duarte, que chegou a ser confirmada, declinou do convite.

Búu

A onda de novelas "diferentes" do habitual não se encerrou em Além do Horizonte. A Globo estreia no segundo semestre, podendo ser adiada para o ano que vem, Búu (título provisório), novela cujo argumento foi entregue por Andrea Maltarolli, que morreu em 2009, mas que será escrita por Daniel Ortiz sob a supervisão de Silvio de Abreu.

A trama principal gira em torno de um médium que consegue conversar com pessoas que já morreram. Búu, que se caracteriza como uma comédia romântica, deve ter um núcleo esportivo com nadadores e saltadores. A direção caberá a Jorge Fernando, que retorna às novela após ter apostado, em vão, no fracassado Divertics.

No elenco, Nathália Dill, Cláudia Raia, Sérgio Guizé, Pedro Paulo Rangel, Rodrigo Lombardi, Christiane Torloni, Edson Celulari, Silvia Pfeifer, Mônica Iozzi, Maitê Proença, Ary Fontoura, Kayky Brito, Guilherme Leicam, Nando Rodrigues, Sophia Abrahão, J.P. Rufino, Rosane Mulholland, Otávio Augusto, Marat Descartes, Marcelo Médici, Giovanna Lancelotti e Elizabeth Savalla.

Malhação

Após um período de recesso durante a Copa do Mundo, Malhação terá sua 22ª temporada exibida a partir de julho. Na autoria, Rosane Svartman e Paulo Halm, com supervisão de Glória Barreto, direção de núcleo de José Alvarenga Jr. e direção geral de Luiz Henrique Rios. 

O elenco ainda não foi definido, mas alguns nomes são sondados pelo canal. Arthur Aguiar, que fez uma pequena participação no primeiro capítulo de Em Família, pode ser o protagonista. Lucas Malvacini, o Anjinho de Amor à Vida, também fez testes e é cotado para a trama.

Vem aí: séries

Tapas & Beijos

Em sua quarta temporada, Tapas & Beijos continua apostando firme na amizade de Fátima (Fernanda Torres) e Sueli (Andrea Beltrão). As duas se mudarão do Méier, bairro do subúrbio do Rio de Janeiro, para Copacabana, voltando a morar, respectivamente, com Armane (Vladimir Brichta) e Jorge (Fábio Assunção).

A série, que tem direção de núcleo de Maurício Farias, volta ao ar na terça-feira, 8, e aposta no conto de fadas às avessas das duas amigas.

Elenco jovem de Pé na CovaPé na Cova

A terceira temporada de Pé na Cova, série escrita por Miguel Falabella, foi confirmada pela Globo e continuará sendo exibida às terças-feiras, depois de Tapas & Beijos. Contudo a atração sofre, em 2014, um grande desfalque: Marília Pêra, devido a problemas de saúde, não mais continuará na equipe nesta temporada. Para suprir a ausência de Marília, Diogo Vilela foi chamado para reforçar o elenco fixo como o Dr. Zoltan.

No dia 8, a vida de Ruço (Falabella) passará a ser guiada por ciúmes e inveja: Abigail (Lorena Comparato), que abandonou o marido para viver com Clécio (Magno Bandarz), voltará por cima e irá inaugurar a funerária mais moderna da região, a Santa Abigail.

A Grande Família

Foi decretado: 2014 será o último ano de A Grande Família. A família de Lineu (Marco Nanini) e Nenê (Marieta Severo) irá dar adeus ao público a partir do dia 10 de abril. Para isso, a trama apresentará alguns fatos inéditos, como o casamento de Lineu e Nenê e a união de Bebel (Guta Stresser) e Agostinho (Pedro Cardoso).

Na nova temporada, Maria Clara Gueiros e Grazi Massafera se juntarão ao elenco fixo, que, a cada episódio, terá participações especiais de atores e atrizes que fizeram parte da história do seriado.

Heloísa Périssé e Elizângelo durante gravações de A Segunda DamaA Segunda Dama

Substituindo Doce de Mãe, que terá encerramento em maio, Heloísa Périssé volta às telinhas na autoria de A Segunda Dama, série em que interpretará as gêmeas Analu e Marali. As duas irão se passar uma pela outra após passarem anos sem se encontrar.


A atração tem a intenção de mesclar romance com humor e aposta num bom time. Com supervisão de texto de João Emanuel Carneiro e direção de núcleo de Wolf Maya, o elenco é composto, também, por José Loreto, Dan Stulbach, Hélio de La Peña, Elizângela, Zezeh Barbosa, João Pedo Zappa e Laura Cardoso.

O Caçador

Com estreia na sexta-feira, 11, após o Globo Repórter, O Caçador aposta num elenco com figuras jovens e em seu roteiro, sendo uma série de drama criminal. Após descobrir que foi traído, André (Cauã Reymond) é expulso da corporação onde trabalhava e acaba condenado à solidão digna de um suposto criminoso; assim, torna-se um caçador de recompensas e busca provar sua inocência.

Dos mesmos criadores de Força-Tarefa, Marçal Aquino e Fernando Bonassi, O Caçador tem direção de José Alvarenga Jr. e conta, ainda, com Cleo Pires, Aílton Graça, Jackson Antunes, Alejandro Claveaux e Nanda Costa em seu elenco.

Vem aí: entretenimento

Esquenta!

Nova mudança de horário e novos concorrentes. Em 2014, o Esquenta!, de Regina Casé, terá novos motivos para se preocupar: o programa enfrentará o novo Domingo Show, da Record, além do SBT, com o seu Domingo Legal. A Globo aposta na força de Regina, eleita uma das mulheres mais influentes em propagandas comerciais, a fim de erguer seu horário do almoço nos domingos e seu início das tardes, derrubado pelo Divertics durante o verão.

Para voltar com tudo, Regina aposta na turma do programa Navegador, da Globo News. Ronaldo Lemos, Alê Yousseff e José Marcelo Zacchi integram-se à equipe do programa para debater temas referentes à educação, à saúde, em pautas que privilegiem a discussão para as eleições de 2014 num novo quadro, "O Que Queremos Para o Brasil", que mostra os problemas do País em diversas questões sociais.

"Visita Musical" é outro quadro novo do Esquenta! e garante a mistura de gêneros comum nas outras temporadas do programa. O novo cenário também terá muita tecnologia e mudará a cada domingo, dando nova cara ao Esquenta! de toda semana. No elenco fixo, além dos comentaristas do Navegador, estão Arlindo Cruz, Péricles, Xande de Pilares, Douglas Silva, Mumuzinho, Victor Sarro, Luís Lobianco e muitos outros. A direção é de Guel Arraes.

Tá no Ar: a TV na TV

Um mergulho sem controle na televisão brasileira. É isso o que propõe o Tá no Ar, programa elaborado por Marcius Melhem e Marcelo Adnet, humorista que tem sua quarta chance de emplacar algo na Globo, visto que teve outras três tentativas no ano passado que fracassaram em audiência e repercussão.

A promessa é a de que, pela primeira vez, a Globo abrirá espaço para a concorrência. Marcius e Adnet irão passear pelos diversos gêneros da TV, incluindo por alguns presentes em programas de emissoras menores. No elenco, Carol Portes, Danton Mello, Georgiana Goes, Luana Martau, Marcio Vito, Maurício Rizzo, Renata Gaspar e Welder Rodrigues. O núcleo é de Maurício Farias e o programa estreia em 10 de abril.

SuperStar

Equipe do SuperStar, novo programa musical da Globo

No próximo domingo, 6, a Globo estreia um novo reality show musical. Ancorada no sucesso do The Voice Brasil, a emissora terá, nas noites de domingo após o Fantástico, o SuperStar, atração do núcleo de Boninho, comandada por Fernanda Lima, André Marques e Fernanda Paes Leme.

Bandas de todo o Brasil irão disputar o prêmio de R$ 500 mil num formato inovador: a atração necessita da participação do público, que irá votar em tempo real a favor de sua banda preferida através de um aplicativo em smartphones e tablets. Os participantes também terão que passar na avaliação dos jurados escolhidos pela Globo: Ivete Sangalo, Dinho Ouro Preto e Fábio Jr.

Equipe de apresentadores da emissora no Vem Aí de 2013

Mais Você

Nas manhãs de segunda a sexta, Ana Maria Braga promete mais reality shows. Dirigida por Boninho, a apresentadora conseguiu "driblar" a Record e passar pela má fase em audiência, conseguindo sempre a liderança isolada na audiência. Em 2014, o Mais Você levará aos lares brasileiros novos quadros, visto que completará 15 anos.

O "Super Chefe" e o "Jogo de Panelas" terão novas edições, assim como o "Dançando na Sala". Um novo quadro, Área de Serviço, irá preparar funcionárias do lar e melhorar a qualidade dos serviços domésticos.

Encontro com Fátima Bernardes

Em ano de Copa do Mundo no Brasil, Fátima Bernardes não pretende perder o título de "musa da Copa", que conquistou em 2002. A partir de abril, a apresentadora terá a seu dispor edições itinerantes do Encontro em qualquer cidade brasileira. A primeira a ser visitada será Belo Horizonte. Durante a Copa, a apresentadora. com o Caminhão da Fátima, irá "seguir" a Seleção Brasileira, começando, portanto, as transmissões de São Paulo em 12 de junho.

Marcos Veras, humorista do programa, também sairá cada vez mais do estúdio e irá às ruas para saber a opinião do povo sobre os temas debatidos no Encontro. A direção de núcleo é de J. B. Oliveira, o Boninho.

Programa do Jô

Em ano eleitoral, Jô Soares continuará falando sobre política e economia e de forma cada vez mais intensa. Para 2014, o humorista confirmou as presenças de Ana Maria Tahan, Cristiana Lôbo, Cristina Serra e Lilian Witte Fibe para comentar, a cada semana, o noticiário político e econômico brasileiro com notícias de bastidores.

Vídeo Show

A fim de aumentar sua audiência e se consolidar na liderança, o Vídeo Show, dirigido por Ricardo Waddington, vem com novos quadros em 2014. Otaviano Costa comandará o "8 ou 800" a partir de abril. Zeca Camargo, apresentador do programa, também passará a produzir reportagens especiais sobre os bastidores da TV.

Domingão do Faustão

A onda de novidades do Domingão do Faustão já se iniciou devido à comemoração de 25 anos do programa. Fausto Silva comanda, em 2014, o "Artista Completão", quadro que pretende ver a intensidade de interpretação, canto e dança de seis artistas: Juliana Alves, Jonatas Faro, Rodrigo Andrade, Suzana Pires, Aílton Graça e Luciana Paes.

A "Dança dos Famosos" continuará a ser exibida, contudo em outro período. Devido à Copa do Mundo neste ano, o quadro será transmitido a partir de julho.

Altas Horas

Serginho Groisman traz, neste ano, no Altas Horas, um novo quadro a fim de entender a cabeça do público jovem. Para isso, o apresentador estreia "O Que Meu Pai Não Entende", quadro que reunirá jovens da plateia e seus pais. O cenário também será alterado, mas continuará com os três palcos de show, que ficarão suspensos por trás da arquibancada, a fim de dar um ar mais intimista à atração.

Estrelas

Angélica vem para 2014 com dois novos quadros. O primeiro, "Batalha de Estrelas", será uma disputa entre celebridades para eleger qual a melhor comida de rua. Outra novidade do Estrelas é a "Copa Estrelas 2014", a fim de aproveitar o período da Copa do Mundo. Nele, famosos mostrarão aos telespectadores seus comportamentos como torcedores fanáticos.

Caldeirão do Huck

Luciano Huck tem como aposta principal do Caldeirão para este ano o Saltibum, atração que tem o comando de Caio Castro e Felipe Titto, atores e amigos que estiveram juntos em Amor à Vida. No quadro, personalidades irão disputar saltos ornamentais em diferentes alturas: 3m, 5m, 7,5m e 10m. Os atletas-atores estão divididos nas equipes comandadas por Caio ou por Titto.

Na equipe de Caio Castro, a vermelha, estão Rômulo Arantes Neto, Raquel Villar, Fiorela Mattheis, Priscila Marinho, Carlos Machado e Leonardo Miggiorin. Na azul, de Titto, participam Eri Johnson, Kiko Pizzolato, Camila Camargo, Ildi Silva, Duda Nagle e Rhaisa Batista. Todos são assistidos por medalhistas da modalidade e membros da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Entre os jurados, personalidades dividem a bancada com Eduardo Falcão, membro do Comitê Organizador da Rio 2016, e com Hugo Parisi, medalhista brasileiro de saltos ornamentais.

Zorra Total

Voltando a ser exibido após a novela das nove, o Zorra Total espera superar a crise que passou em 2013, quando culminou na demissão de diversos humoristas de seu elenco. O programa terá um novo quadro, o “Ônibus na Marginal Parada”, com direito a trânsito, transporte público lotado e diversas histórias a serem contadas.

A motorista, Soninha (Rodrigo Sant’anna), e o cobrador, Cleosvaldo (André Silveira), irão protagonizar várias situações com os personagens que surgem ao longo do ano e que não terão opção de chegar ao seu destino. A direção de núcleo e geral é de Maurício Sherman e a redação final, de Elbio Valente.

Outros programas

Foi confirmada em 2014 novas temporadas de três atrações da Globo: Amor & SexoNa Moral e The Voice Brasil. O primeiro, a ser apresentado por Fernanda Lima, volta numa nova edição em outubro, aproveitando a repercussão e críticas favoráveis que teve em 2013. A sétima temporada, exibida no ano passado, foi a vencedora em Entretenimento do Prêmio APCA, da Associação Paulista dos Críticos de Arte, uma das premiações mais respeitadas do País.

The Voice Brasil voltará, também, em sua terceira temporada ainda nas noites de quinta. Contudo, há a possibilidade de ser exibido nas terças e quintas-feiras, e não apenas em um dia da semana. Já o Na Moral volta, em 3 de julho, com a seguinte pergunta: o que é ser brasileiro? O programa retorna, com a apresentação de Pedro Bial, durante o período da Copa do Mundo.

Vem aí: filmes

A chamada de filmes abaixo mostra os principais títulos da Globo para o ano de 2014. Confira a publicidade, que tem Ingrid Guimarães como protagonista:



Publicidade

Comentários (7) Postar Comentário

Eu comentou:

Tudo o mesmo, continua tudo sem futuro... Globo lixo de tv.

Cecilia Militão comentou:

Ansioso pelo The Voice Brasil 2014... o/o/o/o/o/o/

Tomas comentou:

O FATO É QUE CADA VEZ MAIS, A GLOBO PERDE A AUDIENCIA, POIS NÃO É O MESMO PÚBLICO DOS ANOS 70, HOJE AS PESSOAS TEM O FAMOSO CONTROLE REMOTO, MUITA DE SUA PROGRAMAÇAO É LIXO.

Luciano comentou:

Programação 2014 da Globo = (-_-) zzzzzzzzzzzzzzzzzz

carem comentou:

a GLOBO ,é a maior tv do Brasil e só vem atrás da Abc americana!!!, Lixoooo são as outras, que tentam imitar ,mas nem chegam aos pés da Globo,fato !

carem comentou:

a globo passou as americanas: nbc, cbs, fox .....só a abc ,ainda está na frente !
a globo era a quarta, já é a segunda !!, lixo são as outras, a globo ainda é a poderosa e será por muito tempo, tem a melhor programação ...

Eu comentou:

De que adianta ser a segunda MAIOR e não ter qualidade em sua programação, pois pouco sabem mais a TV CULTURA é a segunda melhor em programação, mas esta audiência da "Grobo" é apenas ainda um costume que o povo brasileiro tinha de só assisti-la, mas hoje em dia aos poucos isto está deixando de existir... Um programa como Zorra Total ainda ser líder?????????????? sei não!!!!!

Veja também

Publicidade