Novela de Gloria Perez fez sucesso em 1995.
Por: Sergio Gustavo
Em 1995, Gloria Perez voltava ao horário nobre com Explode Coração. Exibida em 155 capítulos, número baixo para aquele período e explicado abaixo, a novela provocou debates, popularizou a cultura cigana e marcou época por adiantar tecnologias tão acessíveis hoje em dia.
Nesta segunda (29), às 23h30, o Canal Viva estreia a primeira reprise da trama. OPTV listou sete curiosidades de Explode Coração.
7 - Em sua primeira novela, Floriano Peixoto surgiu como Sarita Witte. Grupos LGBT questionaram a opção da autora em não esclarecer se a personagem era travesti, transformista, transexual ou drag-queen.
6 - O Rei do Gado seria a sucessora de Explode Coração, mas o atraso na produção fez a Globo exibir a minissérie inédita O Fim do Mundo, com 35 capítulos, na faixa das nove. A emissora não poderia alongar a novela porque havia combinado de liberar Gloria Perez para compromissos relacionados ao julgamento pelo assassinato de sua filha, Daniela Perez, ocorrido em 1992.
5 - Primeira novela inteiramente gravada no Projac (Estúdios Globo). A obra começou em 1989 e terminou em 1995. Roberto Marinho fez a inauguração oficial em um estúdio de Explode Coração.
4 - A protagonista Dara (Tereza Seiblitz) foi inspirada em uma cigana real. Sabendo de uma cena de sexo de Dara e Júlio (Edson Celulari), Myrian Stanescon, que é advogada levou a Globo à Justiça. Ela alegou que a cena foi inspirada em sua vida e a exibição depreciaria sua imagem e a de seu povo - a tradição impõe a virgindade para mulheres solteiras. A cigana conseguiu liminar proibitiva à exibição da cena, mas a emissora entrou com um recurso e conseguiu exibi-la sem cortes.
3 - Os casais formados por Paulo José e Eliane Giardini e Regina Dourado e Rogério Cardoso foram destaques da novela. Conforme lembra o pesquisador Nilson Xavier, Lucineide (Dourado) popularizou o bordão "Stop, take it easy! Me poupe, me economize!".
2 - O merchandising social feito através da busca de Odaísa (Isadora Ribeiro) pelo filho desaparecido surtiu efeitos reais. As verdadeiras Mães da Cinelândia apareceram na novela, que ajudou na localização de 64 pessoas.
1 - As novas tecnologias surpreenderam o público de Explode Coração. Além do contato dos protagonistas pela internet, a abertura criada por Hans Donner mostrava aparelhos sensíveis ao toque, que ainda não eram comercializados na época.
Com nomes como Laura Cardoso, Stenio Garcia, Maria Luisa Mendonça, Leandra Leal, Nivea Maria, Rodrigo Santoro, Zezé Polessa, Ester Góes, Reginaldo Faria, Deborah Evelyn e Ricardo Machi (o Cigano Igor), Explode Coração foi dirigida por Dennis Carvalho.