O Planeta TV

Especial "Dona Xepa", a nova novela das dez da Record

Saiba tudo sobre a substituta de "Balacobaco"; trama assinada por Gustavo Reiz.

Por: Jeferson Cardoso

Novela de: Gustavo Reiz 
Baseada na peça homônima de: Pedro Bloch 
Colaboração de: Joaquim Assis, Valéria Motta, Mário Viana, Mariana Vielmond e Aline Garbati 
Direção de: Régis Faria, Rudi Lagemann e Nádia Bambirra 
Direção geral de: Ivan Zettel

A história

Dona Xepa é uma novela de Gustavo Reiz, inspirada na peça teatral homônima de Pedro Bloch. O texto é escrito com Joaquim Assis, Mário Vianna, Mariana Vielmond e Valéria Motta. A direção geral é de Ivan Zettel.

A novela conta a história de uma mãe que faz tudo pelos filhos. Sem muita instrução, Dona Xepa (Angela Leal) fala tudo errado e isso envergonha os filhos Rosália (Thais Fersoza) e Édison (Arthur Aguiar). A feirante ganhou esse apelido por distribuir as sobras em sua barraca aos pobres. Abandonada pelo marido Esmeraldino (José Dumont), Xepa sustenta os filhos trabalhando muito. Rosália é advogada, bonita, ambiciosa, detesta a vida que leva e fará de tudo até conseguir se infiltrar no mundo rico. Já Édison é estudante de arquitetura e apesar de ter vergonha da mãe em alguns momentos, não consegue fazer nada para prejudicá-la.

Nas tramas paralelas também teremos mais conflitos entre mães e filhos. Por exemplo, Rayana Carvalho interpreta Lis, filha de Meg Pantaleão (Luiza Tomé), uma mulher rica, fútil, uma típica perua paulistana que ostenta sua riqueza e tem horror a pobre. Lis tem vergonha da excentricidade da mãe. Também teremos a presença de alguns personagens cômicos, dentre eles, Graxinha (Augusto Garcia). O personagem é o mecânico da vila, um sujeito divertido e exótico. Herdou uma oficina do pai, de onde tira o seu sustento. Inegavelmente, Graxinha é completamente diferente da conhecida figura do mecânico; é afeminado, sensível, educado e frágil.

A vilã

Prestes a viver sua primeira vilã em Dona Xepa, nova novela da Record, Thaís Fersoza torce para que o público odeie a personagem.

Acostumada a interpretar mocinhas, desta vez ela será a alpinista social Rosália, filha de Xepa (Ângela Leal) e irmã de Édison (Arthur Aguiar). Thaís Ferosza contou que ser uma personagem má era um desejo antigo.

— Sempre tive vontade de fazer uma vilã e estou muito feliz com a oportunidade. A Rosália é assumidamente má, não faz tipo. Ela é irônica, debochada, despretensiosa, despreza a mãe e até o irmão. Quero que odeiem ela [risos].

Em Vidas em Jogo (2011), também da Record, Thaís vivia Patrícia, uma "aspirante" a vilã, mas a atriz garante que Rosália é bem diferente.

— A Patrícia fazia maldades por consequência, mas a Rosália não, ela passa mesmo por cima dos outros. É diferente de tudo que eu já fiz, estou podendo brincar com coisas que nunca havia usado antes. Acho bacana poder interpretar uma personagem realmente má, é gratificante.

Sobre fazer uma vilã, ela diz que “ser mocinha tem todo o seu valor, lógico, mas está sendo ótimo explorar esse universo que eu não conhecia. Faço a Rosália bem irônica e é divertido explorar essas nuances do texto”.

Para interpretar Rosália, ela mudou o visual: “Estou morena agora, mas com aplique. Meu cabelo natural está na altura dos ombros. Com o aplique vai até a altura do busto. Mas é aplique com "tic-tac": coloco, gravo e tiro quando acabam as gravações”. 

Ex-Rebeldes

A notícia é ótima para quem está com saudade dos atores de Rebelde. A novela teen da Record, que chegou ao fim em outubro deste ano, produziu frutos e alguns artistas do elenco já estão com trabalho novo pela frente.

Arthur Aguiar, que viveu Diego na trama jovem, Pérola Faria, que foi a sensual aluna Vitória, e Diego Montez, o engraçado e atrapalhado Murilo, estão confirmados para Dona Xepa, a próxima produção da casa.

Além destes nomes, Rayana Carvalho, que em Rebelde foi Pilar, e Augusto Garcia, o intérprete do professor Marcelo, estarão na nova montagem da trama.

Os Galãs

Benito (Emilio Dantas) é um rapaz trabalhador, bondoso e muito esforçado. Além de trabalhar como motoboy, ajuda o tio na Chorivaldo, uma tradicional casa de choro do bairro. Ele é amigo de Édison (Arthur Aguiar) e Robério Escovão (Alexandre Barillari). Ao contrário das pessoas da vila, Benito não encara as atitudes de Rosália (Thais Fersoza) como falta de caráter, pelo contrário, ele é apaixonado pela moça e até gostaria de se casar com ela.

Arthur Aguiarestá com cara de faculdade. O ator deixou a barbicha crescer e o cabelo tomar forma para dar vida para Édison, seu personagem em Dona Xepa, a próxima novela da Record.

O ex-Rebelde também adotou o uso de óculos para montar o visual do estudante de arquitetura filho de Xepa, vivida por Ângela Leal. Na trama, Arthur será aluno dedicado, um pouco envergonhado pelo jeito extravagante da mãe, mas amoroso acima de tudo.

Édison, por exemplo, não aprova a maneira grosseira como sua irmã Rosália, personagem de Thaís Fersoza, trata Xepa. Aliás, Rosália inferniza a vida do estudante e tira sarro de seus projetos modernos.

O par romântico do ator será Pérola Faria, que viverá Yasmin. A atriz também foi do elenco de Rebelde como a espevitada Vitória. Em Xepa, Yasmin será responsável por apoiar Édison e seu futuro profissional promissor.

Rick (Diego Montez) acha que o dinheiro pode comprar tudo e não se importa de viver da mesada dos pais. O jovem playboy cursa arquitetura na mesma faculdade que seu amigo Édison (Arthur Aguiar), gosta de tecnologia, carros e muito luxo.

A mulher fruta

Mulheres Melancia, Moranguinho, Melão ou Pêra criaram um novo “espaço” para a fama. Pré-requisitos: um codinome de fruta e um corpo escultural. Elas inspiraram um dos personagens da nova novela da Record. No primeiro trabalho na televisão, Robertha Portella encarnará a Mulher Tutti-Frutti na adaptação de Gustavo Reiz.

A modelo e ex-participante do reality A Fazenda viverá Dafne, feirante que sonha virar celebridade.  Filha de Matilda (Bia Montez) e mãe de Gisele (Ana Clara Pintor), é amiga de infância de Rosália (Thais Fersoza) e a mulher fruta da vila. A personagem constantemente se caracteriza de alguma fruta para chamar atenção dos fregueses para a barraca de sua mãe. Animada e divertida, Dafne quer subir na vida e ficar famosa, apesar de não ter nenhuma maldade>

Robertha é uma das musas do elenco da nova novela. Ao lado dela, outros rostos também embelezam a trama, como as atrizes Manuela Duarte, na pele da estudante Cintia, e Gabriela Durlo, como a fotógrafa Isabela. 

Elenco

ÂNGELA LEAL - Dona Xepa (Carlota Losano)
THAÍS FERSOZA - Rosália
ARTHUR AGUIAR - Edson
JOSÉ DUMONT - Esmeraldino
MÁRCIO KIELING - Victor Hugo
GABRIELA DURLO - Isabela
LUIZA TOMÉ - Meg Pantaleão
MAURÍCIO MATTAR - Júlio César Pantaleão
ANGELINA MUNIZ - Pérola
GIUSEPPE ORISTÂNIO - Feliciano
GABRIEL GRACINDO - François
ÍTALA NANDI - Madame Catherine
RAYANA CARVALHO - Lis
BEMVINDO SIQUEIRA - Dorivaldo
BIA MONTEZ - Matilda
PÉROLA FARIA - Yasmin
MARCELA MUNIZ - Geni
MANOELITA LUSTOSA - Teresinha Cho
CASTRINHO - Ângelo
JENNIFER SETTI - Inocência
EMÍLIO DANTAS - Benito
AUGUSTO GARCIA - Graxinha
ALEXANDRE BARILARI - Robério Escovão
ALESSANDRA LOYOLA - Camila
ROBERTHA POTELLA - Dáfne
ANA ZETTEL - Lady
ARACY CARDOSO - Dona Alda
ANA CLARA PINTOR - Gisele
MANUELA DUARTE - Cíntia
DIEGO MONTEZ - Rick
GUGA COELHO - Professor Miro

O autor

Gustavo Reiz começou na TV começou aos 22 anos. Na época, participou de um "workshop" com Doc Comparato no SBT e, depois, foi convidado a fazer parte da equipe de Marcos Lazarini, com quem trabalhou em "Os Ricos Também Choram", de 2005. A estreia na Record aconteceu em Luz do Sol, de 2007, como colaborador da autora Ana Maria Moretzsohn.

Em 2011, assinou sua primeira produção como autor titular, em "Sansão e Dalila", além de ter sido coautor da microssérie "Fora de Controle", em parceria com Marcílio Moraes.

O seu próximo desafio será a novela "Dona Xepa", que estreia na próxima terça-feira, dia 21/05.

"É uma novela inédita, baseada no texto do Pedro Bloch, um texto teatral clássico. Claro que todas as adaptações têm semelhanças e diferenças. Geralmente o que fica no imaginário do público é o que têm em comum, que é a alma da história. O mais forte da peça, que é a relação da Xepa com os filhos, está na novela e é bem presente. São 31 personagens e a peça tem, aproximadamente, dez. Alguns desses dez estão na novela. Além disso, falamos de assuntos da atualidade. O contexto em que está inserido Dona Xepa é totalmente atual. Tem personagens de grande apelo popular, vilões atuantes, mistérios do passado que influenciam o presente, promessas de vingança que vão conduzir essa história", explica o autor.

"Dona Xepa" estreia nesta terça-feira (21/05), às 22h15, na Rede Record!



Publicidade

Comentários (6) Postar Comentário

Wallace Lopes comentou:

Espero que Dona Xepa seja uma novela leve, divertida e acima de tudo uma boa novela. Li dois livros do Gustavo e adorei o texto dele. Amei a direção do Ivan em Cidadão Brasileiro. Desejo a todos os envolvidos na novela, muito sucesso, seja ele profissional ou pesseal. BOA SORTE!

ANONIMO DOS ANONIOS comentou:

SIM DE QUE SER UM TREMENDA TESÃO ENCANTADOR DE GAROTA BEM PUTA E MUITO TESUDA DE UM CARALHÃO BEM DURO E GRANDÃO. ESSA DA DE DAI DAS AI, RAYANINHA DO CARVALHO, COMEDORA NATA DE CARALHO, ASSIM COMO UMA BAITA ENTREGADORA DE RABO.

ANONIMO DOS ANONIMOS comentou:

NESSA VIDA SEI DIZER É CLARO, QUE PUTAYANA BUNDALHO, NÃO PASSAR MESMO, DE UMA CADELA-ORDINÁRIA, COMEDORA NATA DE CARALHOS DUROS E COMPRIDOS. BEM COMO, ENTREGADORA DESAVERGONHADA, DO RABO GORDO E GRANDE PARA MAURICINHOS BEM RICOS E DO BILAU DE OURO.

Sérgio pontes comentou:

Nessa nvélinhas bem das bacaninhas da donas do xepa, vão ser duas as grandes atrações que irão encantar os homens. São elas, Thaís fersoza e Rayana carvalho, duas comedoras natas de caralhos, como tambem, entregadoras de seus belos e deliciosos rabos!

VALDIR MENDES comentou:

DEIXA ESTAR QUE SE UM DIA NESSA VIDA EU DE JEITO PEGAR, ESSAS DUAS TESUDAS E PUTAS-VADIAS, PRA VALER!, AI ELAS VÃO MESMO É SE FUDER!. LIQUIDAREI COM A MAIOR RAPIDEZ E FACILIDADE DO MUNDO EM 2 TOQUES, ESSAS DUAS CRETINAS E DESAVERGONHADAS, DA THAÍS PUTASOZA, E RANHANINHA DOS CARVALHOS.

INÁCIO FONTES comentou:

É MESMO UM TESÃO DO CARALHO ESSA MORENA RAYANA CARVALHO!, QUE SEU A PEGÁ-SE DE JEITO PRA VALER!, ELA IA VER SÓ AQUILO QUE DE PIOR IA LHE ACONTECER!

Veja também

Publicidade