O Planeta TV

Especial: conheça a história de G3R4ÇÃO BR4S1L, a nova novela das sete da Globo

A novela, de Izabel de Oliveira e Filipe Miguez, estreia nesta segunda, 05.

Por: Admin

Novela de: Filipe Miguez e Izabel de Oliveira
Escrita com: Isabel Muniz, Laís Mendes Pimentel e Paula Amaral 
Dreção geral: Maria de Médicis e Natália Grimberg 
Núcleo: Denise Saraceni

Um visionário brasileiro

Um homem e um sonho: criar um computador de baixo custo e fácil manuseio. Um jovem que abandonou as terras brasileiras – e os problemas com a mãe, Gláucia Beatriz (Renata Sorrah) – para investir no projeto de um computador, nos EUA. Lá encontrou o incentivo e o sucesso. Tornou-se o grande Jonas Marra (Murilo Benício), considerado um visionário da tecnologia. Com apenas 18 anos, revolucionou o mercado e hoje é o ídolo dos jovens aspirantes a um lugar no mercado digital.

Confiante e excêntrico, Jonas fundou sua empresa no berço dos tecnocratas, o Vale do Silício, na Califórnia, e conquistou o feito de ser um dos homens mais ricos – e criticados – do planeta. O Vale do Silício reúne as maiores empresas de tecnologia do mundo e é de lá que saem muitas das inovações do mercado digital mundial que estão mudando o planeta.

A união de duas estrelas

Claudia Abreu em cena. Foto: Divulgação/TV Globo

Na Califórnia, Jonas conheceu o sucesso e uma parceira: Pamela Parker (Cláudia Abreu), filha de uma atriz brasileira e de Jack Parker (Luis Carlos Miele), magnata da indústria audiovisual e dono da Parker Television. Ainda criança, ela se tornou alvo da mídia com a morte prematura de sua mãe. Foi criada pela melhor amiga da mãe, Dorothy Benson (Luis Miranda), que atendeu ao pedido da atriz para que se responsabilizasse pela pequena Pamela. Com a mãe e depois com a madrinha, aprendeu a falar português e a gostar do Brasil. Fez sucesso na adolescência como a protagonista da série “Galáxia Andrômeda” e depois conquistou as capas de revista com mais uma tragédia pessoal: Pamela estava grávida quando o namorado surfista morreu em um acidente no Havaí.

Pouco tempo depois, conheceu Jonas e logo estavam morando juntos. O empresário assumiu a paternidade de Megan (Isabelle Drummond). Eles criaram uma filha linda, chique e tão exibida quanto os pais. Sua profissão é ser celebridade. Logo após a união, Pamela passou a assinar seus trabalhos como Parker-Marra, e Jack se tornou um dos investidores da empresa do genro. Longe de ser uma mulher ofuscada pelo sucesso do marido, a atriz tem um brilho próprio e Jonas adora vê-la sob os holofotes.

Rapidamente, Pamela e Jonas se tornaram o casal queridinho da América e do mundo, uma força midiática sem limites. Bonitos, ricos e talentosos, juntos conquistaram todo o bônus – e o ônus – do sucesso. Boatos garantem que o casamento foi só uma jogada de marketing, mas preferimos acreditar no amor do casal.

O misticismo de Brian Benson

O casal Marra frequenta o centro de Brian Benson (Lázaro Ramos), guru pop e mentor filosófico dos tecnocratas do Vale do Silício. O melhor amigo do casal dá disputadas palestras e escreveu um best-seller usando os fundamentos da física quântica para ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos. Criou a fundação ‘Regenera’, que lucra cada vez mais com os louros do livro de Brian. Ele começou sua vida profissional na Marra, por ser um gênio da física quântica e da matemática pura, mas saiu para fundar seu próprio império. É admirado pelos Marra e conta com a ajuda da família para divulgar e corroborar sua imagem de sucesso.

Seu perfil carismático e exótico atrai muitos seguidores, principalmente femininos, e a fama de conquistador deixa a mãe, Dorothy (Luis Miranda), cheia de orgulho – apesar de ele nunca ter assumido um namoro. Sua atual pretendente é Maria Vergara (Débora Nascimento), uma mexicana morena e escultural, nada discreta, assim como Mr. Benson.

Enquanto isso no Brasil – ame ou odeie Jonas Marra

O outro lado da tecnologia – A ONG Plugar

Localizada na Gambiarra, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, a Plugar é conhecida por seu trabalho de inclusão digital com crianças. Seu idealizador, Herval Domingues (Ricardo Tozzi), apresentou um computador pela primeira vez a Davi (Humberto Carrão) quando ele ainda era uma criança. Atualmente, o jovem é monitor e sonha poder difundir o aprendizado de código de programação de computadores e dar a chance aos jovens de se tornarem desenvolvedores de programas para PCs, e não apenas usuários de tecnologia, como aprendeu com seu mentor. Porém, as ideologias talvez um tanto radicais de Herval – que abomina as grandes corporações, como a Marra – não ajudam a ONG a ter projetos patrocinados como a equipe gostaria. O que ninguém sabe é que Herval guarda segredos e sentimentos por um dos integrantes da família Marra: Pamela.

Davi chegou à Plugar através de Rita (Gisele Fróes), responsável pela administração da ONG e quem o criou desde os oito anos. Nessa idade, Davi parou de falar por conta da perda de sua mãe, irmã de Rita. Assim, ela se viu determinada a ajudá-lo. A convivência com Herval acabou devolvendo não só a fala de Davi, como o menino descobriu seu talento para a tecnologia. Herval experimentou deixar a traumatizada criança sozinha com um PC e, em pouco tempo, Davi tinha voltado a falar e a interagir com o mundo, graças à ferramenta da tecnologia. A experiência foi gravada pelo idealizador da ONG e o vídeo se tornou uma bandeira em prol da inclusão digital.

Mas Davi que ir além: unir os conceitos pedagógicos de Rita, a ideologia de Herval e seus conhecimentos de engenharia da computação para criar um minicomputador para estimular o aprendizado de código – o Júnior. Quando vai a uma feira de tecnologia em Recife, a Recife Online, apresenta seu projeto e recebe o apoio para produzi-lo, para orgulho de Herval e Rita. Com o desenvolvimento do projeto, poderá recrutar os amigos, que não trabalham nem estudam: Mathias (Danilo Santos Ferreira), Mosca (Fagundes Emanuel), Luene (Ana Terra Blanco) e Vander (Bernardo Marinho)

Além da conquista, no evento Davi ainda conhece uma gata que não consegue esquecer, apesar de mal ter conseguido falar com ela…

A gata é…

Chandelly Braz, uma das protagonistas do folhetim. Foto: Divulgação/TV Globo

Manuela Yanes (Chandelly Braz). Uma engenheira pernambucana, típica representante da geração dos que se valem da tecnologia para derrubar fronteiras. Escondida por trás do avatar MAYA, ela é praticamente uma lenda entre os aficionados por games. Nasceu no interior de Pernambuco, mas sabe que foi feita para o mundo. A formatura na faculdade de Engenharia da Computação coincidiu com o Recife Online, evento de tecnologia da cidade, onde defende seu projeto.

A participação também lhe rendeu um namorico com Domênico (Joaquim Lopes), programador de um centro cultural em São Francisco, na Califórnia, que se encantou por Manu. Depois de alguns dias juntos, ele voltou para os EUA, mas a jovem não desistiu desta paixão e planeja vê-lo assim que possível, de preferência em terras estrangeiras. Ela nem nota os olhares de Davi durante sua passagem pelo evento. Manu está pensando também na festa de dez anos da Navegadance, casa noturna de seu pai. Nela vai se apresentar a Navegabeat, banda formada por seu irmão Igor (Samuel Vieira), a namorada Janaína (Julia Konrad) e Thales (Johnny Hoocker). Manu ainda não sabe, mas seu pai, Fred (Luiz Carlos Vasconcellos), está prestes a lhe dar grandes dores de cabeça quando ela descobrir as grandes encrencas judiciais em que ele se meteu. Ela teme que Igor tenha mais uma crise emocional, pois sabe que o irmão é emocionalmente frágil e a pressão de fazer um show em uma grande casa de festas pode afetá-lo. Mas enquanto o show não começa, Manu prefere curtir o Maracatu do Recife Online. Até que uma certa presença é anunciada para todos…

A família Marra vem para o Brasil

A última aparição de Jonas e Pamela na imprensa foi por conta da renovação de votos do casal. Tudo transmitido pela Parker TV, com cobertura exclusiva de Shin-soo (Rodrigo Pandolfo), o repórter das celebridades. Pamela, como sempre, surge no auge de sua exuberância, ao lado de sua filha Megan e da madrinha Dorothy. Mas onde está Jonas? Com duas horas de atraso, o empresário cruza os céus em direção à família, fazendo uma entrada triunfal. Jonas Marra continua um passo à frente de todos. Quer dizer, quase todos… Brian percebe que algo está errado e que Jonas parece bastante incomodado com algo. Desconfia que se trata de alguma questão que vai além da pressão dos acionistas da empresa para que Jonas encontre um sucessor, já que o preço das ações da Marra já viu dias melhores.

Anualmente, Jonas anuncia, em um grande evento midiático, as novidades da empresa para o próximo ano. Desde a renovação de votos, ele tem se resguardado e, com isso, estimulado a curiosidade de todos. Finalmente, ele comunica que este é o ano Brasil da Marra e que irá com toda a família ao seu país lançar as novidades desenvolvidas pela empresa. E, quem sabe, encontrar seu sucessor em meio a esta geração de jovens brasileiros conectados e criativos.

O aviso deixa todos em choque: depois de vinte anos sem colocar os pés em terras brasileiras, o que levou o empresário a mudar de ideia? Será o sucesso e o desenvolvimento do Brasil nos últimos anos? Bom, fica a pergunta. A decisão faz Brian ter mais certeza que o melhor amigo esconde um grande segredo.

O anúncio de Jonas é transmitido, ao vivo, para diversos eventos no mundo, inclusive para o Recife Online. É essa a oportunidade que jovens como Davi (Humberto Carrão) e Manu (Chandelly Braz) esperavam: estar perto do visionário da tecnologia e ganhar sua atenção para, assim, poderem tentar uma vaga na Marra Brasil.

Não é só Manu e Davi… Tem um ouriço no caminho

Ernesto Avelar (Felipe Abib) sabe que essa é sua chance de tornar um verdadeiro sucesso seu site de compras coletivas: o ‘Ouriço’. Ludmila (Ellen Roche) deposita muitas expectativas no sucesso do namorado, mas é esperta e sabe que o Ouriço pode ir parar no fundo do mar. Com isso, continua de olho no mercado de jovens empresários. Depois de tantos fracassos, a possibilidade de se aproximar de Jonas Marra faz Ernesto começar a acreditar que tudo foi válido para chegar a uma real possibilidade de sucesso. Ainda mais depois de investir boa parte das economias da família em seus projetos.

O pai, Elias (Marcelo Airoldi), é um entusiasta do filho e acredita piamente em suas capacidades. Ao lado de sua esposa, Susana (Monica Torres), herdou uma rede de lojas de tecido do falecido sogro, mas vendeu a companhia em um negócio mal sucedido e terminou como empregado do local. Por ser um profissional frustrado, investe nas ideias do filho com o sonho de vê-lo prosperar. Algo que ele próprio não conseguiu. Quem não gosta nada desses investimentos dos pais é Lara (Elisa Pinheiro), irmã de Ernesto, que parou a vida após engravidar ainda muito jovem. Mesmo com o filho sendo criado por seus pais, a jovem usa o fato de ser mãe para adiar a definição do que quer para o futuro.

A matriarca da família Avelar é Dona Iracema Avelar (Aracy Balabanian), uma dona de casa de classe média e o eixo firme da família. Vive do pé de meia que fez com o falecido marido e gasta o dinheiro com cautela para não ter que depender dos outros na velhice. Mesmo sendo controlada, até Iracema está com fé no projeto do neto. E, para completar, ela é vizinha e rival de Gláucia Beatriz Pacheco Marra (Renata Sorrah), o lado sem glamour da famosa família Marra.

Os Marra… da Taquara

Ao saber que o filho está pronto para voltar ao Brasil, Gláucia Beatriz busca uma aproximação. Mas quem aposta que ela está com saudades do filho acaba de perder as fichas. O que a senhora Marra quer, segundo ela, é justiça. Afinal, Jonas saiu do ventre dela e ela só recebe uma mísera mesada para se sustentar e ainda manter o filho, Silvio (Luiz Henrique Nogueira), a nora, Marisa (Titina Medeiros), e os netos Danilo (Miguel Roncato) e Danusa (Valentina Bandeira). Todos moram em um apartamento na Taquara.

A verdade é que ela não entende por que as pessoas admiram tanto Jonas. Afinal, para ela, Silvio que é um filho exemplar. Vendedor de uma loja de eletrodomésticos, Sílvio vive sob a asa da mãe, e também sente que deu azar na vida, poderia ter alcançado mais. Marisa, depiladora em um salão da Taquara, mantém o marido feliz na cama, com a autoestima elevada e distraído o suficiente para que ela dê algumas escapas. Danilo é um sedutor que quer ficar rico rápido e fácil. Porém o próximo alvo será um pouco mais difícil: a prima Megan. Danusa é tão diferente que desconfia do próprio parentesco com os familiares. Entrou para a faculdade de História e se dedica aos estudos – talvez assim consiga se distanciar das loucuras da avó e dos pais.

O que esconde Jonas Marra?

Ao se aproximar da data de partida para o Brasil, a tensão de Jonas fica nítida e crescente. Ele é confrontado por Brian e admite: guarda um segredo a sete-chaves e precisa do apoio do amigo. Somado à pressão dos acionistas para que dê resultados – já que o último ano da empresa não foi tão lucrativo quanto gostaria – Jonas sabe que precisa agir rápido. Pamela percebe que o marido está distante e tenta ajudar como pode, está determinada a manter seu casamento feliz e estável, mas também guarda seus próprios segredos e um deles está no Brasil. Mesmo assim, fica radiante com a decisão de morar no país de seu marido, sua mãe e sua madrinha. Diferente de Megan, que acusa os pais de destruírem sua vida social ao levá-la à força para o Brasil. Assim como Dorothy, que não gosta nada da mudança…

Como de costume, a filha dos Marra some e pouco tempo depois a notícia chega: Megan sofreu um acidente de carro. Já recuperada e muito nervosa, a filha dos Marra revela o motivo do desespero: ao chegar na casa do namorado, Alex (Fiuk), viu que ele está escrevendo um livro sobre a intimidade da família. Só se aproximou da jovem para acompanhar a intimidade dos Marra. Além de possuir vídeos e fotos comprometedores da princesinha do Vale do Silício.

Jonas e Brian automaticamente entram em estado de alerta e se perguntam até onde Alex ouviu as conversas. Será que o segredo de Jonas pode ser ameaçado? E como será no Brasil onde muitos repórteres aguardam Jonas – e buscam avidamente por um furo sobre este visionário da tecnologia?

Repórter com uma reputação… barata

Verônica (Taís Araújo) é o retrato da mulher batalhadora. Na faculdade de Jornalismo, tinha um único desejo: se tornar repórter investigativa. Apesar de colocar a carreira em primeiro lugar, se apaixonou e pouco depois nasceu Vicente (Max Lima). Verônica se casou, cuidou do filho, mas não deixou o sonho da carreira de lado, até ficar viúva.

Forte e determinada, Verônica se manteve firme em seus objetivos de carreira, mas tinha que ganhar dinheiro. Topou um contrato de garota-propaganda do Varejão do Barata (Leandro Hassum) – loja de material de construção e eletro-eletrônicos. Tentou fazer matérias como freelancer, mas passou a não ser levada a sério. Afinal, era sempre reconhecida como a “garota do Barata”. Hoje, ela tenta se estabelecer como jornalista e consegue uma vaga no site ‘Fato na Rede’, mas está longe do teor investigativo que a levou a se tornar jornalista. A editora Débora Valente (Marília Martins) não lhe oferece nada além de matérias de saúde e beleza. Mas o trabalho no site rende a amizade de Edna Bentes (Débora Lamm), uma geek de primeira geração e totalmente aficionada por novidades tecnológicas.

Tudo muda quando Davi (Humberto Carrão), que constantemente a ajuda com os consertos de seu notebook já um tanto decadente, conversa com a repórter sobre a suspeita de que um dos professores da faculdade reprovou Mathias (Danilo Santos Ferreira) por racismo. Davi sabe que Mathias não liga muito para os estudos, mas o ajudou pessoalmente a se preparar para esta prova e viu o quanto ele se esforçou. Com suas habilidades de hacker, Davi entra no sistema de segurança da faculdade e vê que 80% dos alunos negros foram reprovados por esse professor. Sentindo que tem uma grande história nas mãos, Verônica assume a pauta e a matéria se torna um grande sucesso. Problema pra Davi e Mathias, que são expulsos da faculdade por terem invadido o sistema.

Verônica comemora a repercussão, apesar de não entender como do dia para a noite a matéria “replicou na rede”, como diz seu filho. Ela não sabe nada de internet e tecnologia e seu próximo desafio será entrevistar o grande Jonas Marra, em sua primeira coletiva de imprensa no Brasil. Desesperada, Verônica terá que buscar em Vicente todo o histórico do empresário, pois o filho de 14 anos é fera no meio digital, em especial, em games, e viciado nas novidades da Marra. O encontro com Jonas pode guardar ainda mais surpresas…

ELENCO

MURILO BENÍCIO – Jonas Marra
CLÁUDIA ABREU – Pamela Parker-Marra
TAÍS ARAÚJO – Verônica Monteiro
LÁZARO RAMOS – Brian Benson
ISABELLE DRUMMOND – Megan Lily Parker-Marra
HUMBERTO CARRÃO – Davi Reis
CHANDELLY BRAZ – Manuela Yanes (Maya)
RENATA SORRAH – Gláucia Beatriz Pacheco Marra
RICARDO TOZZI – Herval Domingues
FELIPE ABIB – Ernesto Avelar
LUÍS MIRANDA – Dorothy Benson (Dorival)
ARACY BALABANIAN – Dona Iracema
LUIZ CARLOS VASCONCELOS – Fred
GISELE FRÓES – Rita
NANDO CUNHA - Dante
TITINA MEDEIROS – Marisa
LUIZ HENRIQUE NOGUEIRA – Sílvio Marra
LUIZ CARLOS MIÉLE – Jack Parker
SUSANA RIBEIRO – Sandra
MARCELO AIROLDI – Elias
LEANDRO HASSUN - Barata
MÔNICA TORRES – Suzana
MIGUEL RONCATO – Danilo
VALENTINA BANDEIRA - Danusa
SAMUEL VIEIRA – Igor
RODRIGO PANDOLFO - Shin
PEDRO INOUE - Fabrício
MAX LIMA – Vicente Monteiro
ELLEN ROCCHE - Ludmila
ARLINDO LOPES – Chuck Murphy
THEODORO COCHRANE - Gaspar
JULIANA MARTINS – Jojô
DÉBORA LAMM – Edna Levy
JÚLIA KONRAD – Jana
JOHNNY HOOKER - Thales
THIAGO DE LOS REYES – Zac
BERNARDO MARINHO – Vander
FAGUNDES EMANUEL – Mosca
ANA TERRA BLANCO - Luene
DANILO FERREIRA SANTOS – Matias
LAURA PRADO – Tatiana
CLÁUDIO MENDES – Moreira
FLÁVIO PARDAL - Bóris Roma
FÁBIO NEPO - Bira
ANDRÉA DANTAS - Valdeci
ELISA PINHEIRO - Lara
LARISSA MURAI - Hannah
MARÍLIA MARTINS - Débora
ANTONIO FRAGOSO – Edmilson Rocha
ALEXANDRE DAVI – Caolho
DAVID JÚNIOR – Will Smith
NADO GRIMBERG – Tommy Lee
JÉSSICA ELLEN – Alice Romão
MITSU KUZAME – Hélio Miura
SÉRGIO MACIEL – Nacho Gonzales
GUSTAVO HENZEL – Adriano
 

G3R4ÇÃO BR4S1L estreia nesta segunda (05/05), às 19h30 (horário de Brasília). Na Globo.



Publicidade

Comentários (3) Postar Comentário

Kayque comentou:

aposto que o Jonas Marra tem pouco tempo de vida. Este é o segredo dele!

Cláudio R. Souza comentou:

Eu já acho que ele descobriu que tem um filho ilegítimo e esse filho deve ser o Davi (Humberto Carrão) Ai a estória vai dar uma nova virada, já que a Megan ( ISABELLE DRUMMOND) deve se apaixonar por ele.

rafa comentou:

tenho certeza que vai ser uma ótima novela e vai bomba na audiência.

Veja também

Publicidade