O Planeta TV

Especial: Carnaval Globeleza e as mudanças para 2014

Alterações na transmissão revelam novo perfil de diretoria da Globo; desfiles começam na sexta, 28, depois do Globo Repórter.

Por: Victor Rezende

A fim de animar o Carnaval daqueles que acompanharão, de casa, os desfiles das escolas de samba pela televisão, a Globo opta por, em 2014, alterar o seu modo de transmissão do Carnaval Globeleza. As alterações feitas pela emissora, no entanto, apenas enaltecem a nova Globo, que é fruto da direção-geral de Carlos Henrique Schroder. A entrega dos desfiles "menores" ao canal Viva, pertencente à Globosat, demonstra os rumos da nova gestão da Globo, que pretende cada vez mais unir suas empresas.

Entretenimento e jornalismo começam a se convergir, e a sugestão da Globo, com seus desfiles, em 2014 é fazer com que o telespectador fique informado, mas que se divirta, o que será passado através da interação entre apresentadores, comentaristas e repórteres durante os desfiles deste ano.

Tiago Leifert é uma das novidades do Globeleza 2014 (Divulgação)Assim como no ano passado, o canal exibirá os desfiles das escolas de samba do grupo especial de São Paulo nas noites de sexta-feira, 28, e de sábado, 1º de março. Já no domingo, 2, e na segunda, 3, a Globo transmitirá em rede nacional os desfiles das escolas do Rio de Janeiro. Para o Rio, porém, serão transmitidos os desfiles das escolas de samba do grupo de acesso do estado na sexta e no sábado. A apuração das escolas de SP será realizada na tarde de terça-feira, assim como a do RJ será televisionada na tarde da quarta-feira, 5.

Em rede nacional, os desfiles do grupo de acesso de São Paulo e do Rio de Janeiro, além dos desfiles das campeãs dos dois estados poderão ser acompanhados através do canal Viva, que estreia na transmissão com o Viva Folia. Bruno de Luca, Taís Araújo, Betty Lago, Teresa Cristina, Samanta Schmütz e o rapper Robin Hood são alguns dos presentes na cobertura do Carnaval pelo canal. Para saber mais sobre a cobertura no canal pago, clique aqui.

A direção de núcleo dos desfiles caberá, novamente, a J.B. Oliveira, o Boninho. Sem alterações nessa área, a Globo, no entanto, realizou diversas alterações a começar pela Globeleza. Nayara Justino, a nova musa do Carnaval da emissora, foi escolhida através de votação popular no Fantástico no ano passado.

Desfiles das escolas de samba de SP

Monalisa e Canuto em quadro no SPTV (O Carnaval de São Paulo)Sendo transmitidos nas noites de sexta (28) e de sábado (1), os desfiles das escolas de samba do grupo especial de São Paulo foram reformulados neste ano. Na apresentação, saem Cléber Machado e Mariana Ferrão e entram Chico Pinheiro e Monalisa Perrone. Mariana se ausentou das transmissões neste ano por estar em licença-maternidade; em seu lugar, entrou a repórter especial da Globo SP Monalisa Perrone, que também assumiu neste ano, ao lado de Márcio Canuto, a apresentação do quadro Roda de Samba, que é transmitido pela primeira edição do SPTV aos sábados.

No quadro, todas as escolas de samba apresentam seus enredos, os sambas que cantarão no Sambódromo do Anhembi, além de levarem algumas passistas, os carnavalescos, dirigentes, intérpretes e o primeiro casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Até 2013, Chico Pinheiro era o jornalista responsável pelo Roda de Samba.

Já Cléber Machado é a principal baixa da emissora. O narrador completaria dezesseis anos à frente do Carnaval em 2014, mas acabou sendo substituído por Chico Pinheiro que, no ano passado, apenas ficou à frente da Esquina do Samba nos desfiles do Rio. César Tralli comandará, pela primeira vez, o Estúdio Globeleza.

Paula Lima e César Tralli no SPTV (Divulgação)

O "esquenta" deste ano ficou, novamente, a cargo de Paula Lima, junto a César Tralli na primeira edição do SPTV desde o dia 10 de fevereiro. A cantora visitou todas as escolas de samba e conversou com os integrantes e os carnavalescos de cada uma para divulgar no telejornal as novidades que cada agremiação levará para o Sambódromo do Anhembi. Além disso, reportagens especiais foram feitas por Phelipe Siani e Michelle Barros para cada enredo a ser contado na avenida.

Confira, abaixo, a grade de programação da emissora durante os desfiles.

SEXTA-FEIRA (28.02)
21h05 - Em Família
22h20 - Big Brother Brasil 14
22h45 - Globo Repórter
23h20 - Carnaval Globeleza 2014: Desfile das escolas de samba de SP 
  • 23h30 - Leandro de Itaquera 
  • 00h45 - Rosas de Ouro 
  • 02h00 - X-9 Paulistana 
  • 03h15 - Dragões da Real 
  • 04h30 - Acadêmicos do Tucuruvi 
  • 05h45 - Vai-Vai 
  • 07h00 - Tom Maior 

SÁBADO (01.03)
21h10 - Em Família
22h05 - Big Brother Brasil 14
22h35 - Carnaval Globeleza 2014: Desfile das escolas de samba de SP
  • 22h45 - Pérola Negra
  • 00h00 - Gaviões da Fiel 
  • 01h15 - Mocidade Alegre 
  • 02h30 - Nenê de Vila Matilde 
  • 03h45 - Águia de Ouro 
  • 05h00 - Império de Casa Verde 
  • 06h15 - Acadêmicos do Tatuapé

Carlos Tramontina, Paula Lima e Michelle Barros (Divulgação)Na manhã de sábado, 1º de março, apenas o Ação será exibido, a partir das 07h35. Em seguida, a programação segue normalmente. Já no domingo, há alteração na grade da Globo: toda a programação será atrasada em trinta minutos (a grade da emissora neste dia pode ser vista, completa, abaixo, no campo "Desfile das escolas de samba do RJ").

A apuração dos desfiles das escolas de samba do grupo especial de São Paulo será realizada na tarde de terça-feira, 4. Monalisa Perrone comandará o evento, com os comentários de Paula Lima e da repórter especial Michelle Barros. A apuração será transmitida às 16h, após a reapresentação de Caras & Bocas no Vale a Pena Ver de Novo.

A equipe completa dos desfiles de São Paulo está listada abaixo:

  • Apresentação: Chico Pinheiro e Monalisa Perrone.
  • Comentaristas: Paula Lima, Aílton Graça e Celso Viáfora.
  • Repórteres: Abel Neto, César Menezes, Daiana Garbin, Filippo Mancuso, Janaina Lepri, José Roberto Burnier, Márcio Canuto, Maria Julia Coutinho, Mauricio Kubrusly, Michelle Barros, Phelipe Siane, Renata Cafardo, Renata Ribeiro, Tiago Eltz, Veruska Donato e Walace Lara.

Desfiles das escolas de samba do RJ

Fátima Bernardes e integrantes da Unidos da Tijuca (Divulgação)A serem exibidos nas noites de domingo (2) e de segunda (3), os desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro também sofreram alterações. Luís Roberto continua na apresentação, contudo Glenda Kozlowski saiu do comando dos desfiles para dar lugar a Fátima Bernardes (à esquerda), que retorna à cobertura do Carnaval. No Estúdio Globeleza, sai Ana Paula Araújo e entra Tiago Leifert, que cada vez mais migra para o entretenimento.

No "esquenta", o repórter especial Fábio Júdice percorreu os barracões das escolas de samba do grupo especial na Cidade do Samba e fez entradas ao vivo na primeira edição do RJTV. O jornalista entrevistou os carnavalescos de cada agremiação, além de, em seus links, mostrar a bateria das escolas junto a alguns integrantes, que deram aos espectadores prévias do que mostrarão na Marquês de Sapucaí. Contudo apenas algumas escolas foram agraciadas.

Além disso, Milton Cunha, que será comentarista da Globo durante os desfiles do Rio, estreou um quadro na semana do Carnaval, o Pitacos do Milton, em que o carnavalesco deu dicas do que o público não poderá perder em cada escola.

Na transmissão dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, a Globo optou por não atrapalhar sua grade de programação e, consequentemente, afetar seus índices de audiência ao não exibir o desfile da primeira escola tanto no domingo quanto na segunda. O desfile será exibido posteriormente, no fim de todas as apresentações. Aqueles que quiserem assistir ao desfile do Império da Tijuca e da Mocidade Independente poderão recorrer à internet, visto que o G1 exibirá os desfiles na íntegra e ao vivo.

DOMINGO (02.03)
07h30 - Antena Paulista / Globo Comunidade
08h00 - Pequenas Empresas & Grandes Negócios
08h35 - Globo Rural
09h30 - Auto Esporte
10h00 - Esporte Espetacular
13h00 - Temperatura Máxima: Transformers
15h30 - Divertics
16h35 - Domingão do Faustão
20h00 - Big Brother Brasil 14
20h45 - Fantástico
22h20 - Carnaval Globeleza 2014: Desfile das escolas de samba do RJ
  • 21h00 - Império da Tijuca (apenas pelo G1)
  • 22h30 - Grande Rio
  • 00h00 - São Clemente
  • 01h30 - Mangueira
  • 03h00 - Salgueiro
  • 04h30 - Beija-Flor
  • 06h00 - Império da Tijuca (desfile gravado)

Equipe de comentaristas do RJ de 2013 (Reprodução)SEGUNDA-FEIRA (03.03)
20h30 - Jornal Nacional
21h05 - Em Família
21h55 - Big Brother Brasil 14
22h30 - Carnaval Globeleza 2014: Desfile das escolas de samba do RJ
  • 21h05 - Mocidade Independente (apenas pelo G1)
  • 22h30 - União da Ilha
  • 00h00 - Vila Isabel
  • 01h30 - Imperatriz Leopoldinense
  • 03h00 - Portela
  • 04h30 - Unidos da Tijuca
  • 06h00 - Mocidade Independente (desfile gravado)

Na manhã de segunda e de terça-feira, os jornais locais terão sua duração reduzida e exibida assim que acabar a transmissão do Carnaval GlobelezaApós os desfiles, as escolas que mais chamarem a atenção terão alguns de seus representantes enviados ao estúdio do Bom Dia Brasil, onde serão entrevistados pelos apresentadores do telejornal.

Os compactos dos desfiles serão exibidos, também, pela emissora logo após o Vídeo Show, no lugar da Sessão da Tarde na segunda-feira e no lugar do programa apresentado por Zeca Camargo na terça. Confira a grade da segunda e da terça-feira abaixo:

SEGUNDA-FEIRA (03.03)
13h50 - Vídeo Show
14h25 - Compacto dos desfiles do primeiro dia de desfiles do RJ
15h35 - Tapete Vermelho do Oscar
16h35 - Vale a Pena Ver de Novo

TERÇA-FEIRA (04.03)
13h50 - Compacto dos desfiles do segundo dia de desfiles do RJ
14h55 - Vale a Pena Ver de Novo: Caras & Bocas
16h00 - Apuração das escolas de samba de São Paulo
17h35 - Malhação

QUARTA-FEIRA (05.03)
13h20 - Jornal Hoje
14h00 - Futebol 2014: Brasil x África do Sul
16h00 - Apuração das escolas de samba de São Paulo
17h45 - Malhação

Milton Cunha, em quadro no RJTV (Reprodução)Para entender mais, sobre a programação entre sexta (28) e quarta (5), clique aqui.

A apuração dos desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro será realizada na tarde de quarta-feira, 5. Ana Luiza Guimarães comandará o evento, com os comentários de Milton Cunha. A apuração será transmitida após a exibição do amistoso entre Brasil e África do Sul.

A equipe completa dos desfiles do Rio de Janeiro está listada abaixo:

  • Apresentação: Fátima Bernardes e Luís Roberto; Tiago Leifert (Estúdio Globeleza).
  • Comentaristas: Milton Cunha, Eri Johnson e Pretinho da Serrinha.
  • Repórteres: Pedro Bassan, Renata Capucci, Ari Peixoto, Flávia Januzzi, Lília Teles, Marina Araújo, Diego Haidar, Mônica Sanches, Mônica Teixeira, André Curvello, Mariana Gross, Lília Teles, Paulo Renato Soares, Carlos de Lannoy, Fábio Júdice, Tatiana Nascimento, Bette Lucchese, Fernanda Grael, Ana Luiza Guimarães e Isabela Scalabrini.


Publicidade

Comentários (9) Postar Comentário

CLARISSE comentou:

VCS NA TRANSMISSÃO NÃO ESTÃO CONTANDO A HISTÓRIA DO DESENROLAR DAS ALAS NEM FAZENDO FILMAGENS DAS ALAS, ,SÓ FICAM BATENDO PAPO NO ESTÚDIO COM TODO RESPEITO,POR FAVOR, NÃO TEM COMENTARISTAS DAS ALAS ALEGORIAS, NADA? MESTRE SALA, VCS SÓ FICAM BATENDO PAPO QUE É ISSO POR FAVOR....


Fernando Oliveira Gonçalves respondeu:

Além disso aí, as filmagens da comissão de frente que é show a parte está encurtada. Não tem mais nem como ver os detalhes de tão rápida que são as imagens.


Fernando Oliveira Gonçalves comentou:

Realmente o carnaval #globeleza está outro, não que esteja ruim, mas não melhorou, apenas se modernizou para conseguir se encaixar na velocidade do tráfego de informações. Saudade do tempo em que tínhamos como apresentadores Cléber Machado, Maria Beltrão, Mariana Godoy e Renata Ceribelli. O que temo visto é uma narração ainda muito técnica, mas não sobre o desfile e o carnaval em si, mas sobre a forma de fazer a apresentação #globeleza. Exemplo disso é Tiago Leifert. Ele está altamente didático e profissional nas perguntas, diria que até meio \"engessado\". Não está ruim, mas também não há nem empolgação, nem descontração. Ano passado teve uma vinheta de abertura maravilhosa, muito bem produzida. Esse ano, no primeiro dia do RJ a chamada foi gravada, deu para perceber isso na entrada ao vivo, ficou mega artificial. Pode mudar, mas deve melhorar e não ficar estático.

Fernando Oliveira Gonçalves comentou:

Realmente o carnaval #globeleza está outro, não que esteja ruim, mas não melhorou, apenas se modernizou para conseguir se encaixar na velocidade do tráfego de informações. Saudade do tempo em que tínhamos como apresentadores Cléber Machado, Maria Beltrão, Mariana Godoy e Renata Ceribelli. O que temo visto é uma narração ainda muito técnica, mas não sobre o desfile e o carnaval em si, mas sobre a forma de fazer a apresentação #globeleza. Exemplo disso é Tiago Leifert. Ele está altamente didático e profissional nas perguntas, diria que até meio "engessado". Não está ruim, mas também não há nem empolgação, nem descontração. Ano passado teve uma vinheta de abertura maravilhosa, muito bem produzida. Esse ano, no primeiro dia do RJ a chamada foi gravada, deu para perceber isso na entrada ao vivo, ficou mega artificial. Pode mudar, mas deve melhorar e não ficar estático.

Dilma P comentou:

Realmente é lamentável que a Globo tenha o monopólio das transmissões pois não podemos acompanhar os desfiles das primeiras escolas porque temos que assistir novela e BBB... Além disto, concordo com os comentários de que ficam fazendo entrevistas bobas em arquibancadas e não passam as imagens das alas e da comissão de frente que é o grande espetáculo. E como não temos outra opção, não é possível que vejam o quanto a cobertura está aquém de um dos maiores espetáculos. Chega de papo e mais imagens e explicações, o mundo agradece... ou então deixe que outros o façam.

Leandro comentou:

É UMA VERGONHA!!!!
Aquele Chico Pinheiro estragou totalmente a transmissão de SP, só fala porcaria, não narraram ABSOLUTAMENTE NADA, NADA das alas e das alegorias, assistimos os desfiles sem entender a mensagens das escolas, alas e alegorias, comissões de frente e casais de MSPB passavam enquanto Chico Pinheiro fazia suas piadinhas e contava suas histórias ridículas, e aquela Monalisa Perrone não serviu para nada, somente para apoiar as babaquices do dito cujo. Fala sério Globo, em vez melhorar piora, voltem Mariana Godói e Cléber Machada, era mto bom com vcs!

Leandro comentou:

A direção e imagens foi outa porcaria. Precisam entender que as escolas de SP têm menos tempo que as do Rio. Ou seja, ficam perdem tempo passando imagens da concentração e a arquibancada, enquanto a escola está evoluindo na avenida!!!! Edição de imagens péssimas. Focavam apenas uma mínima parte das imensas alegorias que passavam e que quando mostrava a imagem eram das modelos semi-nuas, porra isso é bom, mas eu quero ver o trabalho desenvolvido pelas escolas tbm, se é pra ver mulher pelada, eu vejo na playboy!!!

Jonathan Fragoso comentou:

Pro Rio de Janeiro felizmente o desfile foi transmitido ao vivo e na íntegra, desde a primeira escola. No domingo nem teve Fantástico, foi direto do Big Brother pro desfile. Seria uma tremenda falta de respeito se a Globo fizesse essa sacanagem com o povo carioca. Ainda bem que não teve essa audácia.

marcio comentou:

Wallace Lara,meu nome é Márcio ferreira da Silva,morador de Belo Horizonte,você ficar meu amigo demais,eu ficar seu amigo demais,quando eu morar no rio de janeiro pra sempre,nós vamos bater um papo alegre como amigo que nós,vamos rir até falar chega,um abraço do amigo marcinho Amigo wallace Lara,que não esquece de você.

zeidon comentou:

Na Série A, em que só passa para o Rio de Janeiro a Globo só mostra a partir da terceira escola e o que se deve manter nesse ano.

Veja também

Publicidade