O Planeta TV

Especial: a Copa do Mundo é nossa!

TV brasileira acompanha a festa: as mudanças na programação, as equipes escaladas e os programas especiais.

Por: Victor Rezende - Email: [email protected]

O maior evento esportivo da Terra bate à porta do Brasil com o mundo em suas costas. "Somos um só" brada a Globo, em suas diversas inserções comerciais, fazendo propaganda para a população brasileira em relação à torcida para a Seleção do Brasil durante a Copa do Mundo de futebol, cujo início se dará em 12 de junho.

A emissora, que tem os direitos oficiais de transmissão do evento no País, licenciou os jogos com concorrentes: a Band, na TV aberta, e, na TV fechada, foram concedidos os direitos aos canais SporTV, ESPN, Fox Sports e BandSports. Será a Copa mais democrática e com mais canais exibindo os jogos de futebol da história do Brasil. E, com os avanços tecnológicos e uma maior acesso do telespectador aos canais fechados, além da internet, não se espera desse evento grandes recordes de audiência. A Globo deve obter, nesse período, sua maior audiência do ano, contudo não será de se espantar se não conseguir alcançar a casa dos 40 pontos. Vale ressaltar que, no ano passado, na final da Copa das Confederações, a emissora registrou 34 pontos de média. A Band, 10.

No entanto, será interessante ver toda a força de cobertura da segunda maior emissora do mundo. A Globo realizará, a partir de 1º de junho, a maior cobertura de sua história, mobilizando toda a sua rede  – 5 emissoras e 117 afiliadas – para garantir que todas as seleções presentes no Brasil sejam acompanhadas por equipes de reportagem nas doze cidades-sede que receberão o Mundial e nos 32 centros de treinamento. Toda a operação da emissora envolve cerca de 2500 profissionais diretamente.

Quem comanda a festa?

A Globo irá mover suas equipes de jornalismo na cobertura do evento. Os programas e apresentadores da emissora, assim, não ficarão de fora da festa. Galvão Bueno continua sendo o grande nome esportivo do canal. O locutor é o responsável por comandar a Cerimônia de Abertura da Copa a partir das 15h40. Claudia Leitte, Pitbull e Jennifer Lopez cantarão a música oficial da FIFA "We Are One (Ole Ola)". Ao lado, imagem dos três se apresentando no Billboard Music Awards. Abaixo, o clipe oficial.

Cada programa da emissora também se preparou especialmente para o evento. Nos telejornais, séries especiais foram feitas e a repercussão, além dos resultados de cada jogo serão noticiados e comentados em cada jornal de rede. No Bom Dia Brasil, quem comanda o bloco esportivo é Luís Ernesto Lacombe (à direita); no Jornal Nacional, Patrícia Poeta e Galvão Bueno acompanharão a Seleção; já no Jornal da Globo, o responsável é Tiago Leifert, na Central da Copa, a ser apresentada dentro do programa, exceto em dias de jogo do Brasil.

Para esta Copa, a Globo deseja mais interatividade junto a seus telespectadores. Além de Patrícia Poeta, Sandra Annenberg e Evaristo Costa irão se revezar na rua durante todo o Mundial para o Jornal Hoje, contando com o auxílio de Fernanda Gentil e  de Mauro Naves na cobertura do Mundial. Já na Central da Copa (à esquerda), Tiago Leifert irá contar com toda a equipe de repórteres da Globo, além de muita tecnologia a serviço de Caio Ribeiro na análise dos jogadores e na mesa tática. O esquema do programa será o mesmo, com a presença de plateia e de convidados.

O time de repórteres globais também já foi escalado: Tino Marcos, Mauro Naves, Marcos Uchôa, Eric Faria e Kiko Menezes irão acompanhar a Seleção Brasileira 24 horas por dia, enquanto Abel Neto e Fernanda Gentil serão os responsáveis por flashes na programação sobre o Brasil.

Tino Marcos, Mauro Naves, Eric Faria, Abel Neto, Marcos Uchôa, Kiko Menezes e Fernanda Gentil: os repórteres que irão acompanhar a Seleção Brasileira durante a Copa (Fotos: Reprodução/TV Globo)

A Globo também montou um time com sete repórteres especiais itinerantes. José Roberto Burnier, Guilherme Roseguini, Renato Ribeiro, Ernesto Paglia, Marcelo Courrege, Pedro Bassan e Carlos Gil foram escalados pela emissora para cobrirem as sete seleções, além da Brasileira, que têm grandes possibilidades de título.

Pedro Bassan (Espanha), Carlos Gil (Itália), Marcelo Courrege (Holanda), Guilherme Roseguini (Uruguai), José Roberto Burnier (Argentina), Ernesto Paglia (Portugal) e Renato Ribeiro (Alemanha) foram escalados pela Globo (Fotos: Reprodução/TV Globo)

Esses, no entanto, não são os únicos repórteres escalados pela Globo. A emissora irá contar com suas outras equipes de reportagem para a cobertura das outras seleções. Bruno Laurence, Leo Bianchi, Renato Peters, Natalie Gedra, Guilherme Pereira, André Gallindo, César Augusto são alguns dos repórteres escolhidos. Já o jornalismo irá cobrir, além dos eventos, possíveis manifestações que venham a ocorrer, além de outros vieses além dos jogos. Fábio Turci, Phelipe Siani, André Curvello, Sabina Simonato e Thiago Scheuer foram alguns dos escalados para o Mundial pelo jornalismo.

Como comentaristas de jogo, a Globo utilizará o mesmo time ao qual já está habituada: Walter Casagrande, Caio Ribeiro, Junior e Roger Flores. Assim como na Copa das Confederações do ano passado, Ronaldo Fenômeno será um dos comentaristas convidados, assim como Roberto Carlos e Juninho Pernambucano. Até o começo do ano, a Globo tentou acertar com o goleiro Rogério Ceni, mas as negociações não prosseguiram.

Caio Ribeiro, Walter Casagrande, Junior, Ronaldo Fenômeno, Roger Flores, Juninho Pernambucano e Roberto Carlos formam o time de ex-jogadores que comentarão os jogos do Mundial na Globo (Fotos: Reprodução/TV Globo)

Para os comentaristas de arbitragem, a emissora também fez contratações especiais. Além de Arnaldo Cézar Coelho, Renato Marsiglia e Leonardo Gaciba, que fazem parte do casting da emissora, Marcio Rezende e Paulo Cesar de Oliveira participarão das transmissões.

Marcio Rezende, Arnaldo Cézar Coelho, Paulo Cesar de Oliveira, Renato Marsiglia e Leonardo Gaciba: os comentaristas de arbitragem das transmissões globais (Foto: TV Globo)

Já as estrelas das tranmissões, os narradores, ganham um reforço. Alex Escobar junta-se à equipe de narração da Globo, composta por Galvão Bueno, Cléber Machado, Luís Roberto, Rembrandt Jr. e Rogério Corrêa. A Globo já começou a realizar testes com o jornalista, apresentador do Globo Esporte do Rio de Janeiro. No primeiro, num jogo para o estado de São Paulo, Escobar foi duramente criticado nas redes sociais; no segundo teste, na quarta-feira, 28, Escobar havia sido escalado para um jogo em São Paulo, mas, na última hora, foi trocado por Luís Roberto e narrou o jogo da rede.

As estrelas da narração da Globo nos jogos da Copa: Galvão Bueno, Cléber Machado, Luís Roberto, Rogério Corrêa, Rembrandt Jr. e o novato Alex Escobar (Fotos: Reprodução/TV Globo)

As mudanças na programação

Confira, clicando aqui, a grade de programação da Globo durante a exibição da Copa do Mundo.

No entretenimento, novidades atreladas a uma cobertura mais informal do Mundial. O Mais Você já começou o quadro "Torcida do Louro", que faz campanha para que a figura do Louro José, mascote do programa, esteja desenhada nas ruas brasileiras. O Encontro com Fátima Bernardes investirá no "Caminhão da Fátima" e na presença da apresentadora para acompanhar os passos da Seleção. Na abertura da Copa, o programa será ancorado em São Paulo. Fátima já apresentou o Encontro diretamente da Granja Comary, em Teresópolis, onde entrevistou Luís Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira.

A grade de programação da Globo, devido à Copa, sofrerá algumas alterações. G3R4ÇÃ0 BR4S1L terá oito episódios especiais com duração entre três e cinco minutos. Nesses capítuos, será enfatizado apenas o reality show Geração Brasil, que ocorre dentro da novela. Os participantes estão dispostos à esquerda. Meu Pedacinho de Chão terá mudanças em seu horário no decorrer do evento; já Em Família começará mais tarde: após o Jornal Nacional, por volta de 21h40. A grade de shows continua intacta. Contudo o Programa do Jô deixará de ser exibido durante o Mundial, sendo substituída pela terceira temporada da série Revenge, que se inicia no dia 9 de junho, após o Jornal da Globo.

Alguns episódios de A Grande Família e Tapas & Beijos serão especiais; programas sofrerão alterações. Caldeirão do HuckDomingão do FaustãoEstrelas e Esquenta! passam a ser comandados ao vivo. Os dois primeiros terão grandes mudanças em sua duração, com programas de 35 minutos. Tatá Werneck será o reforço de Luciano Huck e entrará, ao vivo, como repórter. Já Regina Casé apostará na mistura de samba e futebol. Malhação se prepara para encerrar a atual temporada no dia 11 de junho. A próxima, intitulada "Malhação Sonhos" irá estrear em 14 de julho, após o término da Copa.

Com a pausa no Campeonato Brasileiro, a Globo muda a sua grade nas noites de quarta-feira a partir do dia 4. Após a novela Em Família, a emissora exibe a sessão Cinema Especial até 9 de julho. O PactoTransformers: o Lado Oculto da LuaOs Pinguins do PapaiPiratas do Caribe: Navegando em Águas MisteriosasO Resgate e X-Men: Primeira Classe foram os seis filmes selecionados pelo canal.

Como será a cobertura antes do Mundial

Domingo, 1º de junho, 9h30. Ivan Moré e Glenda Kozlowski (à direita) apresentarão o Esporte Espetacular diretamente da Granja Comary, centro de treinamento da Seleção Brasileira. Reportagens especiais, entrevistas com jogadores e integrantes da Comissão Técnica e um resumo de tudo o que aconteceu na primeira semana do time em Teresópolis serão o principal tema do programa. Os detalhes e a preparação para o primeiro amistoso também serão destacados, com uma equipe em Goiânia. A preparação do País para a Copa do Mundo também será destaque no esportivo.

À noite, o Fantástico dá, definitivamente, o pontapé inicial na transmissão da Globo da Copa do Mundo, tendo equipes de reportagem nos quatro cantos do País para tentar definir diferentes jeitos de ser brasileiro. A mobilização das pessoas, as festas, a preparação para receber os turistas, as decorações nas ruas e a expectativa para as emoções do Mundial que se aproxima serão exibidos em reportagens do programa. Uma entrevista exclusiva com Edward Snowden e o último dia do Brasileirão antes do recesso também serão destaque no programa.

Na segunda-feira, 2, Cristiane Dias (à direita) volta em rede nacional após o fim do Rumo à Copa. A apresentadora irá ancorar o Globo Esporte, das 12h50 às 13h20, para todo o País. Nesse mesmo dia, no Jornal Nacional, William Bonner assume, sozinho, a bancada da atração porque Patrícia Poeta e Galvão Bueno passam a apresentar o telejornal de onde a Seleção Brasileira estiver. Neste primeiro dia, os dois estarão em Goiânia, palco do primeiro amistoso antes do Mundial. Patrícia também fará reportagens especiais para a atração durante seu período como repórter itinerante da Seleção.

Na terça-feira, 3 de junho, a Globo adianta a exibição do Vale a Pena Ver de Novo para depois do Vídeo Show a fim de, às 16h, exibir o amistoso entre Brasil e Panamá, que ocorre em Goiânia. Galvão Bueno, Ronaldo Fenômeno, Walter Casagrande e Arnaldo Cezar Coelho formam a equipe da emissora neste dia. À noite, Tiago Leifert volta com a Central da Copa, ao lado de Caio Ribeiro e Alex Escobar. O mesmo ocorre com o amistoso de sexta, 6, no Morumbi, em São Paulo, no jogo entre Brasil e Sérvia.



Publicidade

Comentários (0) Postar Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Veja também

Publicidade