O Planeta TV

Perdidos de Amor: Uma novela escandalosamente romântica

Trama escrita por Ana Maria Moretzsohn para a Bandeirantes completa 20 anos.

Por: Emerson Ghaspar - Contato: [email protected]

Depois de anos escrevendo para a TV Globo, sempre em parceria com outros autores, Ana Maria Moretzsohn estreava como autora titular na TV Bandeirantes com a telenovela Perdidos de Amor, uma obra com forte inspiração nas comédias românticas norte americanas.

A trama central de Perdidos de Amor contava a história de um triangulo amoroso formado por Maria Luísa (Christine Fernandes), Pedro Henrique (Lugui Palhares) e Rodrigo (Cláudio Lins) em suas idas e vindas amorosas.

Maria Luisa é uma jovem rica, bonita e muito astuta, que pertence a uma família aristocrata carioca, mas que está a beira da falência. Seu pai, Fabiano (Edney Giovenazzi) vive de pose e vive gastando o dinheiro que não tem com suas amantes, já a mãe Eleonora (Sônia Clara) é uma mulher elegante, culta, mas que não se interessa pelo mundo ao seu redor e que não percebe os deslizes do marido.  Além disso, Maria Luísa tem um irmão, Guilherme (Thiago Fragoso), que vive aprontando.

Fabiano tem a pretensão de manter seu nível social através do casamento de Maria Luísa com Pedro Henrique (Lugui Palhares), um playboy inveterado que apesar de todo o apelo do pai Olavo (Paulo Figueiredo) para que se torne um homem sério e responsável, vive atrás de mulheres e aventuras.  Pedro Henrique está sempre junto dos amigos Cicero (Jorge Pontual) e Billy (Carlos Thiré) e juntos formam a “Confraria dos Destemidos”.

Pedro Henrique é um típico mauricinho que vive batendo de frente com Jessica Seabra (Carol Machado), uma paparazzi que vive coletando informações que ajudem a publicar biografias não autorizadas. Para isso, ela se disfarça, cria situações, sempre em busca do furo de reportagem e com isso quem acaba sempre levando a pior é sua amiga Tony (Miriam Freeland).

Jéssica é uma feminista ferrenha e logo se torna amiga de Maria Luísa, torcendo para que ela se acerte com Rodrigo, um novo rico que subiu na vida através de seu trabalho e que não possui grandes ambições, sendo um homem simples.

Rodrigo mora em um belo apartamento com a irmã mais velha Sofia (Totia Meirelles), uma deslumbrada que deseja ser aceita nas altas rodas da sociedade, o cunhado Waldemar (Paulo Guarnieri) que se mantem simples, a mãe Amélia (Suzana Faini) e os sobrinhos: Zezinha (Camila Farias), Huguinho (Alan Pontes) e Luisinho (Ricardo Bruno). Além disso, Rodrigo tem um tio, Quintino (Jonas Bloch) que sempre aparece com uma ideia mirabolante.

Apesar de ficar dividida, Maria Luísa resolve levar a ideia do casamento adiante, mas as vésperas da cerimonia descobre que foi traída por Pedro Henrique e desiste de se casar. A jovem então resolve dar uma chance a Rodrigo, mas o casal passará por vários problemas até o derradeiro final da trama. Entre eles Pedro Henrique que resolve reconquistar a ex-noiva, Vivian (Paula Burlamaqui) namorada suburbana de Rodrigo que tenta entrar na alta sociedade carioca e Fabiano que reluta em vender sua empresa à beira da falência, pois em sua concepção significa a decadência de sua família na sociedade carioca.

Paralelo a isso, Lali Massini (Lucinha Lins) é dona de uma empresa que organiza eventos para a alta sociedade e que, além disso, ensina as jovens a conseguir um casamento com um homem rico, ensinando postura, etiqueta, além de estudar toda a vida sobre o candidato a casamento para uma de suas alunas.

Rodrigo (Cláudio Lins) e Maria Luísa (Christine Fernandes). Foto: Reprodução/Band

Depois de anos escrevendo na TV Globo, Ana Maria Moretzsohn chegava a Bandeirantes, que não produzia tramas diretamente, mas que exibia novelas feitas pela TV Plus, que já havia produzido anteriormente A Idade da Loba e O Campeão, ambas sem êxito.

Perdidos de Amor enfocava nos encontros e desencontros amorosos dos protagonistas e na estreia a autora revelou a proposta da telenovela: "Quero envolver o público com uma história leve e divertida. Televisão é entretenimento e novela é evasão",

Com uma audiência de 3 pontos de audiência, a trama ficou aquém do esperado quando o esperado era de 5 a 6 pontos, mas a trama trouxe prestigio para a emissora que resolveu investir em novelas depois de 15 anos sem produzir nada, a última trama havia sido Maça do Amor em 1983.

Devido a repercussão da trama, Ana Maria Moretzsohn foi convidada pela Bandeirantes  para assumir a supervisão do núcleo de dramaturgia da emissora e no ano seguinte lançou a novela Serras Azuis, que não conseguiu a audiência desejada pela emissora.

Destaque para as interpretações de Christine Fernandes (Maria Luísa), Lucinha Lins (Lali), Claudio Lins (Rodrigo), Carol Machado (Jéssica), Totia Meirelles (Sofia) e Edney Giovenazzi (Fabiano). O apresentador Amaury Jr. chegou a fazer uma pequena participação na trama.

Perdidos de Amor lançou duas trilhas: nacional e internacional. A primeira com a atriz Paula Bulamarqui estampando a capa e a segunda com o logo da novela. O álbum nacional possuía as seguintes musicas: A Hora da Estrela/ Lobão, Beija Flor/ Marina Lima, Eu Não Vou Dizer Nada/ Titãs, Péssima/ Nanda Rossi, Dinheiro/ Viper, Mulher/ Nocaute, Salve o Rio/  Nanda Rossi,  Fuga Nº 2/  Mutantes, Tenha Calma/ Djavan,  Estava Escrito/  Ângela Maria e Nana Caymmi, Tive Sim/ Dora Vergueiro, Jeito Danado/  Luiz Melodia, Tô Programado/Papo 10 e Se Eu Fosse/ Cacá e Bruno.

A trilha internacional era formada pelos hits: Lama/ Noa, Machinehead/ Bush, Long Tall Texan/ The Beach Boys, Just When I Needed You Most/ Dolly Parton, Dream Little Dream OF Me/ Louis Armstrong, Dedicated To The Onde I Love/ The Mamas and The Papas, Blue Moon/ The Mavericks, Born To Be Wild/ Steppenwolf, Rain and Tears/ Papa Winnie, American Love/ Sway, Mambo Rock/ Bill Halley, Anxiety/ Goldfinger, I’m Sorry/ Brenda Lee e Nepal/ Celestial. A seleção de repertório foi de Mahirton Bahia.

Destaque para a abertura da trama onde um cupido acerta seus alvos.

Lançada com o slogan de “uma novela escandalosamente romântica”, Perdidos de Amor foi exibida de 28 de outubro de 1996 a 7 de junho de 1997 as 19h, em um total de 160 capítulos. Escrito por Ana Maria Moretzsohn com colaboração de Maria Cláudia Oliveira, Daisy Chaves e Vera Villar, a trama teve a direção de Mauro Faria, Ivan Zettel e Marcio Waismann.

Perdidos de Amor é o típico caso de novela feita para aqueles que adoram uma boa trama repleta de romance e humor , que deveria ser exibida pela Band, afinal há todos os ingredientes para conquistar o telespectador, não é a toa que é “escandalosamente romântica.


 


Deixe o seu comentário