O Planeta TV

The Voice Brasil 4x07 - Batalhas, Parte 2

O retorno da conhecida e aclamada qualidade musical das batalhas do The Voice Brasil.

Por: Daniel Melo - Contato: [email protected]

Mais uma vez vou contrariar meio mundo, mas dessa vez pra dizer que simplesmente adorei as batalhas dessa semana. Claro, que por uma boa parte dos meus favoritos terem ficado pra essa semana, estava bem ansioso, mas também pude facilmente ver que gostei de muitas escolhas musicais dessa semana. Tanto das óbvias quanto das improváveis.

Mas nessa semana também vi que o número de escolhas erradas e “pegueis” mal gastos foi bem maior que o da semana passada. Lembro que ano passado, no último dia de batalhas, já não havia mais “pegueis” disponíveis, o que culminou na eliminação bem precoce de Karina Duque Estrada, de Luana Fernandes e de Ricardo e Ronael (que eu me lembre de cabeça). E esse ano, apesar de ainda termos 4 pegueis disponíveis, apenas Cláudia Leitte e Lulu Santos fizeram bom uso dos seus (até porque pior que roubar Cris Silva e Paulynha Arrais, é bem difícil, mas possível, como vimos essa semana).

E por falar em Cláudia Leitte, devo dizer que terminei essas batalhas bem decepcionado com o time dela. O Team Milk sempre entregava as melhores batalhas da temporada. Na 1ª temporada tivemos “João de Barro”, “Closer”, “Ive Brussel”, “Ainda Lembro” que me marcaram de alguma maneira. Na 2ª temporada, tivemos a melhor batalha da história do programa com “A Thousand Years”, que ganhou elogios até mesmo da própria Christina Perri; além de “Resposta ao Tempo”, e aquela batalha em que Cláudia pisou em cima de Lulu com muita vontade, “Aquele Abraço”. E ano passado, “Bilhete” e “Roxanne” e “Ficar Com Você” e até mesmo “Let It Go” figuram entre as favoritas. Nessa 4ª temporada, porem, muito tristemente, constato que o Team Milk não teve nenhuma batalha absolutamente incrível como nos outros anos. A que chegou mais perto desse feito foi “Você Não Me Ensinou a Te Esquecer” semana passada. Na minha humilde opinião, isso aconteceu porque todos os holofotes dessas batalhas estavam no Team Michel e eventualmente refletiam no Team Brown. Mas para não comentar fora da ordem vamos falar disso daqui a pouco.

Quanto aos auxiliares esse ano, eles pouco fizeram. Ou melhor, pouco foi mostrado do que eles fizeram. Claro que Luiza Possi vem mostrando um trabalho excelente desde a 1ª temporada, assim como Di Ferreiro foi bem competente esse ano (bem mais que ano passado). Mas a surpresa fica com Rogério Flausino, que eventualmente mostrou que aprendeu a guiar artistas nesses 4 anos em que participou do programa. Já Alexandre Pires, foi nível Dudu Nobre de apatia. Quase passou despercebido por mim. Mas queria ver mais deles trabalhando com os candidatos, assim como os técnicos.

Uma última coisa que me chamou muito a atenção foi quando os ensaios eram mostrados e pudemos ver Michel Teló e Carlinhos Brown de fato treinando seus times para as batalhas e oferecendo conselhos úteis (apesar de apenas 30 SEGUNDOS de ensaio mostrado! Vamos mudar isso aí, produção!).

Então, vamos às batalhas:

12) Team Milk: Vanessa Machado x Del Feliz - Dia Branco / A Vida do Viajante (Geraldo Azevedo / Luiz Gonzaga)

Pouquíssimas coisas, na verdade quase nada, me chamou a atenção nessa batalha, que somente marcou a evolução vocal de Vanessa e a superioridade performática de Del Feliz. As próprias caras de Luiza Possi mostravam a falta de interesse nessa apresentação. A experiência de Del fez diferença aqui e ele parecia bem à vontade e eu até o elegeria vencedor, mas aí nos últimos 3 segundos de música ele consegue dar uma desafinada que era impossível esconder e acabou com a já pequena chance que ele tinha de avançar. Não me importo muito com nenhum dos dois e por isso estaria em paz com qualquer resultado. E assim, Cláudia levou Vanessa para as rodadas de fogo.

Vencedora: Vanessa Machado.

11) Team Michel: Renan Ribeiro x Adna Souza - É Com Ela Que Eu Estou (Cristiano Araújo)

Se a voz de Adna já tinha parecido forçada na sua audição, nessa batalha essa impressão de intensificou. O timbre da menina é diferente, mas não tem um pingo da naturalidade do de Renan. Na batalha, a extensão vocal de Renan não foi explorada como foi em “Implorando pra trair”, mas ainda assim ele se destacou nas partes mais agudas enquanto Adna se destacou nas partes mais graves, uma dualidade sempre interessantíssima. Mas vou confessar que Renan já tinha ganhado essa batalha pra mim nos primeiros 30 segundos e nada do que veio depois disso me fez mudar de ideia. Michel, como em todas as outras batalhas, não decepcionou e escolheu Renan como vencedor. O improvável foi Brown ter roubado Adna. Acho que Brown deve ter achado que seu primeiro “peguei” em Rebeca Sauwen foi bem gasto demais e quis apertar o botão só por diversão. Só pode! Bem, Cláudia Leitte e Paulynha Arrais podem respirar aliviadas agora. O pior roubo da temporada foi de Brown em Adna.

Vencedor: Renan Ribeiro

Peguei: Adna Souza (Team Brown - 2 usos)

10) Team Brown: Matheus Zuck x Luísa Amaral - See You Again (Charlie Puth feat. Wiz Khalifa)

Vou começar falando de Luísa, quem muito eu critiquei aqui na sua audição (e ainda mantenho tudo que disse dela em “Hurt”). A menina de fato se mostrou mais estável vocalmente, mas ainda parece todo momento uma criança brincando de cantar. Apesar de a meu ver ter ganhado essa batalha, Luísa ainda fez uns improvisos que não deram muito certo e soaram bem estranhos pra mim. Já Matheus só tem para defendê-lo seus falsetes, que foram bem bons. Claro, que ele estava visivelmente fora da zona de conforto dele ali, mas isso era um problema secundário, já que sua voz estava consideravelmente sem força. Brown, discordou de mim e resolveu levar o cru Matheus às rodadas de fogo, mas a eliminação de Luisa não me incomodou porque vejo tanto potencial, ou melhor falta de potencial nela quanto nele.

Vencedor: Matheus Zuck

9) Team Lulu: Nando Vianna x Rafael Dias - Onde Você Mora? (Marisa Monte/Nando Reis)

Muito provavelmente tenha sido a letra da música, mas achei que o timbre mais suave e contido de Rafael combinou mais e me chamou bem mais a atenção. Mas Nando foi igualmente bem nessa batalha. Uma coisa estranha é que como Lulu escolheu Nando, eu queria que Rafael avançasse, mas se Rafael fosse o escolhido, não gastaria um “peguei” com Nando. Por isso tendi a torcer por Rafael mesmo. Apesar de mais competente aqui, Nando ainda me passa um ar artificial e não me deixa torcer por ele. Rafael também, mas em escala bem menor. No final não fez muita diferença pra mim o resultado.

Obs: E estamos de volta com os momentos vergonha alheia do Lulu no programa.

Vencedor: Nando Vianna

8) Team Lulu: Jonnata Lima x Negra Mary - Lembra de Mim (Ivan Lins)

Apesar de ser fã de Ivan Lins, não aprovo essa música para a dupla de maneira nenhuma. Essa melodia era exatamente aquilo que eles não precisavam. Jonata foi o mesmo de sua audição, bom e com um vibrato (?) interessante no seu registro mais grave e um timbre bem diferenciado. Já Negra Mary, fez um trabalho vocal mais polido, mais limpo e pela linearidade do seu trabalho aqui, não me chamou nem um pouco a atenção, mas ainda assim, sua voz é incrível e a escolheria sem nem pensar duas vezes. Mas Lulu não concordou comigo, levou Jonata adiante e eliminou sua melhor cantora da competição. E pior que isso foi Michel Teló não roubando Negra Mary pra roubar um certo cantor mais tarde.

Vencedor: Jonnata Lima

7) Team Milk: Lorena Ly x Xanndy - Juízo Final (Alcione)

Todos já sabíamos que Xanndy entrou derrotado nessa batalha por estar indo contra Lorena, a favorita do Team Milk tanto em qualidade musical quanto em popularidade, mas ele até que me surpreendeu com todo aquele alcance (um pouco além da conta, vale dizer) e foi nesse (único) ponto que ele se destacou. Aí, logo em seguida entrou uma Lorena Ly absolutamente perfeita. O primeiro “o sol” dela foi tão exagerado quanto o de Xanndy, mas Lorena soube rapidamente se encaixar no tom certo e ainda assim trazer muito mais camadas emocionais (ainda assim, não muitas) para a música. A estridência da voz de Xanndy me incomodou no final e provavelmente atrapalhou Lorena também, mas ambos fizeram uma batalha boa. Lulu, estava corretíssimo em dizer que houve excesso de ambas as partes, de elevar muito o tom e improvisos que não deram certo (Xanndy, essa indireta foi pra você). Mas discordo fortemente dele quando critica a interpretação dos dois. E aí entra Claudia Leitte, aquela que quando quer defende as suas crias como poucos técnicos no mundo o fazem. Se “o sol tá nascendo mais uma vez” é triste ou feliz, a interpretação é deles. Claro que Cláudia, que pela primeira vez na história do programa tem um time fraco, escolheu continuar com sua melhor candidata, Lorena. Agora esse peguei de Michel em Xanndy... Só digo que estou te julgando, Michel.

Vencedora: Lorena Ly

Peguei: Xanndy (Team Michel - 2 usos)

6) Team Milk: AliceTirolla x Joelma Santiago - Chandelier (Sia)

Primeiramente, Cláudia Leitte, que cara de pau essa sua de dizer que Chandelier é uma música fácil? Quem fala isso é porque nunca cantou essa música. Segundamente, Cláudia Leitte,que necessidade é essa de sempre transformar uma música em reggae toda temporada? Foi “Your Song”, “Let It Go” e agora “Chandelier”. Essa ideia já deu, tá? Fica a dica. Agora sobre a batalha, surpreendentemente me peguei curtindo esse arranjo mais “tropical”, como ela mesma gosta de chamar. O que incomodou nessa batalha foi mais a falta de força vocal de Alice. Apesar de Joelma ter começado mal, ela conseguiu chegar naquele mesmo ponto quando o tom sobre que encaixa perfeitamente na voz, no qual podemos ver tanto aquela parte mais rouca da sua voz e o seu incrível alcance. Já Alice passou a batalha toda sempre abaixo da nota certa e nem quanto o tom subia, ela chamava atenção. Até o seu tom sexy, destacado por Lulu, chamou a atenção aqui. Destaco negativamente também os improvisos mal feitos de Alice (e um ou outro de Joelma também). Cláudia, que pelo visto tá querendo perder essa temporada de vez, se desfez de Joelma e escolheu Alice. Felizmente, Lulu roubou Joelma e garantiu uma sobrevida da cantora na próxima fase, mas acho que o técnico a eliminará.

Vencedora: Alice Tirolla

Peguei: Joelma Santiago (Team Lulu - 2 usos)

5) Team Brown: Junior Lord x Maurílio de Oliveira - Carolina (Seu Jorge)

Foto: Divulgação/Globo

Carlinhos Brown está de parabéns por essa escolha musical completamente imparcial e inesperada para um pareamento dito por mim mesmo como sem sentido. Acho que Junior me chamou mais a atenção nessa batalha tanto vocalmente quanto na presença de palco (nesse aspecto, Maurílio comeu poeira). A última nota segurada por Junior foi bem surpreendente vindo dele. Mas isso não quer dizer que Maurílio foi ruim, muito longe disso. O problema é que a performance de Maurílio se resumiu apenas à vocais mediano, enquanto a de Junior foi mais completa. Brown também pensou assim e levou a versão unificada e afinada de Lucas e Orelha adiante.

Vencedor: Junior Lord

4) Team Milk: Nikki x Bella Schneider - (I Can’t Get No) Satisfaction (The Rolling Stones)

Foto: Divulgação/Globo

Ok, chegou a hora de eu pagar a minha língua. Nikki se redimiu de sua ridícula audição (sim, foi ridícula mesmo) e fez uma performance bem interessante de uma música já manjada em realities. Ainda acho que a menina do cabelo rosa exagerou na dose de sensualidade e exageros vocais nessa batalha, mas Nikki foi muito melhor do que eu esperaria. Toda a aspereza nas notas mais altas me fizeram prestar muito mais atenção nela e pensar que ela realmente tem chances de se tornar relevante nessa temporada. Ainda mais no fraquíssimo Team Milk. Já Bella, não conseguiu reverter a situação a seu favor e foi completamente engolida por toda a performance de Nikki. Aquele falsete dela, ou melhor tentativa de falsete, porque estava quase inaudível, foi quando eu percebi que Bella seria muito justamente eliminada da competição. Mantenho o que disse nas audições das duas, mas nessa batalha, a vencedora foi Nikki.

Vencedora: Nikki.

3) Team Michel: Mali x Eduardo Camiletti - Aquele 1% (Marcos & Belluti)

Foto: Divulgação/Globo

Pessoalmente, não escolheria essa música pra cantarem. Mas no final, acabei gostando bastante. Tanto Eduardo quanto Mali foram bem bacanas vocalmente falando. Eduardo, apesar de correto, ficou o tempo todo passando uma impressão de karaokê de luxo (um karaokê de luxo bem acima da média), provavelmente devido a sua presença de palco bem limitada, o que não podia ocorrer nessa música. Já Mali, veio para o ringue completamente mergulhada na música, na personagem e toda trabalhada na presença de palco. E conseguiu se destacar mesmo fora que eu imaginava ser a sua fonte de conforto. Eu disse nas audições que Mali provavelmente só brilharia de optasse por um pop-funk mais pop que funk, mas pelo visto, essa música sertaneja certamente mostrou a versatilidade da menina.

Vencedora: Mali

2) Team Brown: Agnes Jamille x Larissa Mello - Caçador de Mim (Milton Nascimento)

Foto: Divulgação/Globo

Vou confessar que fiquei muito indeciso sobre quem ficaria na primeira posição do ranking essa semana. E no final, o desempate se deu em potencial da vencedora na competição. Mas essa batalha do Team Brown foi absolutamente incrível. A começar por essa música lindíssima, que é capaz de emocionar até mesmo o coração mais duro, e que possibilitou ambas as candidatas brilharem intensamente e em segundo lugar, por trazer duas cantoras incríveis para batalhar. Ao abrir a batalha, achei Agnes simplesmente linda, suave e exatamente o que esperava dela naquele momento. Aí veio Larissa, com uma voz mais marcante, mais forte, mas que ainda assim soube dar a música a suavidade necessária. E apesar do a primeira metade da batalha ter sido apenas boa, a segunda metade, mais precisamente a parte de Larissa foi incrível. Elas alternando os versos entre si, e convergindo naquele final incrível, que soube ser simples e grandioso. Aliás, é aí que está a beleza dessa performance. Não houve excesso. Ou se houve, não percebi. Minha torcida, pelo timbre, acabou sendo de Larissa e quando Brown escolheu Agnes, o que não foi injusto, me desesperei quando percebi que não havia mais “pegueis” disponíveis, porque não era possível que um dos melhores desempenhos individuais da semana fosse eliminado dessa forma. De qualquer maneira, excelente batalha e eu irei lembrar dessa batalha por muito tempo.

Obs: Prêmio Fofura para Cláudia Leitte chamando Larissa pra cantar com ela.

Vencedora: Agnes Jamille.

1) Team Michel: Franciele Karen x Brícia Helen - Dark Horse (Katy Perry)

Foto: Divulgação/Globo

A primeira batalha da semana acabou sendo a melhor batalha do episódio, e de quebra, a melhor batalha da temporada. Eu tenho minhas reservas quanto a cantar Katy Perry em realities musicais, mas devo admitir que tudo funcionou perfeitamente aqui. Mas também pudera, com duas cantoras excelentes e uma música de dificuldade bem baixa, se saísse ficaria difícil defender as duas. Mas não foi o caso. Acho que nenhuma das duas meninas errou uma nota sequer e Franciele ainda conseguiu se recuperar da sua audição terrível de 2015 e chegar perto da sua audição incrível de 2014. Já Brícia, apesar de ficar um pouco abaixo do nível da sua audição, ainda mostrou a força que é. Ambas as candidatas são exemplos de cantores que de fato sabem cantar em inglês. Quero destacar aqui que Brícia realmente parece tanto fisicamente quanto vocalmente com Jessie J. Essa batalha foi o maior exemplo de dinamismo, cumplicidade e talento vocal que o programa tem até agora esse ano. E vejo tanto Brícia quanto Franciele como potencial finalistas. Sim, Franciele no Team Michel e Brícia no Team Milk, o que é o resultado mais justo e mais sensato. Mas pra não dizer que foi tudo absolutamente perfeito, queria ver ambas explorando mais o palco, já que nesse aspecto foi uma batalha bem parada.

Vencedora: Franciele Karen

Peguei: Brícia Helen (Team Milk - 2 usos)

E é isso pessoal. Após mais um episódio longo de 12 batalhas, chegamos ao fim dessa rodada e entramos na rodada de fogo. O resultado final da batalha é muito claro. Os times de Michel e Brown claramente se fortaleceram aqui, enquanto que o time de Lulu foi do céu ao inferno em duas semanas. Já o Team Milk conseguiu equilibrar boas escolhas com escolhas erradas, mas no geral não saiu do lugar.

Não sei ainda como funcionará as rodadas de fogo, mas parece que ou 4 ou 5 candidatos avançarão. Prefiro que sejam 4 pois como temos 5 semanas de shows ao vivo, podemos ter a possibilidade do resultado das votações serem revelados somente na semana seguinte, o que seria muito bom.

1) Team Michel: Renato Vianna, Franciele Karen, Léo Chaves,Mali, Matteus, Renan Ribeiro, Xanndy, Edu Santa Fé.

Agora não tem pra ninguém, Team Michel é oficialmente o meu favorito, o mais forte e com mais chances de ganhar. Renato e Franciele dão uma dupla de semifinalistas absolutamente incrível e fico bem empatado em relação aos dois. Acredito que Renato e Franciele avançam com tranquilidade e daí Michel escolhe dois sertanejos e estou apostando em Matteus e Renan Ribeiro. Se tiver uma quinta vaga, torço por Léo Chaves ou Mali. É muita gente boa nesse time.

2) Team Brown: Gau Silva, Paula Sanffer, , Rebeca Sauwen, Junior Lord, Agnes Jamille, Dani Lino, Matteus Zuck, Adna Souza.

Acho que mais uma vez Brown conseguiu reverter seu time fraco das audições em um time forte ao fim das batalhas. Acho que Brown avança com Gau, Paula, Rebeca e Junior. Se houver uma quinta vaga, fica entre Agnes e Dani.

3) Team Milk: Brícia Helen, Lorena Ly, Tabatha Fher, Nikki, Alice Tirolla, Vanessa Macedo, Paulynha Arrais William San’Per.

O Team Estrogênio + William agora tem em Bricia uma chance de vitória, mas ainda é muito vaga. Tem um Top 5 muito bem definido com Brícia, Lorena, Tabatha, Nikki e Alice e acho que nenhum nome além desse tem chance de avançar.

4) Team Lulu: Joelma Santiago, Tori Huang, Jonnata Lima, Thaís Moreira, Marcos Matarazzo, Cris Silva, Ayrton Montarroyos, Nando Vianna.

Como disse semana passada, sem Negra Mary, sem Rebeca Sauwen e sem Leo Chaves pouco sobre no Team Lulu. Minha favorita aqui, pasmem, é Joelma. Acho que Lulu avança Jonnata, Marcos, Ayrton e Thaís. Tori só passa numa 5ª vaga.

Bem pessoal, é isso! Até semana q vem com as desde já temidas rodadas de fogo!  Abraços!


Deixe o seu comentário