O Planeta TV

The Voice Brasil – 3x07 – Batalhas, Parte 2

Porque consistência nunca fez parte do programa?

Por: Daniel Melo - Contato: [email protected]

Na semana passada, eu havia expressado todo o meu desapontamento com o fato de a primeira semana de batalhas ter sido fraca. Eu realmente esperava muito mais. Mas qual a minha surpresa ao ver que aquele que não deve ser nomeado passou aqui na semana passada, leu meu texto e mandou a edição escolher excelentes batalhas para serem exibidas nessa noite de quinta-feira. Sério. Tivemos algumas batalhas mais ou menos (cof cof, Team Brown, cof cof), mas também tivemos verdadeiros shows no ringue (cof, cof, Team Daniel, cof cof). Tivemos ainda a consolidação, ou quase isso, de muitos dos meus favoritos no Team Daniel.

Mas nem só de Daniel viveu esse episódio. Cláudia Leitte (e Daniel também, só para deixar claro) surgiram como os melhores jurados da semana e Luiza Possi como a melhor mentora da bancada e de quebra fez com que minha torcida pela sua presença fixa no programa só aumente. Já Lulu e Brown só apareceram para ativar o contador de cagadas. Mas ao menos, marcaram presença, diferentemente de Dudu Nobre. Aliás, eu só lembrei que o Dudu estava ali quando ele apareceu no ringue para cantar com a Luiza (#vazalogo).

Aliás, vou registrar logo aqui que achei muito massa a participação dos auxiliares em performances. Já que eles têm tão pouco tempo de tela (quase nenhum pra falar a verdade), ainda bem que aquele que não deve ser nomeado os faz cantar para fazer valer o salário pago. Foram duas performances boas. Nada mais do que isso, mas que cumpriram muito bem o objetivo de entreter. 

Mas, enfim vamos ao que realmente interessa, porque nessa semana os destaques realmente foram as batalhas. E por isso, vou até mesmo me estender em alguns comentários delas.

Batalha 9: Team Milk – Priscila Brenner x Nonô Lellis – Let It Go (Idina Menzel)

Primeiramente, que arranjo foi esse? Achei diferente, claro, e por isso até valeu a pena, mas não aprovei totalmente. Por isso, tentei focar na apresentação mais que de costume. E nada aqui chamou mais a minha atenção do que duas coisas: o imenso crescimento pelo qual Nonô passou e quão auto-tune soa a voz de Priscila. Mas vamos por partes. Nonô, para mim, foi a vencedora dessa batalha. A cantora aqui dispôs de uma maturidade vocal muito maior da apresentada em sua audição (ok, to começando a achar que a julguei errado duas semanas atrás) e ainda mostrou maior versatilidade vocal. E se eu tenho algo de negativo para destacar na apresentação da cantora, deve ser a falta de projeção e controle da respiração nos seus falsetes. Já Priscila continua, praticamente a mesma da audição, e sua voz por vezes parecia auto-tune, um feito muito raro. Ao contrário da sua oponente, tem um controle muito bom de sua respiração, mas assim como ela, peca na sua projeção. Algo que também me incomodou muito foi a falta de veracidade na interpretação de ambas. Quem já assistiu ao filme “Frozen” sabe da força que essa música tem dentro do filme e isso se deve à letra da música que pode ser traduzida como a música-tema dos candidatos no programa e nada disso foi vivido por elas, talvez pelo arranjo, que deixou um clima de doçura exageradíssima (o arranjo ajudou nesse aspecto, vale dizer). A fragilidade foi lembrada por Luiza, mas não criticada. No final, Cláudia escolheu Priscila como a vencedora, o que não pode ser considerada uma decisão digna de nos fazer revisitar o contador de cagadas, ainda mais quando lembramos que a primeira semana de audições foi dominada por Priscila no iTunes Brasil. E fiquei feliz por Lulu ter roubado Nonô. Tudo certo, mas a ideia de que mais um “peguei” foi gasto me deixou desconcertado.

Vencedora: Priscila Brenner

Peguei: Nonô Lellis (Team Lulu – 2 usos)

Batalha 10: Team Daniel – Carla Casarim x Lívia Itabohary x Nanda Costa – Ponteio (Edu Lobo)

Se ainda existe alguém que diz que Luiza Possi não tem cacife para ser técnica no programa, essa dúvida foi sanada durante os ensaios, quando a auxiliar ensinava Lívia a guardar ar em uma região atrás do pescoço para respirar mais tarde. #hatersgonnahate! Se a eficiência de Luiza parasse por aí, eu já estaria satisfeito, mas não. Acredito fortemente que essa batalha não seria o show que foi se Luiza não estivesse lá. Apesar de triste, por ver Carla e Lívia na mesma batalha, admito que foi um pareamento coerente por parte de Daniel, já que as três cantoras apresentam um tom de voz semelhante e ainda assim, representam diferentes gêneros da música. Dada a superioridade vocal de Lívia e Carla, Nanda passou a performance inteira muito apagada. Mas entre o grave de Lívia e alta capacidade de Carla de flutuar entre tons e notas diferentes, não sabia o que me agradava mais. Por questão de gosto musical mesmo, escolheria Carla. Mas Lívia não fica atrás não. As harmonias das três no refrão foi incrível e quando Daniel declarou a vitória de Carla, fiquei esperando para ver quem roubaria Lívia. Mas o “peguei” não veio. E agora sim, diante da inércia dos nossos jurados (e auxiliares) o nosso cantador de cagadas é ativado.

Vencedora: Carla Casarim

*Ninguém roubou Lívia

Contador de Cagadas:6 (porque não roubar Lívia vale por 2)

Obs: Não sei nem se preciso dizer, mas esse foi até agora um dos melhores momentos da temporada e a melhor batalha da semana.

Batalha 11: Team Daniel – Kim Lírio x Thiago Soares – With or Without You (U2)

Vou repetir: Se alguém ainda tem alguma dúvida de que Luiza merece ganhar a sua cadeira giratória, essa batalha (também) sanou essa dúvida. A escolha musical pareceu levemente como um favorecimento a Kim, e eu até me importaria com essa falta de equilibro de estilos, mas não gostei de Thiago nas audições e aqui esse quadro não mudou (e ele também não ajuda sofrendo da síndrome das menininhas da Milk e ficando sem ar sem uma projeção vocal digna de competir com Kim, que foi claramente o vencedor dessa batalha desde os primeiros segundos). Kim usou e abusou da voz rasgada e ainda usou um vibrato rápido que eu não sabia que ele tinha. Sem dúvida nenhuma, Thiago cresceu absurdamente ao longo da batalha, como muito bem pontou Milk, mas não foi o suficiente para conter a força de Kim, que segue firme e forte como o favorito do Team Daniel, (que chegou matando hoje hein, eu avisei) e um dos meus favoritos pessoais na competição.

Vencedor: Kim Lírio

*comentário aleatório do dia: Pegaram pesado na maquiagem do Thiago. O cara tava com cara de boneca!!

Batalha 12: Team Brown – Kynnie Willians x Princess La Tremenda – Livin’ La Vida Loca (Ricky Martin)

Achei uma escolha musical perfeita para Princess, mas ao mesmo tempo, uma sabotagem clara a Kynnie (não que eu me importe com ela, mas nessa batalha, não me importo com nenhuma das duas). Sério, alguém teve dúvidas de que Brown escolheria Princess para avançar? E outra coisa, ainda com toda essa vantagem sobre a concorrente, Princess ainda vai mal! Se fosse eu, perguntava do Thiago Leifert se eu podia eliminar as duas, porque juro que nenhuma das duas merece avançar depois de uma batalha como essa (no aspecto vocal, Kynnie venceu essa batalha, mas performaticamente, Princess deu uma surra na concorrente), mas se é pra escolher uma das duas, acredito que Princess possa ir a lugares onde Kynnie não pode ir e por isso, concordei quando Brown a escolheu como a vencedora. Mas se a batalha foi um desastre, pelo menos ela serviu para colocar essa bancada para trabalhar. Daniel, dizendo que o problema foi falta de preparo, e Cláudia, enchendo a boca para dizer tudo que aconteceu de errado na performance, se redimiram por todos os seus pecados da vida inteira. Nenhum dos dois poupou críticas honestas (sutis, mas não por isso menos verdadeiras) à batalha e com isso, o programa ganhou muito. Seguindo tudo isso, Brown ainda foi elegantérrimo ao ponto de trazer para si e para Flausino a responsabilidade do que aconteceu no palco, mas que ele podia falar tudo que ele queria sentadinho na cadeira dele, isso ele poderia! Daniel, por pressão da plateia e por pena roubou Kynnie, o que isoladamente não poderia ser considerado uma cagada, mas quando lembramos que a cantora acabou de sair de uma batalha como essa podemos sim.

Contador de cagadas: 8 (porque roubar Kynnie depois de um desastre como esse vale por dois)

Vencedora: Princess La Tremenda

Peguei: Kynnie Willians (Team Daniel – 2 usos)

*comentário aleatório 2: Sério Thiago, você gosta de pronunciar o nome “Princess La Tremenda” ? Você acha esse o nome MAIS LEGAL que já passou pelo programa? Vou ficar calado, que eu ganho mais!

Batalha 13: Team Brown – Amarildo Fire x Vanessa Borges – Não Precisa Mudar (Saulo Fernandes)

Sinceramente, acho que não existe um brasileiro que nunca cantou, ou pelo menos ouviu essa canção. E por ter no dueto de Ivete Sangalo e o próprio Saulo Fernandes uma das melhores lembranças da minha infância, posso até estar julgando a batalha do Team Brown equivocadamente, mas achei meio qualquer coisa. As vozes de ambos pareciam meio presas, sem conseguir atingir as notas com precisão. E com isso, o fator determinante para a batalha acabou sendo a presença de palco e a entrega à batalha. E por isso, elegi Amarildo como o vencedor. Desde o começo, podem perceber que a música estava tão dentro dele que até a movimentação corporal do cantor estava no ritmo certo. Já Vanessa, não se destacou em nenhum momento. Claro, sobrou interação entre ambos, mas faltou voz. Gostei muito que Di Ferreiro (em um de seus poucos momentos relevantes na bancada) pontuou os papeis invertidos dos dois durante a batalha, já que Vanessa ficou com os graves e Amarildo com os agudos. Mesmo assim, essa batalha ganhou o prêmio de batalha superestimada da noite. Absolutamente todos os 8 (até Luiza Possi para a minha tristeza), aplaudiram a batalha em todos os seus aspectos. Brown surpreendeu escolhendo Vanessa como a vencedora e Milk usou seu primeiro “peguei” em Amarildo, o que pode render bons frutos. Veremos primeiro se ele passa do Tira-Teima.

Vencedora: Vanessa Borges

Peguei: Amarildo Fire (Team Milk – 1 uso)

Batalha 14: Team Milk – Bruna Tatto x Kall Medrado – Ficar com Você (I Wanna Be Where You Are)

Um pareamento curioso e que rendeu uma bela batalha. Kall e Bruna trouxeram para essa canção de mais de 40 anos, certa contemporaneidade. Mérito delas e de Claudia Leitte. Sim, só delas, porque Dudu Nobre até agora tem se mostrado um peso de papel mais sem atitude que o Daniel da primeira temporada. Deixando isso de lado e focando na batalha das meninas, Kall já era um dos melhores nomes do Team Milk e tinha uma vitória fácil contra alguém como Bruna Tatto. Kall sabia disso, Bruna sabia disso e Claudia sabia disso. Tanto que pra coisa não ficar tão feia, trocou até a música de “Rather Be” para a versão em português do hit de Michael Jackson (buscando uma vantagem para Bruna, penso eu). Mas isso não impediu que Kall dominasse essa performance. O desempenho da cantora foi bem superior ao da adversária, que cresceu absurdamente da sua audição para cá, ao ponto de ter nos dado o melhor momento da batalha, quando lançou uma nota imensa em falsete e segurou ela por alguns segundos. Mas Kall foi irretocável. Nem mesmo a falta de interpretação me incomodou em nenhuma delas. E se eu não torci por Bruna aqui foi porque ela não conseguiu ofuscar a rival em nenhum aspecto e sofreu em alguns momentos do fantasma da sua desastrosa audição. Vitória justa de Kall e eliminação de Bruna que não vai fazer muita falta. Então fica tudo certo.

Vencedora: Kall Medrado

Batalha 15: Team Lulu – Deena Love x Lui Medeiros – Lately/Nada Mais (Stevie Wonder/Gal Costa)

Momento mais chocante da review: Essa batalha foi muito superestimada pelos técnicos. E sim, para escrever o que escrevo assisti a batalha novamente muitas vezes, para me certificar disso. Não me entendam errado, Deena e Lui são excelentes artistas e sendo a única com um “peguei” sobrando, Claudia tinha a obrigação moral de roubar o artista que Lulu não escolher. Mas a respeito da batalha, acho que se Deena cantasse os versos que Lui cantou e vice-versa, o resultado talvez tivesse sido realmente digno de fazer Lulu ficar em posição fetal na sua cadeira e chorar que nem uma criancinha. Digo isso porque Deena parece não estar acostumada a cantar em português e Lui parece não estar acostumado a cantar em inglês. Sair da zona de conforto é necessário, mas estar ciente de suas limitações, também. Deena não conseguiu me arrepiar na mesma intensidade que havia conseguido em sua audição. Lui também, apenas conseguiu mostrar todo o seu vozeirão nos versos finais, quando as notas altas entraram (e são o forte do cantor). Com isso, apesar de eu ter a certeza que esses dois merecem com muitos méritos avançar, tenho também certeza de que eles não fizeram o seu melhor aqui. E é isso que espero de dois artistas tão bons. Lulu escolheu Deena e Cláudia roubou Lui. Nem na hora do resultado houve alguma surpresa. Ah, já ia esquecendo. Assim como Brown, na semana passada, Lulu pegou dois de seus  melhores cantores e os pareou juntos. Claro que já sabia que os dois avançariam, mas isso é um erro de estratégia gravíssimo e por isso, revisita o nosso contador de cagadas.

Contador de Cagadas: 9

Vencedora: Deena Love

Peguei: Lui Medeiros (Team Milk – 2 usos)

Bem, mais uma vez os pegueis foram utilizados em exaustão. E com isso, ainda com uma semana de batalhas restando, já estamos sem “pegueis” para serem usados. Com isso, todas as batalhas serão no estilo mata-mata. Ainda não fiz um levantamento de quem sobrou para duelar na semana que vem. Mas já digo, haverá cortes que irão doer.

Outro fato curioso foi que essa semana tivemos apenas 7 batalhas, ao contrário das 8 usuais. Obviamente, isso implica na exibição de 9 batalhas na semana que vem. O que me faz concluir que se a edição já estava corrida essa semana, com uma batalha a menos, imagina semana que vem, com uma a mais. Será que os combos do The Voice US chegaram ao Brasil? Vish, vou nem falar, vai que aquele que não deve ser nomeado lê isso aqui e simpatiza pela ideia...

Antes de irmos ao nosso ranking, digo que encontrei mais um nome para acompanhar a indicação de Luiza Possi para a bancada fixa do programa no ano que vem: Michel Teló. Sim, o cara mesmo não sendo respeitado por muitos aqui no Brasil, faz um sucesso internacional grande e tem plenas condições de substituir Daniel na bancada (qualquer um tem). Com isso, faltam dois nomes ainda para acompanhar Luiza Possi e o cantor do “Ai se eu te Pego”. Alguma sugestão?

E vamos ao ranking:


1)Team Daniel: Kim Lírio, Carla Casarim, Vitor e Vanuti, Ricardo Diniz, Thiago Costa, Kynnie Willians.

Essa semana foi do Team Daniel. Kim e Carla são os melhores nomes do time do cantor sertanejo e merecem muito ir para uma semifinal e quem sabe trazer o título do programa para o técnico. Daniel está com a faca e o queijo na mão. Resta saber se ele irá cortar os pulsos.


2)Team Milk: Kall Medrado, Lui Medeiros, Nise Palhares, Priscila Brenner.

Cláudia se fortaleceu absurdamente com o seu último roubo das batalhas e ganha mais um potencial vencedor para o seu time, que por hora é liderado por Kall Medrado tendo em vista a queda de produção que Lui deu em sua batalha.


3)Team Lulu: Dudu Fileti, Deena Love, Nonô Lellis, Danilo e Rafael, Edu Camargo, Maria Alice.

Denna e Nonô foram boas aquisições para o Team Lulu e fica atrás do Team Milk por uma diferença mínima. Lulu vem construindo um bom time para a próxima fase, mas é justamente no Tira-Teima que ele costuma dar um tiro no próprio pé, então aguardemos.


4)Team Brown: Rose Oliver, Joey Mattos, Romero Ribeiro, Vanessa Borges, Isadora Morais, Princess La Tremenda.

Sem nenhuma grande aquisição o Team Brown cai lindamente no nosso ranking. E volta ao lugar em que esteve durante a maior parte do tempo: a lanterna. No caso dele, porém, não há perspectiva de uma recuperação. Por hora, pelo menos.

Valeu pessoal! Uma boa semana para o programa. E nos vemos na semana que vem aqui comentando a última semana de batalhas da temporada. Comentem a vontade e tchau!


Deixe o seu comentário