O Planeta TV

The Voice Brasil – 3x06 – Batalhas, Parte 1

Como acabar com as expectativas de uma pessoa extremamente entusiasmada com o programa.

Por: Daniel Melo - Contato: [email protected]

Se durante as audições tivemos muitos altos e baixos, essa semana nos indica que nas batalhas acontecerá a mesma coisa. Entre pareamentos equivocados, erros de arbitragem, e song choices duvidosas resultando em uma bagunça generalizada no ringue, tivemos a primeira semana de batalhas. E o que eu aprendi com tudo isso? Que SEMPRE que criamos expectativas com o programa ele nos decepciona já na semana seguinte.

Na prática, o formato continua o mesmo, com a muito bem vinda redução do número de “pegueis” para 2 por técnico. Mas se essa redução me animou, o uso desse recurso me desapontou na mesma medida. Vamos pensar aqui: Temos 3 episódios de batalhas, ao todo, 24 duelos e ainda assim, metade do número total de “pegueis” foi usado já nas 6 primeiras batalhas. Acho que nossos queridos e amados técnicos (-sqn) ainda não entenderam que esse recurso é para ser usado com cuidado e sabedoria, e não para brincar de apertar o botão como eles têm feito desde as audições. Aqui, dos 4 candidatos salvos, apostaria em apenas 1 para chegar às fases finais. Isso mostra que os técnicos veem os candidatos roubados nessa fase como meros cordeirinhos de sacrifício para avançarem seus favoritos de fase no Tira-Teima.

Isso pode ser percebido com o resultado do Tira-Teima do ano passado, quando dos 9 candidatos roubados apenas 3 avançaram de fase, sendo que pelo menos 3 outros mereciam. Isso acaba tirando um pouco da surpresa do programa. Mas ainda não podemos crucificar eles esse ano. AINDA!

Outra coisa que chamou a minha atenção foi o pouquíssimo tempo de tela dedicado aos ensaios dos candidatos acompanhados do técnico e do auxiliar. É fato que esse é um problema desde a 1ª temporada, mas aqui achei o tempo ainda menor, o que fez parecer que a edição correu um pouco com tudo. A ausência dos técnicos no segundo ensaio dos candidatos também deve ser mencionada. Ano passado, já tive a impressão de que os técnicos não participam dos ensaios com seus pupilos. Mas aqui, durante o segundo ensaio que os candidatos faziam, apenas os auxiliares e umas pessoas aleatórias da equipe do programa apareciam. Essa falta de dedicação dos técnicos para com o programa é sentida por nós, e nos faz questionar qual a real função deles naquelas cadeiras. Afinal, se eles não participam dos ensaios, não fornecem nada para os seus candidatos e ficam sentados naquelas cadeiras apenas declamando elogios ainda que o que foi visto no palco tenha sido um desastre, porque ainda ter técnicos no programa?.

A Globo precisa mais do que apenas respeitar o seu programa. Precisa buscar entender toda a ideologia por trás do seu formato, porque mesmo depois de 3 anos, isso ainda não foi feito. Estudando, por exemplo, as versões estrangeiras (que dão um banho no The Voice Brasil nesses aspectos) e entendendo o porquê de algumas coisas darem mais certo lá do que aqui, acredito que o TVB consiga sair desse buraco do qual está desde a sua primeira temporada.

Mas vamos às batalhas, porque apesar de não termos tido nenhuma batalha do nível de “A Thousand Years”, no ano passado, algumas ainda merecem ser lembradas. E tendo em vista as decisões controversas por parte dos nossos ainda mais controversos técnicos na segunda metade do programa (em especial Lulu e Brown), decidi incluir aqui um contador de cagadas, pra medir o nível de estupidez falta de sincronização entre as minhas ideias e as deles.

Batalha 1 – Team Daniel – Danilo Reis e Rafael x Vitor e Vanuti – Domingo de Manhã (Marcos e Belutti)

Yay, acertei esse pareamento. Muito coerente (e necessário) por parte de Daniel de colocar duas duplas para arrancar esse excesso de seu time. Curti também a escolha musical para eles que foi ao mesmo tempo óbvia e relativamente criativa, pois permitiu às duas duplas terem os seus momentos de brilhar. Devo cumprimentar também as duplas por conseguirem ter uma excelente harmonia entre todos os 4. Quem conhece um pouco de música sabe o quanto isso é difícil. A ausência de erros de ambas as partes só tornaram a performance ainda mais agradável e foi aí que pude constatar que nenhuma dupla esteve melhor do que a outra. E por isso não sabia quem Daniel escolheria. Se eu tivesse que escolher, escolheria também Vitor e Vanuti, por terem mostrado mais presença de palco e por isso, terem sido mais interessantes. Os comentários de Lulu e Milk dessa vez foram meio aleatórios, porque não consegui ver uma interpretação minuciosa ali e nem a evolução vocal deles, que apenas potencializaram aquilo que já havia sido elogiado nas audições. De qualquer maneira, Daniel fez a escolha certa e ganhou muitos pontos comigo ao dizer que escolheu Vitor e Vanuti por eles serem uma dupla e não um cantor acompanhado de um backing-vocal (nas minhas palavras, claro!). Bem, após Thiago pressionar os técnicos se alguém iria roubar eles, o que seguiu foi uma cena de choro quase ridícula por parte de Danilo e Rafael. Senti que Lulu e Cláudia só viraram por pena e não porque eles achavam que mereciam. No fim, eles escolheram ir para o time do Lulu, onde certamente serão eliminados no Tira-Teima, pois não há espaço lá para uma dupla sertaneja. Ano passado André e Kadu deixaram isso bem claro. E por desperdiçar um peguei tão cedo na competição em alguém que não realmente queria, Lulu inicia a contagem do nosso contador de cagadas.

Contador de Cagadas: 1

Vencedor: Vitor e Vanuti

Peguei: Danilo Reis e Rafael (Team Lulu – 1 uso)

Batalha 2 – Team Lulu – Maria Alice x Mariana Mira – Bang Bang (Jessie J, Ariana Grande, Nicki Minaj)

E chegamos à batalha que eu considero a pior da noite. À primeira vista, a escolha musical de Lulu (se é que foi ele que escolheu), é uma clara tentativa de aproximar Maria Alice do pop e fazer com que Mariana pudesse evoluir em relação à presença de palco, firmeza nos vocais e atitude enquanto canta, além de definir o estilo da cantora. Pena que tudo isso ficou no plano da ideia. Digo isso porque nada, nem Claúdia Leitte quebrando as regras do programa e Daniel usando o seu sapato como telefone, foi pior do que a verdadeira bagunça que aconteceu nesse palco. Mariana, enquanto exalava esforço e parecia artificial, foi prejudicada pela sua respiração ao longo da apresentação e na tentativa de mostrar atitude, acabou comprometendo seus vocais. Já Maria Alice, se teve algum mérito nessa batalha, foi o de conseguir emula Jessie J em alguns momentos, o que em comparação com a sua adversária, já era o suficiente para vencer a sua batalha. No fim, foi uma decepção de ambas as partes. E essa decepção ficou ainda maior quando tivemos que ouvir aqueles 4 (e os seus auxiliares também) rasgando elogios à ambas. E assim, a bancada do programa, assim como Twyla, ganha o selo Sandra Annenberg de deselegância:

No final, Lulu acabou concordando comigo e elegeu Maria Alice como a vencedora sem muito rodeio. Fiquei apavorado com a possibilidade de alguém roubar Mariana, mas o bom senso prevaleceu e cantora foi eliminada.

Obs: Se Lulu tivesse estado nos ensaios, talvez essa bagunça não tivesse acontecido!

Vencedora: Maria Alice

Batalha 3 – Team Milk – Thiago Costa x Nise Palhares x Davi Lins – Adivinha o quê (Lulu Santos)

Se é pra ter uma música do Lulu que seja em uma batalha de fora do time dele, certo? Porque aí pelo menos fica menos feio. Bem, quando vi o pareamento, estranhei muito a presença de Nise (que de certa maneira me encheu de expectativas para a batalha) entre os outros dois, ainda que fosse uma música de Lulu. Mas a verdade é que se tecnicamente não a pior batalha da noite, certamente foi a mais morna. O arranjo dado parecia o de uma música pop/eletrônica o que pode ter sido uma tentativa de modernizar a música do Lulu. Thiago, mesmo explorando todo o seu alcance, não nos apresentou nada novo e ainda assim, foi o vencedor da batalha, em minha opinião. Já, Nise que ficou de backing-vocal na primeira parte da apresentação nos mostrou graves suaves, diferente dos graves agressivos de sua audição. Já Davi ficou tão apagado na batalha, que eu nem percebi quando ele começou a cantar. Vamos ao melhor comentário da semana : “Isso foi uma orgia de vozes” Ferreiro, Di. A verdade é que pode até ter sido uma orgia de vozes sim, mas uma orgia bem mansa, bem qualquer coisa. E por isso, Milk ganhou um pouco do meu respeito de volta quando criticou a batalha do seu time dizendo que faltou foco por parte dos 3. Certíssima e sem desrespeitar nenhum deles e de fato, a culpa é na verdade dela, que quis ter 13 candidatos em seu time e teve que fazer uma batalha tripla, que só serviu para desvalorizar uma de suas melhores candidatas. Nise foi escolhida por Claudinha (merecendo), Thiago foi roubado por Daniel e Davi foi merecidamente eliminado. Sem grandes surpresas, ou melhor, a única surpresa da noite foi ver Di Ferreiro e Luiza Possi lutando mais por um candidato em 30 segundos do que os 4 técnicos em 3 anos.

Vencedora: Nise Palhares

Peguei: Thiago Costa (Team Daniel – 1 uso)

Batalha 4 – Team Lulu – Edu Camargo x Rose Oliver – Eu Sei que Vou te Amar (Vinícius de Moraes)

Ao contrário do que já ouvi muitos falarem, foi uma boa batalha sim. Uma boa escolha musical por Lulu que colocou todos os dois dentro de suas zonas de conforto e não exigiu muito deles no quesito vocal. O arranjo mais rápido logo ao começo e mais a frente na música foram feitos para Rose, creio eu, mas acho que acabou agindo contra ela pois sua apresentação parecia ser um repeteco de sua audição, mesmo que a cantora da voz aveludada tenha mostrado maior desenvoltura vocal que o seu oponente, que tem uma voz mais comum e por isso, foi menos interessante durante a batalha. Essa apresentação não fez bem nem mal para nenhum dos dois, mas que eles perderam uma baita chance de se destacarem aqui, isso eles perderam. Na verdade, eu não queria ouvir uma versão diferente dessa música, queria apenas que ela emocionasse e isso, nenhum dos dois realmente conseguiu. O discurso de Daniel sobre o quão eclético foi esse pareamento foi bom e na minha cabeça, tudo caminhava para o desfecho óbvio: Lulu escolhendo Rose, Edu eliminado e a vida seguindo em frente. Mas Lulu não concordou comigo e escolheu dar a vitória ao talentoso, mas insípido Edu Camargo. Ainda que eu tenha sentido Rose um pouco mais desconexa ao longo da apresentação, tudo foi compensado pela voz da cantora que preencheu todos os buracos deixados. E assim, dando Rose de bandeja para os demais, Lulu visita novamente o nosso contador de cagadas

Contagem de cagadas: 2.

Felizmente, Rose foi roubada por todos os outros 3 e escolheu ir para o fraco Team Brown e se torna a grande favorita dele.

Vencedor: Edu Camargo

Peguei: Rose Oliver (Team Brown – 1 uso)

Batalha 5 – Team Brown – Dilauri x Romero Ribeiro – Maluca Pirada (Alexandre Pires)

A batalha dos pagodeiros do Team Brown foi bem legalzinha, mas assim como muitas das anteriores, não vai ser lembrada. Aqui, tudo o que pudemos perceber foi que Romero se jogou de cabeça e sua voz denotou mais emoção, contrastando com Dilauri que passou toda a apresentação no piloto automático. Nenhum dos dois se mostrou realmente digno de avançar, mas se é pra escolher um dos dois, que fosse Romero. O mais interessante dessa batalha foram os comentários construtivos vindos de Lulu e Luiza que refletiram exatamente o que senti ao assistir essa batalha: a falta de emoção. Dudu Nobre cortando o Brown também foi hilário e eu fiquei com muito medo de Brown escolher Dilauri como vencedor da batalha só porque ele era repetente no programa. E a pergunta que não quer calar é: PELO AMOR DE DEUS, QUEM É QUE VESTE O BROWN? Caramba, hoje o falta de sendo de ridículo alcançou um outro nível.

Vencedor: Romero Ribeiro

Batalha 6 – Team Lulu – Isadora Morais x Dudu Fileti – How Can I Go on? – (Fred Mercury e Monserrat Caballé)

E chegamos à uma das batalhas mais interessantes da semana. Aqui tivemos uma escolha de música genial por parte do Lulu, que conseguiu unir o estilo de dois artistas muito distantes um do outro.  Para quem não curte canto lírico, entendo que essa batalha tenha sido um martírio, mas para um fã de música boa, não foi. Devo me render aqui e admitir que Dudu me ganhou nessa batalha. Ele conseguiu crescer a olhos vistos sob a tutela de seja lá quem estiver treinando ele. Vocalmente e performaticamente, considero esse o breakout moment de Dudu. Isadora, cantou muito bem, mas a ideia de que a cantora tinha sido unidimensional demais não conseguiu me deixar ao longo da batalha(sdds, Xtina). No mais, Dudu sai desponta como favorito no Team Lulu e o técnico, em um momento muito humilde, admitiu escolher o roqueiro por não saber como trabalhar com Isadora. (#risos). Nesse momento, Isadora proferiu a frase da semana: “Lulu,  eu não sou tão unidimensional assim. Eu canto jazz, blues, e muita outra coisa, mas acontece que você me deu uma música para eu cantar usando o canto lírico e eu assim fiz, então não vem fingir que você não quis me sabotar não, ta!”. E com isso, Lulu provou que não consegue enxergar outras camadas nos seus candidatos e se limita a ver o que está apenas na superfície. Bem, Brown acabou roubando a menina e se isso foi uma cagada ou não, só poderemos dizer quando vermos o trabalho dele com Isadora.

Vencedor: Dudu Fileti

Peguei: Isadora Morais (Team Brown  - 2 usos)

Batalha 7 – Team Brown  - Joey Mattos x Letícia Pedrosa - "Gostava Tanto De Você"/"Réu Confesso"/"Você"

Ok, você sabe que fez uma burrice quando você tem o time mais fraco da temporada, com absolutamente nenhum destaque e ainda me pareia seus dois melhores nomes. É Brown, você já foi MUITO mais inteligente que isso.

Contador de Cagadas: 3

Mas se por um lado, o Team Brown saiu enfraquecido dessa batalha, por outro lado, nós telespectadores ganhamos uma excelente batalha. As escolhas musicais, que a primeira vista, acabavam favorecendo Letícia, acabaram por estar do lado de Joey. Achei interessante também o quanto ambos estavam investindo na interpretação da música, mais até do que nos vocais e o resultado foi ótimo. Nenhum dos dois se mostrou melhor do que o outro, mas Joey levou essa pelo seu carisma e presença de palco, que se destacaram mais que o vozeirão de Letícia, que realmente é superior vocalmente; por exemplo, não gostei do “e eu...” muitíssimo carregado que a cantora lançava no refrão, não foi erro, apenas não me agradou mesmo. Bem, não julgo Brown por ter escolhido Joey como o vencedor; o julgo apenas por esse pareamento realmente estúpido. Julgo também, todos os outros 6 (sim, técnicos e auxiliares, porque já que quase não vemos os ensaios, que eles pelo menos façam a cabeça dos técnicos para roubar as pessoas certas.) por nem ao menos mostrarem interesse em roubar Letícia, a primeira baixa realmente sentida essa temporada. E a contagem continua.

Contador de Cagadas: 4

Vencedor: Joey Mattos

Batalha 8 – Team Daniel – Ricardo Diniz x Kadu Vianna – Haven’t Met You Yet (Michael Bublé)

OK, se alguém acha que essa escolha musical foi de Daniel, ainda tem muito que aprender sobre o programa. Acredito que Luiza foi o fator determinante nessa escolha musical excelente para ambos (o que me dá ainda mais esperança de que ela ganhará a sua cadeira vermelha ano que vem). Mas enfim, o que ficou muito óbvio nessa performance é que Ricardo é o melhor cantor e o mais seguro da dupla, ainda que Kadu seja o melhor performer. O fato de Ricardo ter se prendido muito a versão original, só pesaria na minha avaliação se ele não buscasse fazer sutis adaptações que com certeza arrancaram a ideia de “clone” da sua performance. Já Kadu, começou devagar e foi crescendo aos poucos na apresentação, quase sumindo no meio de tanta autoconfiança por parte de Ricardo, o claro vencedor dessa batalha. >

Obs: o fato de Kadu ter sido eliminado sem cerimônia mostra o quão ruim foi a ideia de  participantes extras nos times!

Vencedor: Ricardo Diniz

E terminamos a primeira semana de batalhas meio desapontados, uma vez que eu esperava batalhas como as do primeiro episódio da temporada passada, mas tudo bem, se as duas próximas semanas forem melhores, até vai dar pra perdoar. E ainda tivemos uma das melhores performances em grupo dos 4 técnicos que cantaram “A Namorada”, de Carlinhos Brown. Foi bem pra cima, animada e dinâmica. Lulu deixou até mesmo Daniel e Brown terem versos solo.

E vamos ao nosso ranking (não se assustem com as mudanças causadas pela primeira semana de batalhas)


1)Team Brown: Rose Oliver, Joey Mattos, Romero Ribeiro, Isadora Morais

Surpreendentemente, o Team Brown está em primeiro essa semana. Acho que isso mostra o quão fraca foi essa estreia das batalhas. Fora que, os melhores nomes dos outros times ainda estão por vir e Brown já usou seus dois pegueis, ou seja, essa situação não vai durar.


2)Team Lulu: Dudu Fileti, Danilo e Rafael, Edu Camargo, Maria Alice

Se o Team Lulu está em segundo aqui é mérito exclusivo de Dudu Fileti. Eu até me empolgaria com a dupla se achasse que eles tem alguma chance de passar, já Edu e Maria Alice ainda tem que comer muito arroz com feijão para serem dignos da minha atenção.


3)Team Daniel: Vitor e Vanuti, Ricardo Diniz, Thiago Costa .

O Team Daniel é eclético e cheio de talentos, e nenhum dos meus 4 favoritos ainda batalharam. Acho que semana que vem o Team Daniel vem com tudo.


4) Team Milk: Nise Palhares.

Não só o Team Milk teve apenas uma batalha exibida, como também não conseguiu roubar ninguém. Isso o deixou bem fora dos holofotes essa semana. Nise, por melhor que eu acredite que seja, ainda não mostrou a que veio no TVB, e por isso, deixa o Team Milk na lanterna.

Bem, agora o assunto é sério. Deus ouviu as minhas orações e a partir do ano que vem, está confirmada a reformulação da bancada do programa. Os novos nomes ainda não foram confirmados, claro, mas torço para que sejam nomes melhores que os que temos (não desmerecendo os 4, mas a tendência é melhorar, certo?).

Até semana que vem, pessoal! Oremos para uma melhora no nível das batalhas (e da temporada como um todo!) Comentem a vontade!


Deixe o seu comentário