O Planeta TV

Tom Cavalcante relembra momentos marcantes da vida e carreira, no Persona da TV Cultura

Atilio Bari e Chris Maksud entrevistam o ator e humorista.

por Redação, em 23/09/2023

Foto: Beatriz Oliveira/Divulgação

Neste domingo (24/9)Atilio Bari Chris Maksud conversam com o ator e humorista Tom Cavalcante no Persona. Ele relembra no bate-papo como era o ambiente familiar na infância, no Ceará; o primeiro personagem inspirado no avô, a estreia na rádio e os shows e imitações; fala sobre Chico Anysio e muito mais. Vai ao ar na TV Cultura, a partir das 21h.

Tom conta que um de seus primeiros personagens foi inspirado em seu avô. “Quando eu já estava na Escolinha, o Chico conhecia o seu Venâncio, que era o personagem que iria estrear, e por um conselho de um amigo eu mudei para João Canabrava, mas seu Venâncio é aquele velho nordestino, 98 anos de idade, que adora namorar mesmo tendo os problemas de saúde (...) as pessoas perguntam para mim: ‘você ainda pratica sexo? Eu digo eu tenho muita vontade, o que falta é o talher”, responde imitando o personagem.

Chris Maksud pergunta ao humorista se é verdade que ele chamava alguns amigos para o fotografarem. “É verdade. Eu tinha vontade de me notabilizar e o rádio me escondia (...) eu era conhecido dos ouvintes pelo nome, mas ninguém conhecia pessoalmente (...) eu ia para praia e combinava com dois ou três para ficarem distantes e teatralizar aquilo. Vinha o Otávio e falava: 'Tom Cavalcante? Prazer, autógrafo'. E aí começava a confusão, e daqui a pouco outro chegava e falava: ‘não acredito, é o Tom Cavalcante’ (...) e aí eu comecei a ficar conhecido na cidade”, explica.

O humorista conta como conheceu Chico Anysio, o convite para trabalhar com ele na Globo e a saga que durou 10 anos indo e vindo ao Rio de Janeiro até ser contratado. “Às vezes eu me pergunto se era eu mesmo que estava na alma daquele garoto”, relembra.

Sobre Chico Anysio, Tom diz: “Esse é o grande ícone da história do humor nacional, e eu considero um dos dez mais importantes do mundo, pelo que ele representa, no conteúdo geral da vida do Chico. Redator, diretor de cinema, diretor de peças teatrais, criador de personagens próprios e de seu entorno (...) ele e Millôr Fernandes são duas máquinas que Deus mandou com todos os predicados”.

Persona ainda traz depoimentos de profissionais e amigos que conviveram ou trabalharam com Tom Cavalcante, como João Inácio Jr, radialista e apresentador de TV; Tom Barros, jornalista e apresentador de TV; Fagner, cantor e compositor; Nonato Albuquerque, jornalista e apresentador de TV; o ator Nizo Neto; e Vildomar Batista, diretor de TV.


Deixe o seu comentário