"Tem um lado um pouco Você Decide nessa novela", diz autor de A Regra do Jogo

João Emanuel Carneiro falou sobre vários aspectos de sua nova novela.

Publicidade

Foto: Divulgação

O teaser de A Regra do Jogo anuncia que a nova novela das nove é do mesmo autor de Avenida Brasil. Colocar o principal produto da televisão em um patamar próximo do último grande sucesso do horário não é a única responsabilidade de João Emanuel Carneiro. "Eu fui no mercado, cheguei no caixa e a mulher disse: ‘você que é aquele cara, né?, que escreve a novela?’. Falei: ‘Sou’. ‘Vai entrar agora, depois dessa, né?’. Falei: ‘É’. E ela: ‘Que responsabilidade, hein?’", contou o autor em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo. Mas João Emanuel não pretende fazer concessões na sucessora de Babilônia para conquistar o público. “Não tô cedendo nessa novela. Tô fazendo a história que eu queria fazer. Não houve nenhuma ingerência da TV Globo sobre nada dessa novela e eu acho que esse é o grande perigo, é o canto da sereia: achar que vai fazer alguma coisa pra agradar alguém que não é você.”, disse ele. "Eu sempre acho as minhas histórias maravilhosas, tem que achar mesmo, senão não faço. Mas se vai ser um fenômeno ou não, só o Altíssimo é que pode me dizer.”, brincou João, mencionando o termo usado na novela de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga.

“A Regra do Jogo é qual o limite de cada um arbitrar o que seria intolerável, o que seria imoral, o que seria mau caratismo. Quem vai pro inferno ou pro paraíso? Tem um lado um pouco Você Decide nessa novela. O espectador vai arbitrar um pouco se essa pessoa merece uma chance ou vai pro inferno.”, revelou João, citando o programa exibido pela Globo entre 1992 e 2000.

Sobre a favela criada para a trama, João destacou a diferença para o subúrbio de Avenida Brasil: “Essa novela é favela e asfalto. Subúrbio é uma outra coisa. Favela e asfalto tem outro tom, é uma outra história. É um pouco a favela que deu certo, um pouco inspirado no Vidigal, que eu fiz esse Morro da Macaca, como foi o Divino, mas é diferente, é sobre a interseção do Rio de Janeiro."

O elenco de A Regra do Jogo mantém o estilo do autor de não contar com muitos nomes. “Tem uns 30 e poucos, cinco são motorista e empregada, e crianças. Eu sempre falo isso: tem que fazer a novela com o número de pessoas com quem eu consigo me relacionar numa semana. Jamais conseguiria me relacionar com 150 pessoas numa semana.”, disse João, que volta a trabalhar com alguns atores, mas também inicia novas parcerias, como com Susana Vieira. "Ela é uma atriz incrível e tem disposição incrível. Ela (Adisadeba), na verdade, é uma favelada rica, é uma ex-prostituta que juntou muito dinheiro, comprou muitos barracos e é uma rica da favela, fez muito programa pra comprar os barracos. É a primeira vez que eu trabalho com ela e ela é um ente da televisão.", comentou João, que também destacou o personagem de Tony Ramos, que em Avenida Brasil participou do primeiro capítulo: "Tony não é bandido, mas é acusado de.".

João Emanuel também falou sobre a parceria com Amora Mautner, com quem trabalhou em Avenida Brasil. "Tudo o que tem no roteiro, no capítulo, eles (os atores) falam. Se vão falar ’eu vou tomar um suco de tomate’, ou ‘tô a fim de tomar um suco de tomate’, ‘vou ali tomar um suco de tomate’, tanto faz. E isso ajuda muito os atores, porque eles ficam donos das falas, sem se preocupar com os penduricalhos da escrita. Eu me identifico muito com a Amora nesse ponto, porque ela gosta de coloquialismo, gosta de verdade na cena, a sujeira é bem-vinda, esteticamente a gente tem essa visão muito parecida do audiovisual.", disse ele.

Confira o teaser de A Regra do Jogo, o seu novo dilema das nove

 Regra do Jogo estreia no dia 31 de agosto e conta com nomes como Alexandre Nero, Eduardo Moscovis, Giovanna Antonelli, Renata Sorrah, José de Abreu e Cássia Kis Magro.

Comentários (5) Postar Comentário

BE
BE comentou:

Vai ser melhor que Babilônia duvido que João Emanuel vai errar, essa novela é esperada a gritos de misericórdia na Globo e pelos telespectadores o teaser ficou em primeiro no TT's do twitter e as visualizações no Youtube só com teaser já somam 3 vezes mais que Babilônia em apenas 3 dias. Alguém duvida que vai ser sucesso, afinal o público merece novela não é verdade?

bruna
bruna comentou:

Mais um grandeeee sucessoooo de joão emauel carneiro!Ama todas as suas novelas!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira comentou:

Espero que com A Regra do Jogo seja diferente, mas lembro muito bem quando a Globo apresentou Geração Brasil como sendo dos mesmos autores de Cheias de Charme. Deu o que deu. Frustração é tudo aquilo que a expectativa de uma pessoa não alcança.

BE
BE respondeu:

Só que Geração Brasil foi um experimento uma novela moderna, toda baseada em tecnologia, que foi prejudicada pela copa do Mundo, linguagem confusa feita apenas para agradar os mais jovens, se esqueceram que nem todo mundo é ligado em tecnologia e computador. Fora que a novela foi confusa, chata, sem sentido. Nem o elenco salvou a novela, Murilo Benício, Cláudia Abreu, Renata Sorrah, Claúdia Abreu nunca fez uma personagem tão ridícula.

Will
Will comentou:

João Emanuel é muito inteligente,tenho certeza que vem coisa boa por aí.

Daniel Soares Carlif
Daniel Soares Carlif comentou:

manu ditas as regras do seu jogo,,,,,,,,,