Copa do Mundo, eleições, corrupção na Petrobras e destaques internacionais são alguns dos temas da atração.
Nesta sexta-feira, dia 26, vai ao ar na Globo a Retrospectiva 2014. Comandado por Glória Maria e Sérgio Chapelin, o programa revela os fatos marcantes do ano, que está entre os mais surpreendentes deste século.
O brasileiro envolveu-se em política como nunca, e a eleição que reelegeu Dilma Rousseff à Presidência da República foi disputada voto a voto. As surpresas das pesquisas eleitorais, os sustos da campanha, como a morte do então candidato Eduardo Campos, e também as denúncias que marcaram a vida política brasileira serão revistas no programa. A Petrobras, envolvida no maior escândalo de corrupção de sua história, a ameaça da inflação e as angústias da população em relação à economia também não ficam de fora.
Em 2014, o mundo esteve à beira de uma nova guerra fria, pontuada por uma grande tensão entre leste e oeste. Mas parece ter ouvido a voz de Francisco, o papa que trabalhou ao longo do ano para unir diferentes religiões em busca da paz.
A Retrospectiva mostra ainda a grande festa da Copa do Mundo no Brasil, que, ao contrário do que muitos pensavam, aconteceu naturalmente e encheu o país de turistas do mundo todo. Mas a tristeza pelo inexplicável 7 a 1 da Alemanha na seleção brasileira também é destaque. Além disso, o programa apresenta as surpresas e as grandes revelações do Esporte.
O programa lembra também os avanços da ciência na Terra e no espaço, fenômenos climáticos nunca vistos, como tornados e tufões. A seca que assustou São Paulo e esvaziou os reservatórios da maior cidade do país são relembrados por Glória e Sérgio.
A Retrospectiva 2014 vai ao ar nesta sexta-feira, dia 26, após a novela Império.