Emissora vence disputa judicial com o instituto de pesquisas.
Após 14 anos de disputa judicial, o SBT conseguiu vencer o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). A empresa de pesquisas terá de abrir sua "caixa-preta". A Terceira Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça), em decisão final, obriga o instituto a revelar dados confidenciais de sua metodologia de aferição de audiência, principalmente da chamada "real time", em tempo real. De acordo com informações do jornalista Daniel Castro, o processo acaba de ser declarado "transitado em julgado", ou seja, não cabem mais recursos. O SBT aguarda apenas o cumprimento da sentença.
Em 2001, o SBT questionou a medição de audiência minuto a minuto e foi punido pelo Ibope com a suspensão de 24 horas do serviço. Na época, o instituto argumentou que a emissora havia violado as regras de divulgação dos números. A rede de Silvio Santos sentiu-se lesada e entrou na Justiça, pedindo acesso aos dados confidenciais da medição.
Enquanto aguardava a sentença da Justiça, o SBT chegou a oferecer dinheiro a quem revelasse possuir um peoplemeter, aparelho que mede a audiência em tempo real.