Segundo Renato, antes de Tertulinho "seu corpo era de peão".
Há pouco mais de quatro meses, Renato Góes estava na primeira fase de “Pantanal”, brilhando na pele de José Leôncio, agora interpretado por Marcos Palmeira. Após se despedir do peão, o ator, de 35 anos, rapidamente teve que se distanciar do universo das comitivas, cavalos e fazendas, emagrecer oito quilos e mudar o cabelo para se jogar em outra aventura. A partir de segunda-feira, o pernambucano assume o papel de Tertulinho, o grande vilão da nova novela das seis da Globo, “Mar do sertão”, com um desafio pela frente.
Desprovido de vaidade, o ator diz que sua aparência são ditados pelos papéis que interpreta.
— Tertulinho usa os fios escovados e com luzes. Eu não tenho pente nem escova, e não lembro a última vez em que fui ao salão cortar o cabelo pela minha vontade. Deve ter pelo menos uns seis anos! Quando corto é para um personagem. As gravações acabam, e eu deixo o cabelo e a barba crescerem para ficar à mercê de um próximo — diz ele.
O mesmo acontece com sua rotina de exercícios:
— Faço acompanhamento, exames para ficar tudo em dia. Mas, dependendo do trabalho, eu treino para ganhar ou perder massa. Para esse, eu emagreci bastante, para mudar o corpo que estava de peão. Não tenho nenhum tipo de cuidado e vaidade com a beleza que não seja voltado para o personagem.