O Planeta TV

Renascer: o que já sabemos sobre a nova versão da novela

Próxima trama das 21h, que substituirá Terra e Paixão, tem estreia de ator em novela e artistas da primeira versão do folhetim.

por Redação, em 22/11/2023

Muita expectativa e ansiedade com o novelão que vem por aí! Com a estreia de Renascer no próximo ano, que será a substituta de Terra e Paixão na faixa das 21h, nós estamos contando os dias para ver esse sucesso na tela da Globo. Porém, enquanto a trama não chega, nós montamos uma listinha com as novidades que sabemos sobre a história de José Inocêncio e companhia.

Presença de atores da 1ª versão

A novela de Bruno Luperi, criada por Benedito Ruy Barbosa, irá contar com atores da trama original: Marcos Palmeira e Jackson Antunes. Na primeira versão, Marcos interpretou João Pedro, o filho rejeitado do coronel José Inocêncio, mas, desta vez, ele dará vida ao próprio fazendeiro, papel que foi de Antônio Fagundes.

Já Jackson tem muito o que comemorar e relembrar com o remake, já que Renascer foi a novela de estreia do ator, em que ele interpretou o jagunço Damião. Mas, agora, ele interpretará o personagem de Deocleciano na segunda fase da trama.

Estreia de Xamã

Xamã. Foto: Fábio Rocha/Globo

O rapper vai fazer sua estreia como ator em uma novela. Ele dará vida a Damião na próxima novela das 21h, papel que foi de Jackson Antunes na primeira versão do folhetim.

O personagem tem um peso importante na trama, pois ele surge na fazenda de José Inocêncio com a missão de matar o fazendeiro. No entanto, ele acaba se afeiçoando ao homem e vira o fiel escudeiro do patrão. No decorrer do folhetim, ele se casa, mas depois engata em um romance fervente com a personagem interpretada por Sophie Charlotte.

Personagem de Mariana

Theresa Fonseca vai viver Mariana, papel que foi de Adriana Esteves na primeira versão do folhetim e personagem que foi um marco na teledramaturgia. Na trama, a jovem se envolve com o protagonista José Inocêncio (Marcos Palmeira).

Foto: Fábio Rocha/Divulgação/TV Globo

A atriz conta que defende com unhas e dentes a sua personagem e comentou sobre a pressão específica da sua família para a novela. Ela explicou que os parentes são apaixonados pela história de Benedito Ruy Barbosa.

"Então, Renascer está sendo um grande presente assim para mim porque já comecei muito alegre e muito contente e eu estou muito honrada de ter dois parceiros de cena tão especiais quanto o Marcos Palmeira e o Juan Paiva. Então, eu me sinto muito abençoada", diz ela.

A atriz também explicou o motivo de defender a personagem. "Eu estou apaixonada na Mariana. Ela é uma personagem complexa, mas que eu tenho muito apega. Estou defendendo ela como se fosse minha filha".

Cafetina terá mais destaque

Jacutinga, personagem de Juliana Paes, em "Renascer" terá mais destaque do que na versão original. A cafetina, que foi interpretada por Fernanda Montenegro e agora está a cargo de Juliana Paes, ficará mais tempo na história e terá presença marcante nas duas fases. Em 1993, a personagem ia embora de Ilhéus logo após a passagem de tempo. As informações são da jornalista Anna Luiza Santiago, da coluna Play (O Globo).

Globo troca padre por pastor

Padre Lívio, um dos personagens mais lembrados de "Renascer", mudará de religião e será um pastor evangélico. O papel será defendido pelo ator baiano Breno da Matta. A mudança no perfil não foi uma imposição de Amauri Soares, diretor da TV e dos Estúdios Globo. Segundo o jornal Folha de São Paulo, foi uma opção de Bruno Luperi, que faz a adapação do texto. 

Luperi teve em mãos pesquisas entregues pela área de insights da Globo, baseadas em levantamentos do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), que concluíram que os evangélicos vão ser maioria no Brasil até o fim da década. E, como já existem dois padres na história, o dramaturgo optou por trocar um deles por um pastor. 

Na versão original, Lívio se envolve em um triângulo amoroso com Joaninha (Alice Carvalho) e Tião Galinha (Irandhir Santos). A ideia é discutir a relação entre amor e a fé em Deus.

Cenário da trama

A novela se passa em Ilhéus, no sul da Bahia, e o elenco foi até o estado baiano para gravar cenas da trama. Com paisagens exuberantes, que podem ser vistas na chamada da novela, o folhetim tem como um dos cenários a fazenda de José Inocêncio, com pés de cacau. Os atores gravaram no mesmo local da primeira versão da trama.

Ambientada nas fazendas de cacau do sul da Bahia, a história principal de "Renascer" gira em torno de uma disputa entre pai e filho. Quando a esposa (Duda Santos) morre no parto, José Inocêncio (Marcos Palmeira) culpa o filho caçula, João Pedro (Juan Paiva), pela morte da amada. Uma rejeição que logo se transforma em ódio. O drama fica ainda mais denso quando ambos se apaixonam pela mocinha Mariana (Theresa Fonseca). A novela aborda temáticas como disputa de terras, presente em outros trabalhos do autor, além da caça aos caranguejos e as crenças populares do campo.

"Renascer" é uma novela escrita por Bruno Luperi baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Gustavo Fernandez, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim. 

Com previsão de 197 capítulos, "Renascer" substituirá "Terra e Paixão" a partir do dia 22 de janeiro de 2024 e ficará no ar até 27 de setembro.


Deixe o seu comentário