No levantamento exclusivo realizado pela Pro-Música, com domínio do sertanejo, Lauana Prado lidera.
A Pro-Música, entidade que representa as principais gravadoras e produtoras fonográficas do Brasil, apresenta um ranking exclusivo com as 50 músicas mais ouvidas nas plataformas de streaming no Brasil, no primeiro semestre de 2024. O gênero sertanejo despontou na liderança no período, com 8 entre as 10 mais tocadas. O topo ficou com Lauana Prado, e o pout pourri dos hits “Me Leva Pra Casa / Escrito Nas Estrelas / Saudade (Ao Vivo)”, do álbum “Raiz Goiânia (Ao Vivo)” (Universal Music), seguida por “Barulho Do Foguete (Ao Vivo)” (Som Livre), interpretada pela dupla Zé Neto & Cristiano.
Para além do sertanejo, as 2 músicas que integram o top 10 são do funk, com “Let's Go 4 (Feat. Mc Davi, Mc Don Juan, Mc Kadu, Mc GH Do 7, Mc GP & TrapLaudo)” (GR6 Music), nas vozes de Mc IG, Mc PH, Mc Ryan SP & Mc Luki, completando o pódio na terceira posição. A faixa é seguida por outro sucesso do segmento: “Pocpoc” (Warner Music Brasil), de Pedro Sampaio, na quarta colocação.
O levantamento realizado pela Pro-Música é o único da indústria fonográfica a considerar as músicas mais executadas no país somando as plataformas Spotify, Youtube, Deezer, Apple Music, Amazon Music e Napster, com dados compilados pela BMAT.
Segundo a edição 2023 do relatório Mercado Fonográfico Brasileiro, também produzido pela entidade, no último ano o streaming foi responsável por 87% dos R$ 2,9 bilhões de receitas totais da indústria. A íntegra do relatório Mercado Fonográfico Brasileiro 2023 está disponível no site da Pro-Música.
Ranking das top 50 tem apenas músicas brasileiras
No levantamento, chama a atenção também a força do artista brasileiro e o fato de não haver nenhuma música estrangeira entre as 50 mais ouvidas no país. Além do protagonismo sertanejo e da força do funk, o ranking demonstra ainda a crescente ascensão de outros ritmos de música urbana, como o trap e o rap.
Confira o ranking completo das 50 músicas mais tocadas no Brasil no primeiro semestre de 2024:
Sobre a Pro-Música:
A Associação Brasileira dos Produtores de Discos – ABPD, criada em abril de 1958, passou a se denominar Pró-Música Brasil Produtores Fonográfico Associados em 2016 e continuou reunindo as maiores empresas de produção musical fonográfica em operação no País.
Desde sua criação, a entidade se dedica a representar os interesses comuns aos produtores fonográficos em geral, promovendo o mercado legítimo de música gravada em meios físicos ou digitais. Além disso, a Pró-Música Brasil é a única entidade no Brasil que regularmente coleta dados e estatísticas de seus principais associados, para manutenção de banco de dados e divulgação à imprensa e ao público, de estatísticas sobre o mercado fonográfico brasileiro das últimas décadas.
Para mais informações acesse o site oficial da Pro-Música.