A produção de uma novela é bastante complexa e tem como base de sustentação os roteiros, que são resultado da colaboração de diversos profissionais.
As novelas são o tipo de produção audiovisual favorita de grande parte dos brasileiros. Com exibição na TV aberta, capítulos diários e tramas envolventes, elas são um entretenimento de alta qualidade acessível à maioria da população.
Os roteiros são a base de toda a produção e passam por uma série de etapas até sua finalização, contando com o trabalho de uma ampla equipe de colaboradores. Confira os principais detalhes de como eles são elaborados.
Sinopse
A primeira etapa para o desenvolvimento de uma novela é a criação de uma sinopse. Os autores elaboram um pequeno resumo da obra que desejam trazer à vida, com informações básicas sobre ela. A sinopse conta com a trama principal, quem são os personagens principais, a época e o local em que a história se passa, entre outros detalhes. Neste resumo, são definidos, também, os arcos narrativos, que fornecem um panorama geral da história.
A partir da sinopse, a direção criativa da emissora escolhe as melhores ideias para dar início à produção, assim como os horários em que elas devem ser exibidas.
Pesquisa
Após a novela receber aprovação da direção criativa, são contratados roteiristas assistentes para auxiliar o autor. Os assistentes são peças fundamentais na elaboração do roteiro, sendo responsáveis por realizar a pesquisa de áreas temáticas que serão abordadas na trama. Eles são o elo entre a vida real e a ficção, entram em contato com consultores especialistas e realizam visitas para conhecer a realidade que desejam retratar na obra.
Caso a protagonista da novela seja uma médica cirurgiã, por exemplo, o assistente entrevista um médico-cirurgião de verdade e faz visitas a seu local de trabalho, como hospitais e clínicas, para entender a rotina da profissão. Essa pesquisa é essencial para a realização de um roteiro de qualidade e mais realista.
Escaletas
Com a pesquisa realizada e as informações mais relevantes em mãos, os autores desenvolvem as escaletas. As escaletas são um esqueleto do roteiro, onde são apontados os acontecimentos de cada capítulo, quais personagens estarão presentes em cada uma das cenas, quais serão suas ações e reações aos eventos. Entretanto, como se trata de um primeiro esboço, não há qualquer diálogo.
Redação
Com as escaletas prontas, toda a equipe de redação se reúne para a divisão do trabalho. Nesta etapa, os autores e roteiristas assistentes realizam a organização dos capítulos e determinam quem fica responsável pela escrita de cada cena e seus diálogos.
Durante a produção do texto, é comum o surgimento de dúvidas, e, portanto, a consultoria com especialistas continua através de chamadas ou com a visita dos consultores à equipe de redação, já que o prazo para a escrita é apertado.
Revisão
Quando todos os assistentes terminam a redação de suas cenas, uma pessoa fica responsável pela organização do capítulo e o entrega aos cuidados do supervisor para a revisão. Após feita a revisão, o supervisor entrega o roteiro ao autor, que também revisa todo o texto e realiza adaptações em cenas e diálogos quando julgar necessário. Após a revisão pelo autor, o texto está finalmente finalizado e pronto para as gravações.
Muitos dos assistentes e supervisores que trabalham na produção dos roteiros possuem alguma formação na área do cinema, tanto em faculdades de cinema quanto em cursos voltados à produção audiovisual.
Início da produção
A emissora designa um diretor para a novela que tenha afinidade com o autor e a trama da obra, e, em conjunto, eles escalam o elenco. Para isso, os roteiros dos primeiros capítulos devem estar finalizados, já que serão utilizados pelos atores nos testes.
A pré-produção é iniciada neste momento, com estudo e caracterização dos atores, elaboração de cenários e figurinos, entre outros detalhes necessários para então dar início às gravações.