
No próximo domingo, dia 27, o ‘Viver Sertanejo’ presta uma homenagem ao ‘Som Brasil’, um dos programas mais emblemáticos da história da TV Globo, como parte das comemorações pelos 60 anos da emissora. A atração, que marcou gerações ao exaltar a música popular brasileira, é lembrada por meio da conversa entre Daniel e os convidados Lima Duarte e Renato Teixeira.
Lima Duarte foi um dos primeiros apresentadores do ‘Som Brasil’, à frente do programa entre 1984 e 1989. A atração, que estreou em 1981, teve Rolando Boldrin como seu primeiro apresentador. “O ‘Som Brasil’ foi uma ideia do Boni. Ele me disse ‘Lima, quero fazer um programa que seja de prosa e canções brasileiras puras’, e eu respondi ‘agora não posso, porque tenho um contrato de três meses para fazer um filme – que era ‘Sargento Getúlio’ –, e ele respondeu que não poderia esperar, então eu falei para ele chamar o Boldrin”, revela o ator.
Renato Teixeira, autor da música de abertura do ‘Som Brasil’ daquela época e frequentador assíduo do programa, define a atração como “um momento importante para a cultura original da região central do Brasil”, e emenda afirmando que “o programa sempre fez renascer a música caipira. Naquele momento, estava cobrindo um ciclo glorioso”. O músico revela ainda bastidores da criação do tema: “Fiz uma canção chamada ‘Raízes’, achei que estava perfeita. Depois pensei: ‘e se eles não quiserem?’. Então dei como segunda opção ‘Amanheceu Peguei a Viola’, e foi essa que escolheram”.
Além de, claro, cantar “Amanheceu Peguei a Viola”, Renato apresenta “Chico Mineiro”, ambas com Daniel, e “Vide-Vida Marvada” e “Um Violeiro Toca”.
Apresentado por Daniel, 'Viver Sertanejo' vai ao ar aos domingos, depois do 'Globo Rural'. Tem produção de Nathália Pinha, produção executiva de Anelise Franco, direção artística de Gian Carlo Bellotti e direção de gênero de Monica Almeida.
Comentários (0) Postar Comentário
Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!