No "Conversa com Bial", Walcyr Carrasco confirma novela das nove em 2026

Walcyr escreveu apenas os 30 primeiros capítulos de Êta Mundo Melhor! e, após isso, passou o bastão para Mauro Wilson.

Publicidade
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pedro Bial segue celebrando os 60 anos da TV Globo, na noite desta quarta-feira (23), ao receber três grandes autores da teledramaturgia no Conversa com Bial: Alessandra Poggi, Rosane Svartman e Walcyr Carrasco. No programa, os autores contaram suas trajetórias na escrita, os bastidores do processo criativo, as relações pessoais com as novelas e a constante renovação do formato.

Walcyr fez revelações e curiosidades sobre algumas de suas obras: “Comecei na literatura infantil, na verdade. Depois, fui para o teatro, mas eu era muito ruim. Mais tarde melhorei, cheguei a ser premiado, mas no início eu era bem ruim mesmo [...]. Às vezes a gente trabalha tanto numa frase, e quando ouve no ator, vê que não funciona, tem que ser jogada fora”, conta.

Ele ainda falou sobre a cena de O Outro Lado do Paraíso, na qual Clara solta uma frase “vocês não imaginam o prazer que é estar de volta” que, atualmente, viralizou e virou meme nas redes sociais. “Não sabia que essa frase iria ganhar essa proporção, que se tornaria um clássico”.

O autor, que se prepara para estrear Êta Mundo Melhor!, cita Mazzaropi como uma inspiração para a novela, e conta, ainda, de onde vêm algumas das ideias que dão movimento às tramas: “Eu sou mais chegado em ouvir as pessoas simples que me cercam, porque muitas vezes, uma frase que falam é uma novela inteira. Quando fiz Amor à Vida, tinha um vilão, o Félix, que tinha um certo humor; eu sentia que as pessoas gostavam dele, e pensei ‘tenho que dar um jeito nele’, e aí ele virou o herói da história, foi assim”.

Walcyr Carrasco confirmou o que já era ventilado nos bastidores: ele escreveu apenas os 30 primeiros capítulos de Êta Mundo Melhor! e, após isso, passou o bastão para Mauro Wilson, que ficará responsável por concluir a trama. A decisão já vinha sendo discutida internamente, mas agora foi oficialmente revelada pelo autor.

Com a saída antecipada do projeto, Walcyr passou a se dedicar a um novo desafio: uma sinopse voltada para o horário nobre da Globo. O autor está desenvolvendo uma novela inédita para a faixa das 21h, que deve ser produzida e exibida em 2026. Essa futura trama será a substituta de Três Graças, nova novela de Aguinaldo Silva que marcará seu retorno à emissora. A obra de Aguinaldo está prevista para estrear em outubro de 2025, logo após o remake de Vale Tudo.

Alessandra Poggi, responsável por obras como Além da Ilusão Garota do Momento, atual novela das seis, garantiu que a cena final é pensada desde a sinopse: "Eu já penso na novela com início, meio e fim. Mas como é uma obra aberta, tudo pode mudar.”

Rosane Svartman, por sua vez, não tem o final quando começa a escrever. Ela fala de Dona de Mim, próxima novela das sete.“Escrevi um filme chamado Desenrola [...], e foi por causa dele que fui convidada para fazer uma sinopse para Malhação. Fiz, voltei para a Globo, e disseram ‘escolhemos a sua, mas você não sabe fazer novela’, aí me colocaram com a Glória [Perez] pra escrever, e eu vi que não sabia. Tem ferramentas na novela que são essenciais para o gênero, é totalmente diferente de um filme”.

Comentários (0) Postar Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!