
O Vaticano confirmou, na manhã desta segunda-feira (21), a morte do papa Francisco. Jorge Mario Bergoglio faleceu aos 88 anos, às 2h35 pelo horário de Brasília (7h35 em Roma). A causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente, mas o pontífice se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após uma internação de cerca de 40 dias.
Em comunicado, o Vaticano prestou homenagem ao papa, que esteve à frente da Igreja Católica por 12 anos: "O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino."
As cerimônias fúnebres já foram organizadas e começam ainda nesta segunda-feira. Às 14h (horário de Brasília), haverá uma missa de sufrágio na Basílica de São João de Latrão, celebrada pelo cardeal Baldo Reina. Em seguida, às 15h, ocorrerão os ritos de constatação da morte e a deposição do corpo no caixão, na Capela de Santa Marta, com cerimônia presidida pelo camerlengo Farrell.
Diferentemente da tradição recente, Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e não na Basílica de São Pedro. A última vez que um papa foi sepultado fora do Vaticano foi em 1903, com Leão XIII.
A morte do pontífice também impactou a programação televisiva no Brasil. A Globo alterou sua grade ainda na madrugada, iniciando o Bom Dia Brasil mais cedo e suspendendo os jornais locais pela manhã. Segundo a apresentadora Ana Paula Araújo, os noticiários regionais tiveram apenas cerca de 20 minutos de exibição antes de o Bom Dia Brasil retomar a cobertura contínua dos desdobramentos do falecimento do papa.
A emissora também mobilizou seus correspondentes internacionais: Ilze Scamparini entrou ao vivo de Roma, enquanto Ariel Palácios relatou a comoção em Buenos Aires, terra natal de Francisco, o primeiro papa argentino da história.
Ainda na Globo, no período da tarde, Globo Esporte e Edição Especial com História de Amor serão cancelados.
Outras emissoras também ajustaram suas coberturas. O SBT alterou a programação do Primeiro Impacto para acompanhar os desdobramentos da notícia, enquanto a Record, apenas elaborou uma breve reportagem dado destaque à morte do pontífice.
Comentários (1) Postar Comentário
a Band também sofreu mudança de última hora sobre a morte do Papa Chico
Leia também
SBT tira 'Podnight' do ar e aposta no remake de 'A Usurpadora' na madrugada
Sheron Menezzes deve estrelar 'Por Você', próxima novela das sete
SBT enfrenta noite difícil com 'Galvão FC' e ouve provocação de Neto
Edição da Globo esvazia presença de José Dumont em 'Terra Nostra'
Ratinho ironiza mudanças no SBT e diz que não vai deixar o canal
Spin-off 'Loquinha' mostrará plano de Lucélia para afastar Lorena de Juquinha
Autores e diretor comentam a construção e a produção de 'A Nobreza do Amor'
Natália Lage vive mãe que se apaixona pelo amigo do filho em 'Juntas & Separadas'
Paredão do 'BBB 26' será definido antes da estreia do 'Em Família com Eliana'
Tata Werneck e Rainer Cadete repetirão parceria em 'Quem Ama Cuida'
Globo escala Osmar Prado e Antônio Pitanga para novela 'Por Você'
Ticiane Pinheiro assina com a Globo para apresentar reality no Globoplay
Raul Gil volta ao SBT e chora em homenagem a Carlos Alberto de Nóbrega
Belo e Xamã levam 'Três Graças' a especial musical inédito da Globo
Record grava 'Amor em Ruínas' em Carrancas, em Minas Gerais
Luiz Fernando Guimarães grava participação em 'Três Graças'