
O Vaticano confirmou, na manhã desta segunda-feira (21), a morte do papa Francisco. Jorge Mario Bergoglio faleceu aos 88 anos, às 2h35 pelo horário de Brasília (7h35 em Roma). A causa da morte ainda não foi divulgada oficialmente, mas o pontífice se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após uma internação de cerca de 40 dias.
Em comunicado, o Vaticano prestou homenagem ao papa, que esteve à frente da Igreja Católica por 12 anos: "O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino."
As cerimônias fúnebres já foram organizadas e começam ainda nesta segunda-feira. Às 14h (horário de Brasília), haverá uma missa de sufrágio na Basílica de São João de Latrão, celebrada pelo cardeal Baldo Reina. Em seguida, às 15h, ocorrerão os ritos de constatação da morte e a deposição do corpo no caixão, na Capela de Santa Marta, com cerimônia presidida pelo camerlengo Farrell.
Diferentemente da tradição recente, Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e não na Basílica de São Pedro. A última vez que um papa foi sepultado fora do Vaticano foi em 1903, com Leão XIII.
A morte do pontífice também impactou a programação televisiva no Brasil. A Globo alterou sua grade ainda na madrugada, iniciando o Bom Dia Brasil mais cedo e suspendendo os jornais locais pela manhã. Segundo a apresentadora Ana Paula Araújo, os noticiários regionais tiveram apenas cerca de 20 minutos de exibição antes de o Bom Dia Brasil retomar a cobertura contínua dos desdobramentos do falecimento do papa.
A emissora também mobilizou seus correspondentes internacionais: Ilze Scamparini entrou ao vivo de Roma, enquanto Ariel Palácios relatou a comoção em Buenos Aires, terra natal de Francisco, o primeiro papa argentino da história.
Outras emissoras também ajustaram suas coberturas. O SBT alterou a programação do Primeiro Impacto para acompanhar os desdobramentos da notícia, enquanto a Record, até o momento, não havia dado destaque à morte do pontífice.
Comentários (0) Postar Comentário
Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!