As melhores dicas para comprar tênis infantis confortáveis ​​para crianças

Publicidade
Foto: Freepik
Foto: Freepik

Embora comprar tênis infantis pareça algo simples, na verdade pode ser difícil acertar o modelo e a numeração exata. Acontece que as crianças crescem rapidamente e com elas os seus pés, o que gera a troca constante. Por isso, na hora de comprar um calçado para os pequenos, é preciso considerar diferentes aspectos.

O mercado oferece uma variedade enorme de preços de tênis infantil, em todos os designs possíveis. Para comprar o par perfeito, que não só agrade as crianças pela estética, mas também seja adequado ao seu estilo de vida ativo, há algumas coisas a considerar. Além disso, os calçados infantis também devem atender aos padrões de segurança e conforto.

Para escolher um bom calçado infantil, é preciso aliar as normas de segurança ao gosto individual de cada criança. Isso garante uma compra eficiente. Aqui estão algumas dicas a seguir para encontrar as melhores opções de tênis para meninos e meninas.

A importância de escolher o calçado infantil certo

Conforme explica o artigo “O Desenvolvimento do Pé na Criança”, no site Clínica e Cirurgia do Pé e Tornozelo, desde o nascimento, os pés das crianças já possuem muitas estruturas formadas. Entretanto, a maioria ainda é muito frágil, pois seus ossos são formados por matrizes de cartilagem. Somente com o tempo a anatomia dos pés evolui até que todos os ossos estejam consolidados e o movimento das articulações seja definido.

Nesse sentido, a escolha do calçado infantil é fundamental para o desenvolvimento dos pés e da forma como a criança anda ou corre. Escolher o par errado pode afetar negativamente o desenvolvimento motor e o crescimento dos pés. Veja como escolhê-los corretamente.

Escolhendo os tênis de acordo com a atividade dos pequenos

Ao comprar tênis para as crianças, é importante considerar o uso pretendido do calçado, pois a atividade determinará a compra. Ou seja, se a criança participa de atividades esportivas, caminha para ir à escola, costuma correr ou andar de bicicleta, etc., então é necessário escolher calçados que ofereçam o suporte e o amortecimento necessários. Seja para uso escolar ou diário, o melhor é comprar um par de tênis versátil e confortável, adequado para atividades cotidianas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP), aos dois anos inicia-se a formação do arco plantar – e este desenvolvimento pode ocorrer até os seis anos ou mais. A partir dessa idade, é necessário que o calçado utilizado tenha palmilha acolchoada que sustente bem o arco dos pés, como é o caso dos tênis para adultos. Esta palmilha também deve ter alta capacidade de absorção para evitar o acúmulo de suor.

O tamanho correto é importante

A primeira coisa a fazer ao embarcar na aventura de comprar calçados infantis é ter em mente o tamanho correto dos pés. É ideal medir os pés das crianças sempre que for comprar calçados novos, pois eles podem mudar com frequência. Para isso, você pode usar uma régua ou um medidor de pés, se possível.

Se for uma compra online, confira as tabelas de medidas disponíveis nos sites da marca escolhida. É importante lembrar que deve haver um espaço de aproximadamente um centímetro entre o dedo mais longo e a ponta do calçado, pois isso permite maior conforto. Nunca escolha um tamanho maior para poder usá-lo por mais tempo. Isso pode causar problemas ao caminhar e tornar os acidentes mais prováveis, além de prejudicar o desenvolvimento dos pés.

Os materiais merecem total atenção

Os materiais dos tênis são essenciais para o conforto e a durabilidade. O ideal é escolher tênis feitos de materiais respiráveis, como malha ou couro, que permitam que os pés dos pequenos fiquem permanentemente ventilados. Tênis de lona e couro são ótimas opções. Também é uma ótima ideia escolher modelos feitos de materiais sintéticos com designs pensados ​​para evitar a transpiração.

Além disso, é aconselhável usar calçados com bom solado, de preferência de borracha, pois estes oferecem boa aderência e resistência ao desgaste. Os solados antiderrapantes também proporcionam mais segurança durante as brincadeiras, e podem evitar escorregões e quedas.

Cadarços ou velcro também dão maior segurança; um calçado infantil sem eles nunca é uma boa opção. Entre três e sete anos, é preferível optar por tênis com fechamento de velcro. Este tipo de fecho permite que as crianças ajustem os calçados de acordo com a sua preferência, garantindo que não fiquem apertados ou folgados. Porém, a partir dos 8 anos, os modelos clássicos com cadarço também podem ser adotados.

Bom ajuste e conforto são fundamentais

O que não pode faltar em um bom par de tênis infantil é o ajuste. É importante certificar-se de que estes calçados não estejam muito apertados ou muito folgados. Os tênis infantis devem oferecer bom suporte ao arco e ao calcanhar para manter a estabilidade durante as diversas atividades que as crianças realizam.

Se possível, é melhor experimentar o modelo e caminhar com ele antes de comprá-lo. Assim como os adultos, os calçados infantis devem ser experimentados com meias para verificar imediatamente o quão confortáveis ​​eles são.

Uma boa dica é experimentar os calçados à tarde. Neste horário os pés ficam mais inchados após as atividades diárias, o que permitirá que você garanta que seu novo calçado não ficará apertado em nenhum momento. Isso é fundamental para evitar desconfortos ou problemas futuros durante o dia escolar, quando os pequenos passam muitas horas em movimento.

Designs atraentes fazem sucesso entre os pequenos

Embora o mais importante seja focar no desempenho do calçado e em como ele pode ajudar a proteger os pés das crianças, a estética e as cores também podem fazer parte da decisão de compra final. Ao escolher tênis para crianças, é importante considerar seus gostos e preferências em relação a cores e designs. Isso não só os deixará mais felizes usando seus novos calçados, como também incentivará sua independência na tomada de decisão sobre suas roupas.

Defina um orçamento para comprar com qualidade

Os preços dos tênis infantis variam significativamente dependendo da marca ou modelo, por isso é importante definir um orçamento antes de começar a procurar. Embora seja tentador optar por opções mais baratas, você sempre precisa ter certeza de que a qualidade não será comprometida. Investir um pouco mais em calçados infantis de qualidade pode resultar em melhor suporte e durabilidade.

Comentários (0) Postar Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!