Malhação: Viva a diferença contará a história de cinco jovens.
A campanha digital da nova temporada de "Malhação" será criada a várias mãos. A proposta vai nascer de um laboratório que será realizado pela Globo esta semana com 20 estudantes de escolas de comunicação, audiovisual e design. Durante três dias, os alunos das escolas Miami Ad School, ESPM, ETEC, ECA/USP e Escola de Notícias vão se reunir na sede da emissora, em São Paulo, para participar de atividades com a equipe de Comunicação da emissora e de criação de "Malhação". Eles ainda ouvirão o autor Cao Hamburger e o diretor Paulo Silvestrini. A partir daí, os alunos se unirão para criar, colaborativamente, a nova campanha digital da nova temporada "Malhação – Viva a diferença", que circulará pelas redes sociais.
A iniciativa faz parte da segunda edição do Globo Lab, metodologia criada pela Globo para promover a troca, a escuta e a co-criação com a nova geração de talentos criativos, desenvolvida para ser aplicada em diversas áreas da empresa. A primeira edição, finalizada em 2016, gerou uma websérie que está sendo produzida para o portal Gshow.
Ainda como parte da ação de co-criação da campanha de lançamento de "Malhação – Viva a Diferença", a Globo promoverá em março depoimentos de pessoas que têm suas trajetórias marcadas por diferenças de gênero, raça, educação e deficiência. As histórias responderão a perguntas como: “O que te faz diferente da maioria?” e “Que consequências isso teve na sua vida?”. A ação faz parte da plataforma "Tudo começa pelo Respeito", criada no ano passado para mobilizar a sociedade em torno de termas urgentes.
Com a iniciativa, o foco é celebrar a diferença, reunindo exemplos que transformaram sua realidade e a da sociedade ao redor. Os depoimentos serão gravados para circular como filmetes nos perfis da Globo nas mídias sociais no mês de lançamento de "Malhação – Vida a Diferença". Eles serão veiculados junto com depoimentos captados nas ruas de Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Salvador sobre o respeito às diferenças.
As gravações da nova temporada de "Malhação" começam no próximo mês. É na pulsante e plural São Paulo que a história de amizade entre cinco garotas nasce a partir de uma experiência única e inesquecível. Durante uma pane do metrô, Lica (Manoela Aliperti), Ellen (Heslaine Vieira), Tina (Ana Hikari), Benê (Daphne Bozaski) e Keila (Gabi Medvedovski), por obra do acaso, se veem presas no mesmo vagão e, como se não bastasse a tensão natural da situação, Keila entra em trabalho de parto. Talvez por não verem outra alternativa, mas sem dúvida por terem muita coragem e solidariedade, as outras meninas se unem para ajudá-la. O nascimento da criança marca o vínculo entre essas cinco garotas de raízes, vivências e personalidades distintas: uma rica de estilo alternativo, uma "crânio" (e hacker) da periferia, uma rebelde e artista sansei, uma tímida e solitária que quer muito ter amigas e uma mãe adolescente. "Malhação – Viva a Diferença" acompanha a vida dessas cinco jovens, que vão descobrir juntas como pode ser enriquecedor viver, confrontar e celebrar suas diferenças. A temporada é concebida por Cao Hamburger e dirigida por Paulo Silvestrini.