O Planeta TV

MJ altera a classificação indicativa de As Aventuras de Poliana

O folhetim passa a ser recomendado para maiores de 10 anos.

por Redação, em 21/11/2018

Cena da novela As Aventuras de Poliana. Foto: SBT

O SBT recebeu uma notificação do Ministério da Justiça (MJ) e vai ter que alterar a classificação indicativa de As Aventuras de Poliana. O folhetim, escrito por Íris Abravanel, passará a ser indicada para maiores de dez anos. 

A seguir, os detalhes do processo:

Nº 205/2018/COCIND/DPJUS/SNJ

Processo MJ nº: 08000.016816/2018-02

Novela: "AS AVENTURAS DE POLIANA"

Emissora: TVSBT Canal 04 de São Paulo S/A.

Considerando que foi atribuída a classificação "livre" à novela "AS AVENTURAS DE POLIANA", conforme Portaria nº 116, de 12 de julho de 2018.

Considerando que, na atividade de monitoramento dos capítulos subsequentes à publicação da classificação indicativa, foram constatadas tendências como Bullyng, Exposição de Pessoas em Situações Constrangedoras ou Degradantes, Supervalorização do Consumo, Ato Violento e Estigma/Preconceito, em sua maioria também agravadas por apresentação de conteúdo inadequado com criança ou adolescente e todas incompatíveis com a autoclassificação sugerida.

Considerando que a emissora foi notificada a respeito da incompatibilidade do conteúdo exibido com a faixa etária atribuída.

Considerando que, mesmo após a notificação, foram apresentados conteúdos que não se amoldam à classificação "livre", resolve:

Reclassificar a obra "AS AVENTURAS DE POLIANA?" para "não recomendado para menores de 10 (dez) anos" por conter linguagem imprópria e violência, ficando o interessado na obrigação à nova classificação no prazo de 5 (cinco) dias e sempre quando houver a exibição da obra.


Deixe o seu comentário