
A TV Globo foi notificada pelo Ministério Público do Trabalho. Formalmente, a emissora foi recomendada a aumentar o núcleo negro de Segundo Sol, novela das nove que estreia na próxima segunda-feira (14).
A ação aconteceu por causa da novela, que, ambientada na Bahia, estado com o maior percentual de população negra do país, tem elenco majoritariamente branco. O documento faz 14 recomendações à empresa, entre elas a realização de um censo, a elaboração de um plano de inclusão e a igualdade de remuneração da população negra nas relações de trabalho.
Na semana passada, a direção artística da Globo, após uma reunião de emergência com a equipe da novela, afirmou que trabalhará para evoluir a questão.
Comentários (6) Postar Comentário
É impressionante como essa emissora com tantos recursos materiais, humanos, financeiros, etc comete erros primários, como esse de escalar elenco de atores brancos ignorando nossa formação étnica, a raça negra e mestiça, predominante no estado em que se passará a novela Segundo Sol. Podiam chamar consultoria, mas não. Cada vez mais a soberba, a falta de gente com melhor formação para elevar o nível ali dentro.
Conversa fiada. Com Mr. Brown, foi a única rede de televisão a dar protagonismo a um casal de negros em horário nobre.
Engraçado esse boicote ao JEC sendo que ele foi um dos pioneiros a colocar negros como protagonistas em novelas da Globo: Preta (Da Cor do Pecado), Foguinho (Cobras e Lagartos) e Roberval em SS - Nesse último o autor já falou que a história dele é uma das principais....
Agora as novelas serão obrigadas(notificadas) a colocar negros em seus elencos ? Ridículo. Talento não tem cor. Povo mimizento. Só porque a novela vai se passar na Bahia, todo mundo nela tem que ser negro, ou a maioria? Como se não existisse brancos por lá. Será que essa gente que promoveu esse mimimi não sabe que o Brasil é um povo miscigenado? Que não tem essa de " na Bahia tem mais negro, no Amazonas tem mais índio"? Preguiça dessa gente. É por aí que prolifrera os preconceitos. Vamos assistir Segundo Sol, ou outra novela, sem mimimi? Alias, chega de mimimi. Chato isso, viu?
isto se chama censura.
nunca vi qualquer produçao nos EUA, por ter criança, por raça ou gênero, ou qualquer
outra circunstãncia especial, sofrer este tipo de interferencia.
é óbvio que a globo poderia fazer com mais negros a novela, mas acho
que isto acaba interferindo na obra;
Pensem bem, daqui a pouco vao mandar no número de lorias, de japoneses
de anões, autistas, gordos, malhados, sarados, etc. isto seria interferencia.
e vai acabar abrindo precedentes para a volta da censura.
O MP fez recomendações, mas a Globo não é obrigada a acatar. Ou seja, quero entretenimento, independente da etnia e do lugar onde a trama se passa. É claro que o elenco tem que ter negros, pardos, porem não podemos ficar presos a esse tema, afinal temos um entretenimento a assistir.