O Planeta TV

Irene Ravache relembra "Sol de Verão" que chega ao Globoplay pelo projeto Fragmentos

A novela ficou marcada pela morte de Jardel Filho na reta final do folhetim.

por Redação, em 19/02/2024

Cécil Thiré e Irene Ravache em Sol de Verão. Foto: Globo

Dramas, separação, busca pela felicidade, novos amores... Estes e outros ingredientes fazem parte de mais um clássico que acaba de chegar ao projeto Fragmentos (que recupera e disponibiliza obras das décadas de 1970 e 1980), do GloboplaySol de Verão.

Sucesso de Manoel Carlos, de 1982, a novela está disponível na plataforma a partir desta segunda-feira (19). Ao todo são apresentados oito capítulos: 1, 2, 69, 70, 121, 122, 137 (o último) e ainda um especial: o 138.

A trama

Sol de Verão contava a história de Rachel (Irene Ravache), uma mulher infeliz no casamento e que decide se separar do empresário Virgílio (Cécil Thiré) para ir atrás da própria felicidade. Ela sai de Petrópolis e se muda para a casa da mãe, Laura (Beatriz Segall), em Ipanema. E é lá que ela encontra o seu grande amor: o rude Heitor (Jardel Filho), dono de uma oficina mecânica. Ele mora com a irmã, Irene (Beatriz Lyra), em um sobrado antigo, um dos principais cenários da novela.

No entanto, uma tragédia aconteceu na reta final do folhetim: Jardel Filho, que interpretava um dos personagens principais da novela, morreu durante a gravação da trama– algo que abalou toda equipe, em especial, o autor Manoel Carlos, muito amigo do ator. Maneco se afastou de Sol de Verão e Lauro César Muniz foi chamado para escrever os 17 últimos capítulos.

O desfecho da novela foi bastante tumultuado. Os textos chegavam em cima da hora e as cenas eram gravadas pouco tempo antes de serem exibidas. Mesmo assim a audiência cresceu no último mês de exibição. Com a perda de Jardel Filho, o jeito foi mudar o rumo da personagem de Irene RavacheRachel, que passou a ser cortejada pelo professor Horácio (Paulo Figueiredo) e por Virgílio.

Curiosidades

Ao final da novela uma homenagemfoi feita para Jardel Filho com um texto de Manoel Carlos lido por Gianfrancesco Guarnieri, mostrando imagens do ator falecido em diversas fases da sua carreira.

A música de abertura cantada por Simone, Tô que Tô, fez um grande sucesso. Por falar em trilha sonora, a de Sol de Verão foi um sucesso e marcada por canções que até hoje são ouvidas como Você Não Soube me Amar, da Blitz.

Vale destacar que Sol de Verão foi a primeira novela de nomes consagrados da dramaturgia como Miguel Falabella e Irene Ravache na Globo.

Veja a entrevista com Irene Ravache, que relembra Sol de Verão e lamenta o falecimento do ator Jardel Filho. Confira abaixo:

Como foi interpretar a Rachel de Sol de Verão na década de 1980? Que lembranças você guarda desse trabalho?

Ter feito a Rachel, em Sol de Verão foi uma oportunidade muito boa. Eu estava residindo em São Paulo e retornei para a TV Globo para fazer essa novela de tamanho sucesso, com um elenco primoroso. Foi tudo muito bem, até o momento em que a novela foi tragicamente marcada pela morte do seu ator principal, que era o Jardel Filho, um dos maiores atores do Brasil. Para se ter uma ideia, até hoje, quando as pessoas conversam comigo, perguntam do Jardel, falam dele, tal a força de interpretação desse ator. Minha personagem talvez eu seja uma das poucas do Manoel Carlos que não teve o nome de Helena, o que é um fato curioso.

Quais características da personagem destacaria para apresentá-la para o público que não assistiu a novela?

A novela começa num momento em que a Rachel está infeliz no casamento. Ela era casada com o Virgílio e nós tínhamos uma filha, a Clara (Debora Bloch). Débora e eu tínhamos uma semelhança bem grande com nossos cabelos encaracolados, sardas, mesma cor da pele. Foi uma delícia ter a Débora como filha e o Cécil como marido. A Rachel, então, conhece o Heitor. A princípio, ela antipatiza por ele ser rústico, rude. Mas, em seguida, vai acontecendo uma atração muito grande entre eles dois e essa atração se transforma em amor. É uma história muito bonita do Manoel Carlos e ela representa aquela mulher que não está feliz com a sua situação de casamento, na década de 80, com dificuldades para se separar. Mas vai atrás e enfrenta essa batalha.

Como avalia o público assistir aos capítulos preservados da obra por meio do projeto Fragmentos do Globoplay?

O projeto Fragmentos dá uma chance para as pessoas reverem momentos de interpretações de atores que fizeram parte do elenco da TV Globo, todos primorosos, meus colegas.

Criado pelo Globoplay para reforçar o compromisso com a memória da cultura, da dramaturgia brasileira e a valorização do audiovisual nacional, o projeto Fragmentos, que recupera e disponibiliza novelas das décadas de 1970 e 1980 que possuem de dois até 20 capítulos preservados no acervo, foi lançado em janeiro deste ano.

Além de Sol de Verão, estão disponíveis no catálogo da plataforma os capítulos preservados de O Rebu, Coração Alado, Estúpido Cupido e Chega Mais.


Deixe o seu comentário