O Planeta TV

"Hora 1" ganha cenário mais moderno, amplo e interativo

Roberto Kovalick assume o comando do jornalistico.

por Redação, em 02/07/2021

Roberto Kovalick. Foto: TV Globo/Fábio Rocha

Um jornal para cima, vibrante e que ajude as pessoas a começar o dia muito bem informadas. Este é o tom que Roberto Kovalick quer imprimir ao ‘Hora Um’, que ele assume como apresentador na segunda-feira, dia 9. Com uma longa experiência como repórter especial do ‘Jornal Nacional’, Kovalick também construiu uma importante carreira internacional como correspondente em Nova York, Tóquio e Londres, além de ter passado por praças como Rio Grande Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

O ‘Hora Um’ vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, depois do ‘Corujão’.

Entrevista com Roberto Kovalick

1. Você tem uma longa trajetória como repórter. Como é assumir a bancada como apresentador titular do ‘Hora Um’?

Três palavras representam bem este momento: oportunidade, responsabilidade e desafio. E todas em seu sentido mais positivo. Vou trabalhar com garra, vontade e alegria para fazer com que as pessoas acordem com esse bem tão importante que é a informação de qualidade. Estaremos lá, nas primeiras horas do dia, levando a notícia para que o público possa fazer suas escolhas. Estou muito feliz por ter sido escalado para este desafio.

2. De que forma você acha que a sua experiência vai contribuir para o jornal e qual o seu maior desafio nesta nova função?

Vai contribuir bastante. Tenho muito carinho pela reportagem e em qualquer função do jornalismo é importante manter essa alma inquisitiva e curiosa de repórter. Pretendo levar essas características para a bancada. Essa experiência na reportagem ajuda também no diálogo com os repórteres, correspondentes e com o público.

3. Qual a sua expectativa para esse novo desafio?

A melhor possível. Espero fazer um jornal para cima, vibrante e que ofereça ao público informações importantes logo cedo, para que possam levar o dia da melhor forma.

Roberto Kovalick. Foto: Globo/Fábio Rocha

4. Está fazendo alguma preparação especial para se adaptar à nova rotina?

Já morei no Japão, por exemplo, onde há uma diferença de fuso de 12 horas. Tenho experiência em mudar meus horários. Estou acostumado a não ter rotina e essa é uma das coisas que mais gosto na profissão. Mas tomo alguns cuidados, cuido da alimentação, pratico atividade física. Além disso, conto com o apoio fundamental da minha esposa, já que isso envolve uma mudança na rotina da casa.

Segue comunicado do diretor-geral de Jornalismo da Globo, Ali Kamel:

"É com grande alegria que comunico que Roberto Kovalick, um dos nossos mais talentosos jornalistas, assumirá a bancada do 'Hora 1'.

Roberto Kovalick conquistou o respeito de todos nós com uma carreira sólida e cheia de êxitos aqui e no exterior. Começou em 1987 na Rádio Gaúcha de Porto Alegre e, pouco tempo depois, se tornou repórter da RBS-TV, também de Porto Alegre. Suas reportagens passaram a ser exibidas no 'Jornal Nacional' e em outros jornais da Rede Globo e, em 1990, ele foi convidado para se transferir para a TV Globo do Rio de Janeiro, onde participou de coberturas marcantes como o sequestro do ônibus 174.

No ano 2000, foi transferido para a TV Globo de Brasília, para fazer reportagens investigativas. Cobriu momentos importantes da história recente, como as eleições de 2002.

Em 2005, Kovalick iniciou uma carreira de correspondente internacional que duraria mais de uma década. Seu primeiro posto foi em Nova York, onde cobriu, entre outros acontecimentos impactantes, a eleição do presidente Barack Obama, em 2008, e a grande crise econômica mundial.

Em 2009, foi convidado a inaugurar o escritório da TV Globo em Tóquio, onde ficou por cinco anos e teve, como cobertura mais marcante, o tsunami, que provocou o acidente nuclear de Fukushima, em 2011. Dias tensos em que tudo era difícil, a locomoção, as comunicações e também grandes os riscos para a própria segurança. O resultado foram reportagens que marcaram a história do jornalismo na Globo (Marcos Uchôa se juntaria a ele depois na cobertura, uma dupla de excelência).

Em 2013, foi transferido para o escritório da Globo em Londres, como repórter e chefe do escritório. Na Europa, cobriu eventos como a crise na Ucrânia, um conflito com a Rússia cujos reflexos são sentidos ainda hoje.

Desde 2016, está na Globo de São Paulo, como repórter especial do 'Jornal Nacional' e apresentador substituto do 'SP2' e do 'Jornal Hoje'.

Como âncora, leva para o 'H1' toda a sua experiência, sua clareza, seu texto impecável e sua grande capacidade de comunicação. Kovalick assume a bancada na próxima segunda-feira. A ele, todo o sucesso do mundo.

Ele substitui a jornalista Monalisa Perrone, que deixa hoje a Globo. Somos gratos à Monalisa por sua trajetória. Depois de uma carreira nas principais rádios de São Paulo, Monalisa chegou à Globo em 1999 para integrar o time de repórteres locais. Trabalhou em todos os telejornais da Globo e foi repórter do 'Jornal Nacional' até novembro de 2014, quando assumiu a bancada do 'Hora 1' na estreia do telejornal. Por quase cinco anos, liderou o matutino com grande êxito. Monalisa esteve à frente das transmissões dos desfiles das escolas de samba de São Paulo nos últimos seis anos. A ela agradecemos a colaboração e desejamos sorte nessa nova etapa.

Kovalick assumirá a bancada na próxima segunda-feira. Até lá, o 'H1' fica nas mãos firmes e competentes de Michelle Barros."


Deixe o seu comentário