O Planeta TV

Globo é indicada ao Emmy Internacional de Jornalismo pelo 13º ano consecutivo

Cobertura da morte da vereadora Marielle Franco e reportagem especial sobre a Coreia do Norte concorrem ao prêmio.

por Redação, em 06/08/2019

A Academia Internacional de Televisão, Artes e Ciências divulgou nesta terça-feira, dia 6, nos Estados Unidos, a lista dos indicados ao prêmio Emmy Internacional de Jornalismo 2019. E pelo 13º ano seguido, o quinto consecutivo nas duas categorias (“Notícia” e “Atualidades”), o jornalismo da Globo/GloboNews está entre os indicados. 

Na categoria “Notícia” foi indicada a cobertura da morte da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, uma parceria entre 'Fantástico', 'Jornal Nacional' e 'Jornal da Globo'. Entre os destaques da cobertura está a primeira entrevista com a assistente de Marielle, única sobrevivente e testemunha do ataque. A Globo concorre com representantes do Reino Unido, do Catar e da Rússia. 

Já a reportagem “11 dias na Coreia do Norte”, do 'Fantástico’, concorre na categoria “Atualidade” com indicados da Suécia, da Nigéria e do Reino Unido. Exibida em setembro de 2018, traça um painel do país em seu 70º aniversário e inclui imagens raras de trabalhos forçados. 

Em 2011, o 'Jornal Nacional' ganhou o Emmy Internacional de Jornalismo pela cobertura da retomada do conjunto de favelas do Alemão pelas forças de segurança do Rio de Janeiro. Além deste prêmio, a Globo já recebeu outros 16 troféus do Emmy. O primeiro foi o de “Personalidade Mundial da Televisão”, recebido por Roberto Marinho, em 1976, prêmio que receberia novamente em 1983. Seu filho, Roberto Irineu Marinho recebeu a estatueta em 2014, na mesma categoria. Em 1981, ganhou com o musical 'A Arca de Noé' e em, 1982, com 'Morte e Vida Severina'. A Globo foi premiada sete vezes por “Melhor Novela”, com ‘Caminho das Índias’ (2009), ‘Laços de Sangue’, coprodução com a SIC, exibida em Portugal (2011), 'O Astro' (2012), 'Lado a Lado' (2013), 'Joia Rara' (2014), 'Império' (2015) e 'Verdades Secretas' (2016). 'A Mulher Invisível' (2012) e 'Doce de Mãe' (2015) venceram na categoria 'Melhor Comedia'. Fernanda Montenegro recebeu o prêmio em 2013 como 'Melhor Atriz' por seu papel em 'Doce de Mãe’. A Globo também recebeu o prêmio de melhor série no Emmy Internacional Kids 2018, com ‘Malhação: Viva a Diferença’.

Os vencedores do Emmy Internacional de Jornalismo 2019 serão anunciados no dia 24 de setembro, em cerimônia no Lincoln Center, em Nova York.


Deixe o seu comentário