O Planeta TV

GfK começa a medir audiência na próxima quinta-feira (1º)

Neste dia, o Ibope deixa de ser a única referência em medição.

por Redação, em 26/09/2015

A partir da próxima quinta-feira (1º), o Ibope deixa de ser a única referência em medição de audiência. A GfK, empresa alemã, apresentará entregar aos clientes (Record, SBT e RedeTV!) os primeiros relatórios. 

Com a chegada da concorrente, o Ibope expandiu a medição de programação gravada e assistida posteriormente a outras 13 praças (Grande Belém, Grande Belo Horizonte, Grande Campinas, Grande Curitiba, Distrito Federal, Grande Florianópolis, Grande Fortaleza, Grande Goiânia, Grande Porto Alegre, Grande Recife, Grande Salvador, Grande Vitória e Manaus). Até então, apenas RJ e SP contavam com essa especificidade, lançada em setembro de 2014.

Em julho, o Ibope passou a considerar o público que assiste TV em bares e na casa de familiares e amigos, segundo Lauro Jardim (Veja). A novidade tem relevância, especialmente, em eventos esportivos. Em um dia comum, são considerados quatro telespectadores por domicílio. Em dias de partidas de futebol, o número pode chegar a trinta se for transmitido em um bar, por exemplo.

As emissoras (Record, SBT e RedeTV!) esperam por diferenças no comparativo com o Ibope, instituto consolidado, mas vítima de frequentes acusações por parte de alguns canais.


Deixe o seu comentário