A partir da próxima quinta-feira (1º), o Ibope deixa de ser a única referência em medição de audiência. A GfK, empresa alemã, apresentará entregar aos clientes (Record, SBT e RedeTV!) os primeiros relatórios.
Com a chegada da concorrente, o Ibope expandiu a medição de programação gravada e assistida posteriormente a outras 13 praças (Grande Belém, Grande Belo Horizonte, Grande Campinas, Grande Curitiba, Distrito Federal, Grande Florianópolis, Grande Fortaleza, Grande Goiânia, Grande Porto Alegre, Grande Recife, Grande Salvador, Grande Vitória e Manaus). Até então, apenas RJ e SP contavam com essa especificidade, lançada em setembro de 2014.
Em julho, o Ibope passou a considerar o público que assiste TV em bares e na casa de familiares e amigos, segundo Lauro Jardim (Veja). A novidade tem relevância, especialmente, em eventos esportivos. Em um dia comum, são considerados quatro telespectadores por domicílio. Em dias de partidas de futebol, o número pode chegar a trinta se for transmitido em um bar, por exemplo.
As emissoras (Record, SBT e RedeTV!) esperam por diferenças no comparativo com o Ibope, instituto consolidado, mas vítima de frequentes acusações por parte de alguns canais.
Comentários (3) Postar Comentário
Mas ainda não entendi se a Gfk vai medir também a audiência da Globo. Entendi que ela entregará relatórios apenas à Record, SBT e RedeTV!, mas nesses relatórios constará a audiência da Globo? E esses relatórios serão publicados pelos sites e blogs, tais como O Planeta TV?
Fernando, a Rede Globo não aderiu à empresa GFK, talvez por isso não foi citada aqui. E de mais a mais, não creio que haverá grande mudança com a chegada dessa empresa. A não ser que ela saiba fazer milagres.
tá, mas se a GLOBO CONTINUAR LÍDER, DE NOVO, por que algum segundo tem que ter ............. vão por a culpa em quem ?
1- no papa
2- no bispo
3- na crise econômica
4- no maluf
5- no et bilu
6- na ditadura militar
7- no caso roswell de 1949
8- no FHC
9- no clima em são paulo
10- no FHC
11- alternativas 8 e 10