O Planeta TV

Fantástico: Medida Certa volta em novo formato com participação de Fabiana Karla

Confira as novidades do quadro, que estreia neste domingo (3).

por Redação, em 29/04/2015

O educador físico Marcio Atalla e Fabiana Karla (Foto: Arthur Seixas/TV Globo)

A equação todo mundo conhece: exercícios físicos mais alimentação saudável é igual a quilos a menos e saúde a mais. É justamente isso o que propõe o Medida Certa, que volta ao ar no Fantástico a partir deste domingo, dia 3. Em novo formato e com a participação da atriz Fabiana Karla, o quadro promove a competição entre 90 moradores de um condomínio residencial em São Paulo, conduzidos pelo educador físico Marcio Atalla. A nova versão do 'Medida Certa' acredita que pessoas comuns, de perfis variados, são capazes de ter uma vida saudável com dicas básicas, que podem ser aplicadas com simplicidade no dia a dia. 

“Esse novo formato é uma intervenção populacional, ou seja, aplicado em um grupo de pessoas. Com esse método, vamos mostrar que, com orientações básicas de alimentação e exercícios, qualquer pessoa pode obter resultados satisfatórios. Um exemplo disso é o simples fato de subir escadas diariamente, em vez de usar o elevador”, explica Atalla.  Fabiana Karla conduz o programa ao lado do educador físico, praticando as atividades com os moradores do condomínio, em busca, claro, de mais qualidade de vida. “Estou feliz por fazer parte desse quadro e poder ajudar na motivação das pessoas. Espero dar o meu melhor e perder uns quilinhos também”, diz Fabiana.

No primeiro episódio, os participantes apresentam suas rotinas. É também o dia da primeira pesagem e medição, feitas com os moradores juntos, em uma balança estruturada para comportar todos os membros de cada grupo. A medição também foi feita com a circunferência total dos grupos. Ao final da temporada, vence o grupo que perder mais peso. Para isso, cinco moradores foram selecionados para representar seus respectivos blocos e têm suas rotinas acompanhadas de perto. Seus resultados servem como uma amostragem de todo o grupo. Durante o programa, cada participante escolhe uma prática de exercício a partir das dicas de Atalla: eles podem optar por frequentar uma academia ou fazer exercícios em casa, na rua ou no condomínio. Há também atividades coletivas, lideradas por Fabiana e por convidados especiais, que inspiram e divertem os 90 moradores, como aulas de dança, natação, corridas e oficinas de nutrição.

A jovem Giovanna Gasparini e o casal Sônia e Ariovaldo Paes representam o bloco A. Com apenas 21 anos e 100 kgs, Giovana é estudante de fotografia e leva uma vida bastante sedentária. “O peso mexe muito com a minha autoestima. Já sofri bullying por isso”, conta. Ao lado dela, o casal Sônia e Ari, casados há 26 anos, gosta de dançar, mas exagera muito na gordura durante as refeições. Sônia, dona de casa de 57 anos, é portadora de Lúpus e, devido à doença, ganhou bastante peso nos últimos anos. O engenheiro Ari, 58 anos, passa horas sem comer e apresenta uma circunferência abdominal aumentada. Já o bloco B é representado pela dupla Lucina Pioto e Maria Dalva de Lima. Dalva, aos 66 anos, é hipertensa e tem uma rotina ativa, mas não pratica nenhuma atividade física. “Meu filho vai à academia toda noite e sempre me chama, mas eu não vou porque estou sempre cansada”, revela. Lucina Pioto, dona de casa de 54 anos, tem sérios problemas de coluna. Ela precisa cuidar bem da alimentação, pois seus exames clínicos são preocupantes. Todos eles, assim como Fabiana, passaram por exames médicos antes do início da rotina de exercício.
 
No dia da estreia de Medida Certa – o condomínio, também será lançado o aplicativo do projeto para as plataformas iOS e Android. “Toda a rotina proposta para os moradores do condomínio estará disponível para o público e poderá ser executada por qualquer pessoa”, conta Marcio Atalla. 

O Fantástico vai ao ar neste domingo, dia 3, após o Domingão do Faustão.


Deixe o seu comentário