A próxima novela das nove da TV Globo tem estreia prevista para janeiro.
Em duas fases, "Renascer" conta a história de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), um poderoso fazendeiro da zona cacaueira de Ilhéus, na Bahia. Seu grande amor é Maria Santa (Duda Santos), com quem tem quatro filhos: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcelo Mello Jr.), José Venâncio (Rodrigo Simas) e João Pedro (Juan Paiva). Inocêncio tem uma péssima relação com o caçula João Pedro, já que Maria Santa morreu durante o parto do menino. O ódio se acirra na maturidade quando o pai se apaixona por Mariana (Theresa Fonseca), a namorada de João Pedro.
Na primeira fase da novela, José Inocêncio (Leonardo Vieira) chega às roças de cacau de Ilhéus, na Bahia, e finca seu facão ao pé de um jequitibá, fazendo uma promessa: não morrer. A árvore passa a representar sua sorte, força e existência. Ele se casa com a doce Maria Santa (Duda Santos), que lhe dá quatro filhos, mas morre ao dar à luz João Pedro, rejeitado desde então pelo pai, que o culpa pela morte de seu grande amor.
Na segunda fase da novela, o coronel José Inocêncio é um contador de histórias, que mantém uma aura mística a seu redor. Um dos episódios que não cansa de contar é que seu amigo, o turco Rachid (Almir Sater), costurou sua pele com linha e agulha depois de ela ter sido arrancada por um bando de jagunços assim que chegou à região. José Inocêncio é um homem reconhecido pelo senso de justiça, e querido pelos empregados, que lhe são inteiramente fiéis.
Os filhos José Augusto, José Bento e José Venâncio moram e trabalham na cidade grande. Já o caçula João Pedro, que nunca deixou a fazenda, mantém-se ao lado do pai, mesmo sofrendo com sua indiferença. A desavença do fazendeiro com o filho mais novo rege diversas tramas paralelas da história.
A relação dos dois piora com a chegada de Mariana, por quem João Pedro se apaixona. Ele a leva para trabalhar na fazenda do pai sem saber que a jovem é neta de Belarmino, inimigo de José Inocêncio morto na primeira fase da novela, e que sua intenção é se aproximar da família somente para se vingar. Ela não contava, no entanto, que se apaixonaria pelo coronel, a quem chama carinhosamente de “painho”.
Depois de anos viúvo e sofrendo com a perda de Maria Santa, José Inocêncio se apaixona por Mariana e decide se casar com a moça, num duro golpe para João Pedro, que se vê obrigado a sufocar o amor que sente pela jovem.
"Renascer" está sendo reescrita por Bruno Luperi, fundamentada na obra original de Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de responsabilidade de Gustavo Fernandez, com direção geral de Pedro Peregrino e a direção de cena de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é coordenada por Betina Paulon e Bruna Ferreira, enquanto a direção de gênero é conduzida por José Luiz Villamarim.
Prevista para contar com 197 capítulos, "Renascer" assumirá o horário de "Terra e Paixão" a partir de 22 de janeiro de 2024, permanecendo no ar até 27 de setembro. O desafio do remake será manter o crescimento apresentado por sua antecessora, com médias próximas aos 30 pontos de audiência na Grande São Paulo.