A releitura terá novos personagens.
A releitura de "Renascer" terá inúmeras alterações em relação à versão original, de 1993. A primeira fase tem previsão de 12 capítulos, enquanto a versão original seguiu até o quinto capítulo, quando houve uma passagem de tempo.
Por conta disto, alguns personagens inéditos surgirão. Maria Fernanda Cândido interpretará uma personagem inédita, uma mulher chamada Cândida. Ela será aliada de José Inocêncio (Humberto Carrão). Também tem o coronel Firmino, vivido por Enrique Diaz.
A personagem Buba foi alterada na nova versão. Na original, ela era intersexual (o termo usado na época era hermafrodita). Desta vez, será uma mulher trans.
O padre Lívio, personagem marcante da segunda fase da novela, desta vez será um pastor evangélico, vivido por Breno da Matta. A mudança impactará na trama do personagem, que na primeira versão vive um dilema ao se apaixonar por Joaninha e ser celibatário
A nova versão da novela não terá o detetive Egberto, vivido por José de Abreu em 1993. No seu lugar, haverá um novo personagem, Eriberto, que marcará o retorno de Pedro Neschling às novelas. Ele será sócio de José Venâncio (Rodrigo Simas) e se apaixonará por Eliana (Sophie Charlotte), a mulher do amigo.
Funcionário de confiança de José Inocêncio na segunda fase, Zinho Jupará, vivido por Cosme dos Santos em 1993, não estará na nova versão. No seu lugar, está Zinha Jupará, vivida por Samantha Jones.
O grande vilão da segunda fase, Teodoro, vivido por Herson Capri em 1993, agora se chamará Egídio. Vladimir Brichta será o intérprete.
"Renascer" iniciou nesta semana suas gravações no Rio de Janeiro, após um mês de gravações em Ihéus, na Bahia. A obra é uma releitura do sucesso de Benedito Ruy Barbosa, de 1993. O elenco conta ainda com nomes como Marcos Palmeira, Juan Paiva, Theresa Fonseca, Duda Santos, Antonio Calloni, Jackson Antunes, Almir Sater, Matheus Nachtergaele, Adanilo, Ana Cecília Costa, Fábio Lago, Marcello Melo Jr, Chico Diaz e mais.
Com previsão de 197 capítulos, "Renascer" substituirá "Terra e Paixão" a partir do dia 22 de janeiro de 2024 e ficará no ar até 27 de setembro.