O Planeta TV

Carnaval invade a programação da TV Globo

No RJ, a novidade é a estreia de Pedro Bassan.

por Redação, em 01/03/2019

Os blocos ganham as ruas, as escolas de samba dão seu show, os foliões vestem suas melhores fantasias e uma chuva de confete e serpentina toma conta do país. É Carnaval, a maior celebração popular do Brasil. A Globo acompanha todos os detalhes da festa, que começa oficialmente nesta sexta-feira, dia 1, com uma cobertura especial de Norte a Sul. Além dos desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro, haverá quadros temáticos em programas e flashes do jornalismo ao longo de toda a programação, com a cobertura da folia em diversas cidades. 

Desfiles e apuração

Nas noites de sexta-feira, dia 1, e sábado, dia 2, as escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo invadem a tela da Globo. Chico Pinheiro e Monalisa Perrone comandam, pelo sexto ano consecutivo, a transmissão da festa para todo o país, exceto Rio de Janeiro. Os comentaristas serão o ator Aílton Graça e os músicos Celso Viáfora e Alemão do Cavaco. “Cada ano é uma experiência, uma aventura nova. Nosso trabalho dentro do estúdio é de uma leveza incrível, Monalisa é uma grande parceira, espirituosa e alegre. Celso é um grande compositor, que entende muito de Carnaval, assim como o Alemão. E o Aílton Graça é uma alegria só, aprendemos e nos divertimos muito com ele”, conta Chico Pinheiro. 

Para o Rio de Janeiro, a Globo transmite os desfiles da Série A. A novidade é a estreia de Pedro Bassan, que apresentará a festa em parceria com a veterana Mariana Gross. O carnavalesco Leandro Vieira e a porta-bandeira Lucinha Nobre são os comentaristas. “É uma época em que eu trabalho me divertindo. Mergulhei de cabeça na Série A visitando barracões e escolas, para entender a história de cada uma, a comunidade onde estão inseridas, o espírito de cada uma. É como viajar dentro do Rio de Janeiro. Uma viagem incrível, que estou adorando fazer”, comemora Bassan, que cobre a festa há sete anos como repórter. 

Pedro Bassan. Foto: João Cotta/Rede Globo/Divulgação

As escolas do Grupo Especial do Rio dão seu show no domingo, dia 3, e segunda-feira, dia 4. Pelo terceiro ano consecutivo, Fátima Bernardes e Alex Escobar comandam a transmissão, ao lado dos comentaristas Pretinho da Serrinha e Milton Cunha. Uma novidade deste ano é a localização do estúdio Globeleza na Sapucaí, que ficará ao lado do portão de encerramento, na dispersão. “O Carnaval faz parte da minha vida profissional. Além de gostar, conheço muita gente desse universo, tenho um respeito imenso pelo trabalho dos componentes nos barracões e também no desfile. É uma arte incrível, um trabalho bonito e é muito interessante. Eu e Escobar visitamos todos os barracões da Cidade do Samba para conversar com carnavalescos e entender exatamente qual a ideia deles para o desfile. Vemos de perto como os carros alegóricos estão sendo montados, os figurinos e conversamos com a equipe nos barracões, em uma verdadeira pesquisa de campo”, conta Fátima Bernardes. 

Na terça-feira, dia 3, Carlos Tramontina apresenta a transmissão da apuração dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo. Na quarta-feira, dia 6, é a vez de Mariana Gross capitanear a apuração do Grupo Especial carioca. 

Programas em clima de Carnaval

Na manhã de sábado, dia 2, o ‘Como Será?’ entra no clima da folia com o quadro ‘Hoje é dia de carnaval’. O repórter Alexandre Henderson vai à Estação Primeira de Mangueira, no Rio de Janeiro, mostrar que a escola se prepara o ano todo para o espetáculo na avenida, mas também oferece cursos profissionalizantes que transformam vidas na comunidade. À tarde, no ‘Caldeirão do Huck’ especial de Carnaval, os cantores Gabriel Diniz, Felipe Araújo e Whadi Gama pegam uma carona no “Carnataxi” de Luciano Huck e, ao longo do trajeto, conversam com o apresentador sobre a explosão das músicas “O nome dela é Jenifer” (Gabriel Diniz), “Atrasadinha” (Felipe Araújo) e “Piscininha, amor” (Whadi Gama). No domingo, dia 3, o ‘Fantástico’ reúne em seu palco as cantoras Roberta Sá e Teresa Cristina para, junto com a bateria da Portela, cantar sucessos de Clara Nunes, enredo da escola de Madureira.

Programação

Nas noites de sexta-feira, dia 1, e sábado, dia 2, a Globo exibe os desfiles das escolas de samba de São Paulo para todo o país, exceto Rio de Janeiro, que acompanha os desfiles da Série A carioca. As transmissões começam depois do ‘Big Brother Brasil’. 

Na madrugada de sábado, dia 2, o ‘Jornal da Globo’ e a série ‘Flash’ não serão exibidos para todo o país. O ‘Corujão’ só vai ao ar para o Rio de Janeiro. 

Na manhã de sábado, dia 2, o ‘Via Brasil’ não vai ao ar. 

Na noite de sábado, dia 2, o ‘Altas Horas’, o ‘Supercine’ e o ‘Corujão’ não vão ao ar, assim como a ‘Santa Missa’, na manhã de domingo dia 3. 

No domingo, dia 3, o ‘Big Brother Brasil’ vai ao ar após o ‘Domingão do Faustão’ e não haverá transmissão de jogos do ‘Futebol 2019’. A transmissão dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro começa logo após o ‘Fantástico’. Não serão exibidos ‘Domingo Maior’, ‘Sessão de Gala’ e ‘Corujão’. Na manhã de segunda-feira, dia 4, o ‘Hora 1’ não vai ao ar. 

Na noite de segunda-feira, dia 4, a transmissão dos desfiles do Grupo Especial do Rio começa depois do ‘Big Brother Brasil’. ‘Tela Quente’, ‘Jornal da Globo’ e ‘Corujão’ não serão exibidos. 

Nas tardes de segunda-feira e terça-feira, após o ‘Jornal Hoje’, a Globo exibe, somente para o Rio de Janeiro, os melhores momentos dos desfiles do Grupo Especial carioca. Nesta praça, ‘O Álbum da Grande Família’ não será exibido neste dia. 

Na tarde de terça-feira, dia 5, a Globo exibe, apenas para São Paulo, os melhores momentos dos desfiles do Grupo Especial paulista, após o ‘Jornal Hoje’. Na sequência, entra no ar a apuração, ao vivo. Neste dia, a ‘Sessão da Tarde’ e o ‘Álbum da Grande Família’ não serão exibidos para esta praça. 

Na quarta-feira, dia 6, a Globo exibe, para todo o Brasil, a apuração dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro, depois da ‘Sessão da Tarde’. Neste dia, ‘O Álbum da Grande Família’, ‘Vale a Pena Ver de Novo’ e ‘Malhação – Vidas Brasileiras’ não serão exibidos.


Deixe o seu comentário