Autor desconversa, mas Globo já teria realizado duas pesquisas.
Benedito Ruy Barbosa desconversa sobre atritos com o diretor artístico de Velho Chico. "Não tenho nenhum problema com o diretor Luiz Fernando Carvalho. Temos uma linha direta. Quando há necessidade, discutimos os problemas da novela e sempre chegamos a um acordo sobre eles. Nada está sendo feito contra a minha vontade. Nem contra a vontade dele. Todo esse falatório não tem influído no nosso trabalho", afirma o idealizador da novela das nove, em entrevista concedida ao jornalista Flávio Ricco, do UOL.
Após o resultado de uma segunda pesquisa, a direção artística da Globo propôs alguns ajustes à direção e aos autores de Velho Chico. O alto comando da emissora chegou à conclusão que Benedito Ruy Barbosa deve apostar em conflitos amorosos e reduzir os discursos ecológicos. A direção artística da novela, sob responsabilidade deLuiz Fernando Carvalho, também terá que ajustar os perfis de alguns personagens.
O perfil do Coronel Saruê, personagem de Antonio Fagundes, vai mudar. As cenas em que ele vem conversando com o espelho são um preparo para os ajustes que serão aplicados. A Globo quer mudança na caracterização da personagem, que deve abrir mão da peruca, tão criticada.
Em tempo: Há um mês, Edmara Barbosa, filha de Benedito, pediu para se afastar do projeto. Em entrevista ao jornal O Globo, ela explicou por que decidiu se afastar da equipe de redatores e garantiu que não brigou com Benedito Ruy Barbosa e que sua missão, de implementar a novela, foi cumprida.
"Jamais houve divergência entre Benedito e eu. Até porque ele, além de ser meu pai, é um grande dramaturgo que respeito muito e que foi meu grande professor... Eu me afastei porque achei que meu papel na novela já tinha sido cumprido implementando a primeira fase ao lado do meu filho Bruno, que como eu, bebe da mesma fonte e está se revelando um grande e dedicado escritor", justificou.
Velho Chico, se comparada com as duas antecessoras (Babilônia e A Regra do Jogo), registra uma audiência razoável. O folhetim oscila entre 25 e 30 pontos, na Grande São Paulo. A média geral, até o momento, é de 28 pontos. É um índice que ainda não agrada muito a direção artística da Globo, que vive ótimos momentos na faixa das 18h (Eta Mundo Bom!) e 19h (Totalmente Demais).