Atualmente, a atriz está no ar em "Todas as Flores" como a vilã Débora.
Barbara Reis diz que vem se surpreendendo com a repercussão de “Todas as flores”, em que vive a vilã Débora. Com quase dez anos de carreira na TV, tendo trabalhado em “Velho Chico” e “Sob pressão”, ela conta que nada se compara ao momento atual.
De acordo com as informações de Patricia Kogut, do O Globo, a atriz mora no bairro do Méier, na Zona Norte do Rio, onde foi criada, e percebe a popularidade quando sai às ruas:
— Por onde eu passo as pessoas param para falar comigo. Esta semana, umas cinco vieram me dizer que eu parecia com a menina da novela (risos). Eu nunca tinha vivido nada parecido. Pelo fato de a Débora ter entrado na trama no 17º capítulo, e a novela ser para o streaming, não imaginei que fosse ser assim. As pessoas me falam que adoram a personagem, mesmo odiando as coisas que ela faz. O que eu posso dizer é que vão odiar ainda mais no decorrer da história.
Segundo Barbara, fazer a vilã tem sido transformador para ela também por conta da sensualidade da personagem, algo que não tinha experimentado na televisão:
— Tem sido um superdesafio. Por mais que eu seja uma mulher que eu sei que sou bonita e sensual, cresci escondendo isso. É um bloqueio desde a infância. A possibilidade do abuso sexual é algo que assusta muito uma mulher. Eu não sou uma pessoa de usar decote, por exemplo. Então, colocar isso na Débora, com as roupas que ela usa, foi o rompimento de uma barreira minha. É libertador. A gente pode ser o que a gente é por meio de um personagem, sem ter medo de ser julgada por isso.
Envolvida com o teatro desde a infância, ela acrescenta que sempre acreditou que daria certo na carreira de atriz, apesar dos obstáculos:
— Sempre tive muito forte dentro de mim que seria atriz, apesar das dificuldades e de eu ser uma mulher preta. Lembro que, quando criança, a minha mãe me levou a uma agência de modelos. Lá disseram: “A sua filha é muito comum”. Eu peguei aquilo para mim e disse que nunca mais queria ir a uma agência. Mas segui em frente. O momento que eu vivo agora é fruto de uma caminhada que eu comecei ainda na infância.
Durante uma época da vida, Barbara conciliou a profissão com outra atividade para se manter:
— A minha família tem petshop há dez anos. Quando a minha mãe abriu o negócio, ela quis que todo mundo fosse trabalhar junto. Eu, então, fiz um curso e virei groomer (tosadora profissional de cães de raça). Durante cinco anos, conciliei os dois ofícios. Lembro que, quando fiz “Velho Chico”, eu ainda trabalhava lá. A minha mãe adorava me mostrar para os clientes. Era tão constrangedor, mas ao mesmo tempo via que ela tinha orgulho de ter uma filha atriz.
Em meio à boa fase em “Todas as flores”, ela vem sendo alardeada como a possível protagonista de “Terra vermelha”, a próxima novela das 19h, escrita por Walcyr Carrasco. Sobre o assunto, comenta:
— Eu vi que saíram notícias sobre isso. Não tem nada certo, mas eu aproveito para surfar na onda (risos). Fiz um teste, assim como diversas outras atrizes.
Barbara namora o ator Raphael Najan. Eles se conheceram há dez anos num curso de televisão e se tornaram amigos. Há dois, iniciaram o relacionamento. Recentemente, uma postagem feita pela atriz no Twitter repercutiu depois que ela falou da semelhança do rapaz com Romulo Estrela. “Oto entrou dentro de casa pegando Brisa igual meu namorado faz comigo. Sem falar que o meu lembra bastante. Eu acho”, escreveu, referindo-se a uma cena de "Travessia":
— Fiz a brincadeira porque me reconheci muito naquela cena (risos). Eu brinco com ele que eu acho que ele parece com o Romulo Estrela. A gente se diverte com isso.
Ela comenta que os dois vivem em casas separadas e que, por enquanto, não pensam em morar juntos:
— É algo que pode acontecer no futuro. Mas, por enquanto, estamos felizes sendo namorados mesmo.