O Planeta TV

Baila Comigo, de Manoel Carlos, será reprisada no Canal VIVA

Folhetim foi protagonizado por Lilian Lemmertz e Tony Ramos

por Redação, em 14/02/2018

Foto: Divulgação/TV Globo/Memória Globo

Há mais de um ano cogitada para reprise, Baila Comigo deve ser exibida a partir do segundo semestre no Canal VIVA. Escrita por Manoel Carlos, a produção, exibida em 1981, foi estrelada por Lilian Lemmertz e Tony Ramos, qu e deu vida aos gêmeos Quinzinho e João Victor.

Encontros e desencontros de gêmeos idênticos, separados  no nascimento, conduziam a história. 

Segundo informações do Memória Globo, a inspiração para a trama de Baila Comigo surgiu da notícia, publicada em jornais, de que um filho legítimo do presidente João Goulart estaria reivindicando uma parte da herança da família. Esse foi o ponto de partida para a história.

A ideia inicial do autor era chamar Fernanda Montenegro para viver o papel de Helena (Lilian Lemmertz) na novela, mas a direção preferiu escalar Lilian Lemmertz. Manoel Carlos decidiu, então, criar a personagem Sílvia para Fernanda Montenegro.

Fernanda Montenegro deixou a novela antes do término para entrar no elenco de Brilhante, de Gilberto Braga, que estrearia em seguida.

Foto: Divulgação/TV Globo/Memória Globo

Lilian Lemmertz foi a atriz que viveu pela primeira vez a Helena de Manoel Carlos. A personagem se tornou uma marca, conferindo uma unidade às novelas do autor. A personagem foi vivida por diferentes atrizes nas seguintes novelas: Felicidade (Maitê Proença – 1991), História de Amor (Regina Duarte – 1995), Por Amor (Regina Duarte – 1997), Laços de Família (Vera Fischer – 2000), Mulheres Apaixonadas (Christiane Torloni – 2003), Páginas da Vida (Regina Duarte – 2006) e Viver a Vida (Taís Araújo – 2009).

Com Baila Comigo, Manoel Carlos deu início a uma série de novelas que abordaram o sacrifício que uma mãe pode fazer por um filho ou uma filha. Além disso, em todas as suas novelas posteriores, o autor deu mais peso à mulher e suas histórias de vida.

Baila Comigo foi vendida para mais de 30 países, entre eles: Bolívia, Espanha, Itália, Marrocos, Polônia. Em Portugal, foi exibida três vezes. Foi também a primeira novela brasileira apresentada na França, pelo canal TF-1.

Com informações da jornalista Cristina Padiglione.



Comentários (15) Postar Comentário

vlad comentou:

UHuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu........DEUS existe, ou Santa Clara, padroeira da Televisão !!!!!!!!!!!!!

Michelle comentou:

Esqueceram de mencionar Júlia Lemmertz como Helena na novela "Em Família", em 2014.


Televisivo respondeu:

Ela por suas vez, já se esqueceu dessa novela também! rs...



Amigo tv tudo respondeu:

Poque foi o fiasco!!!



Nero respondeu:

Independente de ser fiasco, ela foi uma Helena. E digo mais: Foi até melhor do que a Helena da Tais, a qual foi totalmente apagada pela Luciana, personagem da talentosa Alinne Moraes.


Rompendo Boatos comentou:

O Viva nem confirmou essa informação. Vamos com calma nessas manchetes sensacionalistas, OK? De Caça-cliques já basta o pessoal do Uol.
COGITADA até "Ilusões Perdidas" (1965) está! Agora se realmente será reprisada, aí são outros quinhentos!

Vicente comentou:

A melhor novela de Manoel Carlos finalmente estará de volta!
UHuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!


vlad respondeu:

SEM SOMBRA DE DUVIDA.......Laços de Familia e Por Amor ficam no chinelo ......


Televisivo comentou:

Eu era pequeno, me lembro vagamente! Um enorme sucesso, primeiro fenômeno do grande Manoel Carlos. O único problema é que eu não consigo acompanhar o estilo de narrativa de novelas tão antigas, eu espio uma coisa ou outra.
"Pai Herói" eu dormi em alguns capítulos, "Dancin"Days" eu considero superestimada, "Água Viva" era boa, mas tem umas pausas enormes entre as falas, fica parecendo filme B.
Me julguem! rs...


vlad respondeu:

Não, Televisivo, é questao de época, energia....ninguem te julga....sou daquela época e era diferente assistir novela, ms vc tem razão...hj os grandes diálogos de quase dez minutos não funcionam mais.....Dancin days teve cenas de Fagundes no analista que eram um tédio......O bom é que AGUA VIVA durou só 159 capítulos.. PAI HEROI teve uma barriga a partir do capitulo 152 quando Andre foi julgado e inocentado.....pronto...nao tinha mais nada pra acontecer mas empurraram a novela pra 178 capitulos....Dancin Days foi feita para 150 capitulos...fez um enorme sucesso e foi para 174.....Gilberto Braga nao sabia o que fazer com a novela.....enfim......isso tambem nao tira os méritos dessas grandes produçoes... abraço



Televisivo respondeu:

Concordo são grandes obras, para os padrões da época eu me recordo, que era um dos poucos meios de entretenimento, em especial para as classes mais desfavorecidas. Lembro que em 88 "Fera Radical" foi um fenômeno, assisti inteira no Viva e foi um parto, rs. A trama era um porre, uma das mais toscas, rs. Tinha um enredo, elenco e trilha impecáveis, porém, a condução, as cenas, meu Deus era um enfado. Mas as tramas tinham o charme dos anos 80, aquele clima diferente, é gostoso relembrar. Mas o som, iluminação e o andamento das cenas, me incomodam muito hoje, eu durmo, sem querer! rs...



Paula Tejano respondeu:

Televisivo/vlad: nos poupe, se poupe. Qual a necessidade de se autoresponder nos comentários com usuários fakes? Fala sério, fica ridículo. Quem não sabe que é a mesma pessoa que comenta e responde? Quer apostar quanto que vão aparecer outros para despistar outros leitores? Cara, eu tenho pena de você.



Amigo tv tudo respondeu:

Concordo estava percebendo justamente isso.Hoje em dia não da certo de forma nenhuma e fora aqueles fatos que so deixavam para o final deixando a desejar tinha emoçao o tempo todo e quando terminava cade a emoção?Ainda bem que hoje estamos em outra epoca e estamos mais exigentes.



Televisivo respondeu:

Paula morre com os seus achismos, eu não tenho tempo de postar e fazer autoresposta! Seu idiota, frequento esse site desde 2004, tenho idade e propriedade para argumentar de maneira saudável sobre teledramaturgia. O moderador bloqueia alguns comentários e libera de um traste desse com esse Name tosco!



Juan respondeu:

Esse Televisivo/ Vlad escreve igual aquele colunista aqui do site, Jeferson Cardoso. Deve ser a mesma pessoa.


Paulo Eduardo comentou:

Eu tenho uma lembrança quase nula dessa novela, também pudera, quando essa novela se passava na Globo em 1981, eu tinha só 5 anos de idade, foi pouco tempo antes de eu completar 6 anos, e naquela época, o meu passatempo preferido era brincar, brincar e brincar, nada mais. Eu não dava a mínima bola pra assistir televisão. Só fiquei sabendo da existência dessa novela, na adolescência. Recentemente, vi algumas cenas da novela pelo Youtube e percebi que foi uma boa novela, mil vezes melhor que essas de agora. E até as músicas dessa novela eram lindas, como aquela do Gino Vanelli, chamada Living inside myself, nossa essa música eu adorava quando era criança e até hoje eu gosto dessa música. E agora, que eu soube que o VIVA vai reprisar essa novela, eu fiquei muito feliz. Com certeza, se eu tiver um tempo, com certeza irei assistir, mas vai depender do horário que a novela for exibida, não sendo no horário que eu estiver trabalhando, eu trabalho à tarde, aí fica difícil. Com certeza pra mim vai ser uma honra assistir a melhor novela, sem dúvida alguma, do talentoso Manoel Carlos.

Diego (The One and Only) comentou:

só pq eu comecei assistir os cap da exibição na Sic q tem no dailymotion, sacanagem rs


vlad respondeu:

Daylimotion só tem completa a novela AGUA VIVA......


Nero comentou:

Pelo menos o Viva dá o devido valor ao Maneco. Enquanto a Globo (Silvio de Abreu) deixa o autor na geladeira...


Televisivo respondeu:

As maiores audiência do canal foi dele. "Por Amor" e "Laços de Família" fizeram muito sucesso às 23:30. E "História de Amor" de tarde. Aposto que em 2023, eles voltam "Mulheres Apaixonadas" e promete bater recordes novamente.


vlad comentou:

Mulheres Apaixonadas flopou no VPVN.....17,8....numa época que vinham de 20 pontos as antecessoras, do proprio maneco


Televisivo respondeu:

Editaram tanto a trama na época, que só sobrou os diálogos de elevador. Por isso que eu falo, Vale a Pena Ver de Novo não é parâmetro. "Mulheres Apaixonadas" é bem movimentada, muitos dramas, texto profundo, foi um sucesso na época e merece uma reprise no Viva. Tenho certeza que lá, terá o mesmo impacto que foi na época. Até porque, dramas familiares não envelhecem!


Bernardo comentou:

Essa novela parece ser linda é uma das que mais tenho vontade de assistir. Manoel Carlos é sinônimo de sucesso, o ritmo deve ser parecido com o de Água Viva.

Veja também