O Planeta TV

Baila Comigo, de Manoel Carlos, será reprisada no Canal VIVA

Folhetim foi protagonizado por Lilian Lemmertz e Tony Ramos

por Redação, em 14/02/2018

Foto: Divulgação/TV Globo/Memória Globo

Há mais de um ano cogitada para reprise, Baila Comigo deve ser exibida a partir do segundo semestre no Canal VIVA. Escrita por Manoel Carlos, a produção, exibida em 1981, foi estrelada por Lilian Lemmertz e Tony Ramos, qu e deu vida aos gêmeos Quinzinho e João Victor.

Encontros e desencontros de gêmeos idênticos, separados  no nascimento, conduziam a história. 

Segundo informações do Memória Globo, a inspiração para a trama de Baila Comigo surgiu da notícia, publicada em jornais, de que um filho legítimo do presidente João Goulart estaria reivindicando uma parte da herança da família. Esse foi o ponto de partida para a história.

A ideia inicial do autor era chamar Fernanda Montenegro para viver o papel de Helena (Lilian Lemmertz) na novela, mas a direção preferiu escalar Lilian Lemmertz. Manoel Carlos decidiu, então, criar a personagem Sílvia para Fernanda Montenegro.

Fernanda Montenegro deixou a novela antes do término para entrar no elenco de Brilhante, de Gilberto Braga, que estrearia em seguida.

Foto: Divulgação/TV Globo/Memória Globo

Lilian Lemmertz foi a atriz que viveu pela primeira vez a Helena de Manoel Carlos. A personagem se tornou uma marca, conferindo uma unidade às novelas do autor. A personagem foi vivida por diferentes atrizes nas seguintes novelas: Felicidade (Maitê Proença – 1991), História de Amor (Regina Duarte – 1995), Por Amor (Regina Duarte – 1997), Laços de Família (Vera Fischer – 2000), Mulheres Apaixonadas (Christiane Torloni – 2003), Páginas da Vida (Regina Duarte – 2006) e Viver a Vida (Taís Araújo – 2009).

Com Baila Comigo, Manoel Carlos deu início a uma série de novelas que abordaram o sacrifício que uma mãe pode fazer por um filho ou uma filha. Além disso, em todas as suas novelas posteriores, o autor deu mais peso à mulher e suas histórias de vida.

Baila Comigo foi vendida para mais de 30 países, entre eles: Bolívia, Espanha, Itália, Marrocos, Polônia. Em Portugal, foi exibida três vezes. Foi também a primeira novela brasileira apresentada na França, pelo canal TF-1.

Com informações da jornalista Cristina Padiglione.


Deixe o seu comentário