O Planeta TV

Autores revelam detalhes de Novo Mundo, nova novela das seis

Trama vai terá passagem de tempo por volta do capítulo 17.

por Redação, em 07/03/2017

Os autores. Foto: Divulgação/Globo

Depois de trabalharem como colaboradores em sucessos como Cordel Encantado (2001) e Avenida Brasil (2012), Thereza Falcão e Alessandro Marson estão a duas semanas da estreia da primeira novela desenvolvida por eles: Novo Mundo.

Em entrevista a Nilson Xavier (UOL), a dupla revelou detalhes da trama, como, por exemplo, qual será a influência de filmes de aventura - antigos e contemporâneos. "O filmes de piratas vêm unindo gerações, porque tem a memória de nossa avó, nossa mãe, dos anos 1940 e 1950, e tem os garotos de hoje que veem os filmes com Johnny Depp. Tínhamos essa ideia de juntar gerações", explicou Thereza. "Resolvemos muita coisa com luta de espadas, gente atravessando salão pendurada em lustre. Não há referências diretas a um filme, mas a um estilo. Uma aventura romântica, é o que define a novela", disse Marson.

A dupla ressaltou que o humor estará bastante presente em Novo Mundo, mas não o tempo inteiro, permitindo que os fatos históricos do período sejam retratados com fidelidade às datas e direito à licença poética, culminando com Dom Pedro (Caio Castro) proclamado Imperador. "Precisávamos de uma história com final. Além do mais, logo depois os imperadores morrem. Eles morrem muito jovens", justificou Marson. 

Questionado sobre a razão de Joaquim (Chay Suede) ser o protagonista, com importância maior que o personagem de Caio, Marson explicou: "Quisemos contar a história de um herói, de alguém que sacrifica a sua felicidade pessoal em nome de uma felicidade coletiva. Joaquim vira esse herói quando chega ao Brasil". 

Chay Suede e Isabelle Drummond. Foto: Divulgação/Globo

O heroísmo do protagonista será mostrado no envolvimento dele com a questão indígena: "Esse cara irresponsável do começo vira um grande herói, uma pessoa que se sacrifica, que deixa de encontrar a Anna (Isabelle Drummond) para resolver a situação dos índios. (…) Ele sacrifica a felicidade dele em nome de um coletivo. E isso faz com que ele fique ainda mais interessante para a Anna. Quando ele se aproxima de D. Pedro, se transforma num grande articulador e defensor da Independência. A gente quer contar a história de pessoas que queriam que esse país desse certo".

Thereza falou sobre a polêmica Marquesa de Santos, papel vivido por Agatha Moreira: "Historicamente, todas as versões são contra Domitila. De vez em quando se lê algo mais suave sobre ela. Não que fosse uma santa, longe disso! Na verdade, ela é quem se dá bem nessa história toda (...) Quisemos entender melhor essa Domitila, como produto de seu meio. (…) Ela casou aos 15 anos com um homem violento que quase a matou com uma faca, grávida. Procuramos também não defender Domitila, mas falar um pouco dessa humanidade dela".

A autora revelou, ainda, que a novela vai passar por uma passagem de tempo: "Por volta do capítulo 17, a vida de todos os personagens já mudou de uma forma muito forte".

Novo Mundo, com direção de Vinícius Coimbra, estreia dia 22, uma quarta-feira.


Deixe o seu comentário