
O diretor artístico José Luiz Villamarim afirma que a novela é um “recorte da vida real”. E o conceito de trabalhar o mais próximo da realidade possível foi o ponto de partida para as equipes de caracterização e figurino. “É uma novela contemporânea. Então, fizemos muitas pesquisas fotografando pessoas nas ruas, principalmente em São Cristóvão, que serve de inspiração para o bairro fictício da trama”, explica a figurinista Marie Salles.
A novela apresenta três mães que se aproximam no amor que sentem pelos filhos, mas que vivem realidades muito distintas. E a diferença fica muito clara também nos figurinos. “A Lurdes (Regina Casé) é prática e não usa salto alto, também não sai de tênis. É uma mulher que precisa usar roupas confortáveis, mas não tem uma calça jeans em seu guarda-roupa, por exemplo”, adianta Marie.
Já Vitória (Taís Araujo) é uma advogada sofisticada que precisa estar bem vestida para reuniões com os clientes. “Ela está sempre bem arrumada e é minimalista. Suas roupas e acessórios são de qualidade e percebe-se um investimento nisso, mas estar com o último grito da moda não é uma prioridade para ela”, explica a figurinista, que complementa sobre o figurino de Thelma (Adriana Esteves): “O guarda-roupa de Thelma é parado no tempo assim como ela”.

Para Gilvete Santos, que assina a caracterização da novela, foi emocionante pensar no visual da personagem Lurdes. “Ela é uma mulher nordestina, assim como eu. É uma mãe coragem e guerreira e isso imediatamente me fez lembrar das mulheres da minha família”, conta. “A Lurdes é prática e não tem vaidade alguma. Então, o meu trabalho é fazer parecer que ela está absolutamente sem maquiagem. O cabelo dela é comprido e ela sempre carrega um prendedor para usar caso precise”, conta a caracterizadora.
No lado oposto de Lurdes, temos Lídia (Malu Galli). Uma mulher rica e refinada que pode contratar uma maquiadora particular. “Ela é aquela mulher que não faz nada sem estar maquiada ou com o corte da moda”. Gilvete também comenta algumas mudanças de visual que foram feitas para a novela, sempre focando na verdade de cada personagem. “Fizemos um corte radical na Erica Januza. A Marina é uma mulher que se desdobra trabalhando como garçonete e treina muito para ser campeã de tênis. Nada melhor do que ela ter o cabelo bem curtinho”, finaliza a caracterizadora.
"Amor de Mãe" é uma novela criada e escrita por Manuela Dias e tem direção artística de José Luiz Villamarim. A estreia será no dia 25 de novembro.
Comentários (11) Postar Comentário
Sedento por esse novelão realista.
Uma novela bem diferentona: sem casal romântico central; sem vilões; e sem núcleo cômico. Das protagonistas, a único com par romântico é a Taís Araújo. Novela toda trabalhada no formato de série.
Meu Deus... Essa novela é diferente de tudo. Bem que a Casé falou no Bial que é uma proposta diferente. Talvez seja o nascimento de um novo jeito de fazer novela; se o público comprar, claro.
Creio que o público, carente de boas tramas no horário nobre, irá embarcar na história dessa, que remete muito ao estilo de "mulheres apaixonadas", com mais de uma protagonista e mais próxima da realidade. Espero que a direção volte a usar instrumentais bem inspirados, como os das melhores tramas de Manoel Carlos com direção do Ricardo Waddington.
Rapaz,todas as ultimas tentativas de se fazer algo diferente deram errado. não sei se o publico que dá audiência a dona do pedaço vai gostar disso.
Essa novela nada mais é do que um embrulho bonito só que sem conteúdo
Tem jeitão de supersérie.
Eu não acredito que li que parece novela de Manoel Carlos e princialmente que é igual "Mulheres Apaixonadas". Eu como maior fã de "Mulheres Apaixonadas" do mundo não sei se acho graça, se choro, se ignoro porque é muita falta de noção mesmo.
Não estou gostando das chamadas, a história parece muito melodràmatica,acredito que o público brasileiro,na conjuntura atual do país prefira uma obra que o drama seja mais equilibrado.
Vem aí a novela do milênio, amores!!! O pódio de Avenida Brasil está com os dias contados. Manu não está pra brincadeira com esta trama sobre mães. Quero ver todos vocês torrarem a língua e se renderem a melhor novela de todos os tempos. Vem, Manu, já se consagrar com um fenômeno de primeira. Amo! Vem 50 pontos! Vem aclamação! Vem Emmy!!!