Por: Todos podem até estar torcendo para que Maria e Marcelo terminem a novela Caminhos do Coração, da Record, juntos e felizes. No entanto, não será dessa vez que os pombinhos vão acabar a trama unidos. Depois do julgamento de Maria para saber quem foi o m
Novela de: Tiago Santiago
Direção geral: Alexandre Avancini
Todos podem até estar torcendo para que Maria e Marcelo terminem a novela Caminhos do Coração, da Record, juntos e felizes. No entanto, não será dessa vez que os pombinhos vão acabar a trama unidos.
Depois do julgamento de Maria para saber quem foi o mandante dos assassinatos, a loira chegará a ver seu amado, mas por causa de um ataque de lobisomens, ela acabará perdendo Marcelo de vista e não conseguirá encontrar com ele. Tudo porque o autor do folhetim, Tiago Santiago, preferiu fazer com que a reconciliação do casal acontecesse apenas no próximo folhetim da emissora, Os Mutantes Caminhos do Coração.
Aliás, César – personagem de Cássio Scarpin na novela – voltará no último capítulo para revelar quem é o tal mandante dos assassinatos. Isso acontecerá através de um holograma que mostrará a revelação.
Outro ponto que unirá Caminhos do Coração a novela Os Mutantes estará relacionado à personagem Janete. Ela terá uma premonição que baseará a próxima trama.
No final de "Caminhos do Coração", no último capítulo, será revelado o mistério do seqüestro de Maria, quem é o (a) mandante, o (a) responsável pelos crimes da Progênese.
Dois terços do elenco - aproximadamente 40 atores da fase atual - continuarão em "Caminhos do Coração - Os Mutantes".
Haverá aproximadamente 20 novos atores e atrizes, contratados para a nova fase.
Marcelo e Maria continuam na nova fase, ao lado de novos heróis e vilões.
Em "Caminhos do Coração - Os Mutantes", as mutações perigosas continuam a se espalhar pela sociedade, transformando homens e mulheres em feras, vampiros, lobisomens, serpentes, que atacam nas ruas de São Paulo, disseminando o mal, como uma epidemia.
Maria e Marcelo reúnem a Liga do Bem na mansão, onde passam a proteger os mutantes do bem. Juntos eles agem para tentar deter as feras.
O DEPECOM - Departamento de Pesquisa e Controle de Mutantes - é reestruturado com enorme verba. Ganha sala com vários computadores, agentes instruídos para deter os mutantes perigosos.
O DEPECOM está dividido em duas alas: a do bem e a do mal.
A ala do bem é representada por MARCELO, BETO, MIGUEL (ainda não escalado - vide segunda trama central) e a jovem policial ALINE (ainda não escalada - vide primeira trama central)
A ala do mal é representada por FREDO e seus AGENTES (participações - a definir), que querem simplesmente exterminar todos os mutantes, inclusive os do bem, os pacíficos.
A ala do bem quer separar o joio do trigo. Quer prender os violentos, deixá-los nas celas, e cuidar dos outros, dos pacíficos.
A população, apavorada, passa a perseguir todos os mutantes, inclusive os do bem.
A história girará em torno de três novas tramas centrais:
VALENTE sofre atentado do novo vilão - o policial FREDO e seus AGENTES. Escapa do atentado, mas perde a memória. VALENTE acorda e não se lembra absolutamente nada de seu passado. Do seu passado, ele só tem uma carteira, com alguns papéis, cartões e documentos. Ele será salvo pela doutora GABRIELA, jovem médica. Enquanto ele tenta desvendar o mistério do seu passado, é sempre perseguido por FREDO e seus AGENTES. Sabemos que FREDO deseja desesperadamente matar VALENTE, para impedir este passado de vir à tona.
Quem é na verdade VALENTE? Qual é o mistério do seu passado? Este é o novo mistério estrutural da nova fase de "Caminhos do Coração - Os Mutantes".
Entre duas mulheres, uma que o perseguirá - a policial ALINE -, mas depois terminará por ajudá-lo, e outra que o esconderá (GABRIELA), duas amigas, o coração de VALENTE terá que escolher.
A perseguição a VALENTE e GABRIELA gerará cenas de muita adrenalina e fortes emoções.
E a revelação do mistério do seu passado trará grandes surpresas para a audiência.
MIGUEL é um jovem policial de 30 anos, que entrou para o DEPECOM.
Ele investiga em profundidade a Liga Bandida, que se organizou em São Paulo, congregando mutantes feras, vampiros, lobisomens, serpentes e outros perigosos.
A Liga Bandida é liderada por JULI, a nova DOUTORA JÚLIA.
Para escapar da cadeia, condenada por seus crimes, DOUTORA JÚLIA usa o pouco que conseguiu produzir de soro da juventude e torna-se trinta anos mais jovem.
Apesar de se tratar do mesmo personagem, como terá rejuvenescido trinta anos, de modo fantástico, JULI será vivida por outra atriz.
MIGUEL lutará ao lado de BETO e MARCELO para destruir a Liga Bandida.
Porém, MIGUEL se apaixonará por NATI, jovem vampira do bem.
Por ser vampira, NATI será perseguida por MIGUEL, que se apaixona por ela.
NATI se encontra com VLADO, que também se apaixona por ela, e quer levá-la para a Liga Bandida, mas a índole de NATI é boa, e ela reluta em se entregar ao mal.
Seu coração bate na verdade por MIGUEL.
NATI se sente totalmente sem lugar no mundo. Não se identifica com a Liga Bandida. É perseguida por ser vampira. E eventualmente será rejeitada pelos mutantes do bem, os quais têm medo de todos os vampiros.
JANETE ampliará seus poderes e enxergará o futuro distante. Ela faz uma profecia: a sobrevivência da espécie humana vai depender da sobrevivência dos filhos de LEONOR (o menino de luz) e BIANCA (o menino da supercomunicação).
Aquelas crianças terão que ser protegidas ou toda a humanidade será dominada pelos mutantes ferozes.
BIANCA e LEONOR são resgatadas da Ilha com seus bebês e se juntam à Liga do Bem.
JULI consegue descobrir isso, e junto com todo o pessoal da Liga Bandida, ataca os bebês e suas mães, que passam a ser protegidos pela Liga do Bem.
Bianca Rinaldi - Maria Mayer / Samira
Leonardo Vieira - Marcelo Montenegro
Babi Xavier - Juli
Marcos Pitombo - Valente
Carolina Holanda - Gabriela
Petrônio Gontijo - Fredo
Tuca Andrada - Eric Fusily
Gabriel Braga Nunes - Sigismundo Taveira
Milena Ferrari - Aline
Felipe Folgosi - Roberto Montenegro (Beto)
Miriam Freeland - Marta
Jonathan Haagensen - Miguel
Maytê Piragibe - Natália (Nati)
Angelina Muniz - Cassandra Martinelli
Liliana Castro - Janete Martinelli
Jean Fercondini - Lucas Martinelli
Patrycia Travassos - Irma Mayer
André de Biase - Aristóteles Mayer
Paulo Nigro - Antônio Mayer (Toni)
Cláudio Heinrich - Danilo Mayer
Fernanda Nobre - Lúcia Rocha Mayer
Giselle Policarpo - Cléo Mayer
Rafaela Mandelli - Regina Mayer
Nill Marcondes - Breno
Thiago Gagliasso - Gaspar
Patrícia Werneck - Manuela (Manu)
Jéssica Golcci - Alice Bandinski
Flávia Monteiro - Viviane Menezes (Vivi)
Andréa Avancini - Érica Figueiredo
Eduardo Lago - Luís Guilherme Batista (Guiga)
Thaís Fersoza - Célia
Lígia Fagundes - Leonor Ferreira
Nanda Ziegler - Bianca Fischer
Raquel Nunes - Keila Nunes
Lana Rodes - Esmeralda Medeiros
André Segatti - Ernesto Medeiros
Taumaturgo Ferreira - Tarcísio Batista
Pedro Nercessian - Tarso de Albuquerque Andrade
Cláudia Alencar - Sandra Gisa de Albuquerque Andrade
Raul Gazolla - João Ricardo Borba Gato de Albuquerque Andrade
Théo Becker - Fernando
Natália Guimarães - Ariadne
Julianne Trevisol - Gór
Daniel Aguiar - Vlado
Rocco Pitanga - Armando Carvalho
Antônio Pitanga - Newton Carvalho
Marina Miranda - Marisa Gama
Helena Xavier - Simone dos Santos
André Mattos - Paulo Pachola
José Dumont - Teófilo Magalhães
Fernando Pavão - Noé Machado
Patrícia de Jesus - Perpétua Salvador
Sacha Bali - Metamorfo
Karen Junqueira - Fúria
Suyane Moreira - Iara
Allan Lima - Meduso
Maurício Ribeiro - Cristiano (Cris)
Helder Agostini - Demétrio
Louise D'Tuani - Ísis
Rômulo Estrela - Draco
Rômulo Arantes Neto - Telê
Diego Christo - Hélio
Paloma Bernardi - Luna
Java Mayam - Joca
Crianças
Letícia Medina - Tatiana Duarte Montenegro
Juliana Xavier - Ágatha Magalhães
Sérgio Malheiros - Aquiles Magalhães
Pedro Malta - Eugênio Menezes Figueiredo
Júlia Maggessi - Ângela Menezes Figueiredo
Shaila Arsene - Clara Menezes Figueiredo
Cássio Ramos - Valfredo Pachola (Vavá)
CHAMADA DE ELENCO
Efeitos especiais, personagens novos, muita fantasia e imaginação. Com essas promessas - e números do Ibope que mostram a evolução da audiência da emissora - a novela "Os mutantes - caminhos do coração", da Record, foi apresentada nesta terça. A trama dos seres alterados geneticamente e cheios de poderes - usados para o bem ou para o mal - ganha ainda mais destaque na continuação da história, que, ao mudar de horário, passa a competir diretamente com "A favorita", a nova novela das 21h, da Globo.
- Estamos apostando nessa concorrência e queremos ganhar. A nova fase chega com mais investimento, em todos os sentidos. Elenco, equipamentos e equipe. A novela muda de horário para competir, diretamente, com a "A favorita" - disse o diretor-geral, Alexandre Avancini.
Avancini explicou também o que muda na história:
- Várias histórias terminam no último capítulo, que será exibido na segunda, dia 2 de junho, já no novo horário, às 20h40m. A trama principal passa a girar em torno de Valente (Marcos Pitombo), que vai guardar segredos sobre o arquivo Ômega. Ele vai sofrer um atentado logo nos primeiros capítulos e vai perder a memória - contou ele.
Na nova trama, Babi Xavier interpreta Juli, versão rejuvenescida da Dr. Júlia, vivida por Íttala Nandia na primeira fase da história. O autor da novela, Tiago Santiago, também falou sobre as novidades da continuação.
- Teremos os bebês de luz e da supercomunicação, filhos de Leonor (Lígia Fagundes) e Bianca (Nanda Ziegler), que deverão ser protegidos para salvar a humanidade do domínio dos mutantes do mal. Vamos manter os efeitos especiais e viremos com mais cenas de ação e muito humor. É o que vem agradando o nosso público - disse.
Entre os novos personagens, está o caçador de mutantes Fredo, vivido por Petrônio Gontijo.
- Ele é um vilão clássico, que quer matar todos os mutantes, bons ou maus. Tem uma carga dramática forte na história, é um personagem completo - comentou.
Em Os Mutantes - Caminhos do Coração, Bianca Rinaldi vai realizar um velho desejo: dar vida à uma vilã. "Não esperava que fosse acontecer agora. Além disso, é uma vilã diferente, pois ela é mutante e tem uma irmã gêmea".
As gêmeas darão trabalho dobrado à atriz, que interpretará Maria e Samira. Maria, personagem de Bianca na atual fase da novela, continuará sendo a mutante boazinha que procura ajudar os amigos. Já Samira será malvada e selvagem.
A atriz adorou o convite do autor da trama para continuar na nova fase da novela. "Quando o Tiago Santiago me explicou o que aconteceria com minha personagem eu falei na hora: que história genial, vamos fazer!", conta.
A nova grande vilã será uma das mutantes mais poderosas da trama, com a habilidade de absorver os poderes de outros mutantes. Sem noções de civilidade, a personagem cresceu confinada em uma jaula do laboratório da doutora Júlia - personagem de Ítala Nandi - escondido na ilha dos mutantes.
Logo no começo da história, as duas irmãs entrarão em conflito. "Essas novidades todas estão me motivando. Não vou ficar quase dois anos fazendo a mesma coisa. Muitas novidades vão surgir no decorrer da trama", garante.
A doutora Júlia, por sua vez, também vai sofrer mudanças. Em Mutantes, ela vai beber uma poção de rejuvenescimento e passará a ser interpretada por Babi Xavier.
Bianca Rinaldi não teve grandes dificuldades na composição de suas mutantes. Praticante de ginástica olímpica desde os quatro anos de idade, ela sempre esteve em forma. "Tenho flexibilidade e facilidade para cenas de ação", gaba-se.
Já o visual precisou ser reformulado. Maria deve manter a mesma aparência. No entanto, para viver Samira, Bianca usará uma peruca de fios naturais de tom mais escuro que o seu, para que o público possa distinguir as duas irmãs.
Samira será uma mulher sensual, o que, segundo a atriz, também deve fazer a diferença no figurino. Bianca diz que se esforçará para deixar claro as diferenças entre Maria e Samira. "Estou atenta no que vou fazer e como vou fazer. Vou gravar cenas da Maria e da Samira no mesmo dia. Não posso confundir as personagens", diz.
Desde que a novela estreou, a atriz percebe uma reação positiva por parte do público que a aborda nas ruas. "As pessoas têm vontade de ver o poder da Maria. Crianças e adultos gostam. Acho que isso acontece porque a Maria é o exemplo do que é a mulher hoje em dia: delicada, mas forte", pondera.
Bianca, que dá vida à personagem Maria há quase um ano, parece não se preocupar com a correria de emendar um trabalho no outro. "Não estou cansada. Todo mundo bate muito nesta tecla. É claro que fazer duas novelas seguidas é complicado, mas não me sinto cansada o suficiente para não trabalhar", afirma a atriz, que se diz ansiosa pela estréia da novela.
"Vou ter a oportunidade de mostrar o que as pessoas ainda não viram", promete.