O Planeta TV

TV Animal e Passa ou Repassa – dois programas de sucesso

Por: Jonathan Pereira E-mail para contato: [email protected]

TV Animal e Passa ou Repassa – dois programas de sucesso

Dois programas marcaram as tardes do SBT nos anos 80: "Passa ou Repassa" e "TV Animal". A dobradinha dava certo e prendia a atenção do telespectador que buscava um pouco de diversão.

O TV Animal, apresentado por Gugu, surgiu em 1988, trazia reportagens e curiosidades sobre bichos e algumas brincadeiras. O cenário tinha figuras de árvores e vários animais e um enorme auditório - característica das atrações do SBT – que recebia atrações musicais.


O programa era educativo, pois as perguntas ensinavam sobre os animais (o que comiam, seus hábitos etc). Marcos Palmeira, Eduardo Moscovis, Daniela Mercury e Zezé Di Camargo e Luciano passaram pela brincadeira de adivinhar qual era o animal passando a mão nele. Em um outro quadro, os famosos mostravam seus animais de estimação.

Uma das perguntas clássicas, sempre respondida por algum artista, era:"Qual a maior parte do seu corpo, o nariz, as pernas ou aquilo?". Para decepção da maioria, a resposta era sempre a lógica: as pernas. Gugu também perguntava ao convidado se era casado, solteiro ou "enrolado", palavra que também era substituída por "tico-tico no fubá".

Já o Passa ou Repassa estreou um pouquinho antes, em 1987, com Sílvio Santos no comando. Mas Gugu assumiu no ano seguinte. A fórmula trazia dois times, geralmente formados por alunos do Ensino Fundamental e Médio. Cada um deveria responder a uma pergunta. Se não soubessem, "passavam", dobrando o valor dos pontos. Se a outra equipe preferir, podia "repassar" a pergunta, dobrando novamente seu valor. Caso ainda não tivessem a resposta, a primeira equipe optava por "pagar" uma prova. Se não cumpri-la, os pontos vão para a equipe adversária.

Apesar das várias brincadeiras, muita gente lembra do programa por causa do quadro "Torta na Cara". O slogan de Gugu era "quem sabe, responde, quem não sabe, leva torta na cara!", com a mesma animação que ele entoa o “Domingoooo.... Legal!” Dois participantes têm de apertar um botão e responder a uma pergunta. O concorrente é lambuzado com uma torta feita de chantilly. No último bloco, sempre era realizada a gincana final, com provas repletas de obstáculos.

Embora dominado por estudantes, a atração já teve outras versões, com famílias rivais, artistas e jogadores de futebol. Gugu ficou no comando até agosto de 1994. Angélica assumiu o programa e o TV Animal. No ar no final das tardes, o “Passa ou Repassa” chegava a ganhar da Globo no Ibope. Por isso, a apresentadora foi contratada em abril de 1996 e está na emissora carioca até hoje. Com a saída dela, Celso Portiolli ficou em seu lugar.

Entre as brincadeiras clássicas, estavam o hot dog (a pessoa deitava no carro de pão e era molhada por maionese, mostarda e catchup), pedalar em uma bicicleta até a luz atingir a marca com o número 5, entrar em uma roda e correr até o fim da pista, dar tiro em patos, tirar todas as bananas e colocá-las no cesto e fazer uma macarronada na cabeça do parceiro.

Os dois programas teriam fôlego nas tardes essebetanas, caso voltassem. Divertem e ensinam. Mas quem os apresentaria com o mesmo carisma de Gugu, por exemplo?





Comentários (0) Postar Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Veja também