O Planeta TV

A leveza da praia com o glamour das passarelas: Top Model

Por: Jonathan Pereira E-mail para contato: [email protected]

A leveza da praia com o glamour das passarelas: Top Model

Há 19 anos, um grande sucesso das 19 horas chegava ao fim. No dia 5 de maio de 1990, foi exibido o último capítulo da novela “Top Model”. Reveladora de talentos que tiveram uma carreira bem sucedida na TV, a trama era assinada por Antônio Calmon e Walther Negrão e teve impressionantes 64 pontos de média geral, com picos de 81. Algo inimaginável para os dias de hoje, onde a novela das 20h sua para chegar aos 40 pontos.

Apesar do título que dá a idéia de uma história só sobre o mundo da moda, “Top Model” foi bem mais além. As cenas na praia predominavam, dando um clima leve e jovem. , Malu Mader é a protagonista Duda, uma top model de sucesso, contratada para desfilar os modelos de uma confecção - momento em que conhece os irmãos Alex (Cecil Thiré) e Gaspar. Ela se apaixona por Lucas (Taumaturgo Ferreira).

O surfista quarentão Gaspar (Nuno Leal Maia, em atuação tão marcante quanto o professor Fábio de “A Gata Comeu”) tinha uma penca de filhos com nomes famosos: Elvis Presley (Marcelo Faria). Ringo Starr, (Henrique Farias), John Lennon, (Igor Roberto Lage). Jane Fonda (Carol Machado). E Olívia "Newton John" (Gabriela Duarte).

As situações em que se envolviam cativavam o público. Em uma época pré-“Malhação”, eles levantavam temas como menstruação, masturbação e gravidez na adolescência, com muito humor. Regina Duarte, Susana Vieira e Rita Lee fizeram participações especiais como mães de filhos de Gaspar.

Gaspar mora em frente à praia e cuida dos filhos que teve com mulheres diferentes. Ele é disputado por Naná (papel pelo qual Zezé Polessa ainda é lembrada) e Marisa (Maria Zilda Bethlem), mãe do filho mais novo dele.

Top Model marcou a estréia de vários atores que fariam boas carreiras na TV: Zezé Polessa, Drica Moraes, Marcelo Faria, Gabriela Duarte, Adriana Esteves, Flávia Alessandra. As três últimas foram reveladas em um concurso do “Domingão do Faustão”.

A trilha sonora também tinha músicas que fazem lembrar do clima gostoso da novela, como “Hey, Jude”, regravação de Kiko Zambianchi para canção dos Beatles, e “Oceano”, de Djavan. Muitos tiveram um cachorro chamado Maradona devido ao mascote da família de Gaspar.

Depois de Top Model os autores partiram para novelas solo. Antônio Calmon escreveu outro sucesso, “Vamp”, e Walther Negrão, “Tropicaliente”, ambas no mesmo ano, 1991.

O público gostou tanto da trama que a Globo resolveu reprisá-la apenas 8 meses depois que chegou ao fim. A estratégia deu certo: Top Model é a trama com a melhor média de audiência da história do Vale a Pena Ver de Novo: 48 pontos. E será muito bem vinda se ganhar uma nova reprise, trazendo o frescor do final dos anos 80 às tardes globais. Embora ache que o horário bom para vê-la novamente seja às 17 horas – da falecida “Sessão Aventura”.




Comentários (0) Postar Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Veja também