O Planeta TV

"Criança Esperança" dá início à fase de prestação de contas na campanha publicitária deste ano

por jeferson, em 10/07/2012


Gabriel Braga Nunes estrela o primeiro filme desta fase, no Projeto Pacificarte, na Mangueira. Foto: Divulgação TV Globo/ Raphael Dias

A próxima fase da campanha publicitária do ‘Criança Esperança’ 2012 tem como missão prestar contas das doações feitas ao programa em 2011. Para isso, três projetos que têm o apoio do programa foram escolhidos: o ‘Pacificarte’, no Rio de Janeiro; o ‘Vi a Rua’, no Maranhão; e o ‘Muay Thai Especial’, no Mato Grosso do Sul. Os artistas Gabriel Braga Nunes, Ana Furtado e Luigi Barichelli visitaram cada um deles, respectivamente, e estrelam essa fase da campanha, criada pela agência DM9 Rio em parceria com a Central Globo de Comunicação. “Em 2012, o Criança Esperança apoia 114 projetos sociais, com um investimento total de 19,2 milhões de reais, beneficiando diretamente mais de 30 mil crianças e adolescentes. Nesta etapa, queremos mostrar aos nossos telespectadores como a sua doação foi importante e está sendo bem empregada”, explica Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação.

A fase de prestação de contas conta com três filmes, de 30 segundos cada. O primeiro mostra as crianças se divertindo nas atividades do Projeto Pacificarte. É quando ouvimos a voz do ator Gabriel Braga Nunes, dizendo: “Uma chance. Um sorriso. Um futuro. A esperança ilumina mais do que você imagina. O Projeto Pacificarte é movido pelas suas doações ao Criança Esperança. E a esperança é o que nos move”. Interagindo com as crianças, o ator levanta o boneco símbolo do Criança Esperança, iluminado. Os próximos filmes, com a apresentadora Ana Furtado e com o ator Luigi Barichelli, entram no ar nas próximas semanas.

Lançado em 1986, o programa Criança Esperança estimula a sociedade a discutir sobre a situação das crianças e jovens brasileiros. Até hoje, mais de 232 milhões de reais em doações foram investidos no Brasil em mais de 5 mil projetos sociais. Tais contribuições garantiram os direitos de mais de 4 milhões de crianças e adolescentes, ajudaram a reduzir a mortalidade e o trabalho infantil, a combater a exploração sexual de meninos e meninas e a preparar jovens de baixa renda para o mercado de trabalho.

Em 2012, o Criança Esperança destinou um investimento total de 19,2 milhões de reais, sendo 10,8 milhões para 114 projetos sociais espalhados por todas as regiões do país. Os programas apoiados beneficiam mais de 30 mil crianças e adolescentes e envolvem diversas áreas no campo dos direitos de crianças e jovens: educação, saúde, cultura, esporte, inclusão digital, etc. Quinze projetos receberam um repasse de até 50 mil; 42 foram contemplados com verba entre 50 e 100 mil reais; e outros 57 projetos, com valores acima de 100 mil reais.

A distribuição do repasse de verba contemplou 24 estados do Brasil: no Nordeste, nove estados receberam 5,3 milhões de reais; os quatro estados do Sudeste foram contemplados com 2,8 milhões; 1,4 milhão foi destinado para os quatro estados do Centro Oeste; a região Sul ficou com 843 mil; e quatro estados da região Norte 516 mil reais.

Os quatro Espaços Criança Esperança receberam 6,4 milhões de reais. Localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais, os espaços são centros de atenção em tempo integral que oferecem atividades complementares à escola, como atividades esportivas, educacionais e culturais e têm à disposição teatros, centros multimídia, bibliotecas, piscinas e quadras poliesportivas. Respeitando e ouvindo a comunidade local, contribuem para promover a educação, a cultura, a inclusão e o desenvolvimento social no Brasil. São integralmente mantidos com recursos do Criança Esperança.

A Pastoral da Criança é outra grande parceira do Criança Esperança por sua abrangência, escala e efetividade. Este ano a ONG recebeu 2 milhões de reais para distribuir por seus projetos que estão espalhados em mais de 5 mil municípios.

O Criança Esperança é um programa da Rede Globo em parceria com a UNESCO. Todo o dinheiro arrecadado pelo programa é depositado diretamente na conta da UNESCO que, desde 2004, é responsável pela seleção, acompanhamento técnico e financeiro dos projetos apoiados.


Deixe o seu comentário